Prêmio de melhor artigo para trabalho do GACI-UFPel

O Grupo de Arquiteturas e Circuitos Integrados (GACI) do Centro de Desenvolvimento Tecnológico (CDTEC) da UFPel recebeu mais uma distinção de melhor artigo em evento internacional, quando foi agraciado com o “ALTERA Best Paper Award” no VIII Southern Programmable Logic Conference – SPL 2012. O trabalho premiado estava concorrendo com outros 43 artigos oriundos de diversos países do mundo.

O artigo premiado tem como autores os alunos do Curso de Ciência da Computação Dieison Silveira, Gustavo Sanchez, Mateus Grellert e Vinicius Possani e o professor Luciano Agostini do CDTEC. O artigo vencedor teve o título “Memory Bandwidth Reduction in Video Coding Systems Through Context Adaptive Lossless Reference Frame Compression”.

O prêmio incluiu uma placa de prototipação DE2-115 da Altera (cerca de R$ 2.000,00 no Brasil), um kit de divulgação da Altera e um certificado. Além disso, o trabalho foi convidado para publicação de versão estendida em um periódico internacional da área.

Segundo o professor Luciano Agostini “É uma alegria enorme receber esta distinção e mostra que o trabalho que vem sendo desenvolvido no GACI está no rumo certo. Nosso artigo concorreu com trabalhos de doutorandos e mestrandos de vários países, mas mesmo sendo um trabalho desenvolvido por alunos de graduação, conquistamos o primeiro lugar. Agora temos que continuar trabalhando com afinco e seriedade para conquistar outros prêmios como este”.

Na foto estão os cinco autores do artigo premiados, o prof. César Zeferino (UNIVALI) – Coordenador de Programa do SPL 2012, o prof. Júlio Mattos (UFPel) – Coordenador Local do SPL 2012 e o Eng. Fábio Petrassen da DHW Engenharia (representante Altera no Brasil).