Defesa de Dissertação de Mestrado de KARINE PESTANA RAMOS

Título: Utilizando um Classificador de Sentimento Baseado em Léxico em Negociações de Jogos de RPG para Fazer Predições no Contexto de Recursos Naturais

Autora: KARINE PESTANA RAMOS

Orientação:
Marilton Sanchotene de Aguiar, Orientador (PPGC-UFPel)
Larissa Astrogildo de Freitas, Coorientadora (UFPel)

Banca Examinadora:
Tiago Thompsen Primo (PPGC-UFPel)
Diana Francisca Adamatti (FURG)
Data: 8 de Abril de 2021

Hora: 13:30

Local: Webconferência (solicite o link em https://forms.gle/hCx5t2jJoSSrcW6x9)

Resumo:
O gerenciamento de recursos naturais concentra-se especificamente no entendimento científico e técnico destes recursos, sua ecologia e na capacidade de suporte à vida destes recursos. Nesse contexto, a simulação aparece como um mecanismo que reproduz sistemas reais usando ferramentas de computação como apoio à previsão de consequências futuras, auxiliando na tomada de decisões. Jogos de papéis são um tipo de jogo em que os jogadores interpretam personagens criados dentro de um ambiente, que organiza as ações dos jogadores, determinando os limites do que pode ou não ser feito. No âmbito dos recursos hídricos, o RPG auxilia no processo de entendimento do problema e como cada jogador pensa/analisa/observa o mesmo sob a sua perspectiva e assim elabora as estratégias que julga pertinente ao seu papel e ao jogo como um todo. Esta dissertação está inserida no contexto de um projeto financiado pelo CAPES e ANA, onde um jogo de RPG está em desenvolvimento para a gestão participativa dos recursos hídricos. A análise de sentimentos refere-se ao uso de processamento de língua natural para identificar sistematicamente estados afetivos e informações subjetivas, a fim de criar conhecimento estruturado que possa ser utilizado por um sistema de apoio ou tomador de decisão. Constatou-se a inexistência de trabalhos que utilizam técnicas para análise de sentimentos para a adição de atributos subjetivos para predição de comportamentos em jogos, no caso para a predição dos níveis de poluição. O objetivo geral desta dissertação é a construção de modelos de predição dos níveis de poluição com o uso de atributos subjetivos, através da integração de técnicas de análise de sentimento para a classificação das transações realizadas pelos jogadores. Os modelos foram gerados utilizando-se das teorias das emoções propostas por Paul Ekman e Robert Plutchik. Através das métricas de avaliação utilizadas os modelos construídos demonstram bons resultados, permitindo que ao longo da partida do RPG, considerando os diálogos das negociações, os modelos possam predizer os níveis de poluição, visto que, as transações somente são concluídas ao fim de cada rodada.