Início do conteúdo
    Notícias
  • PPGH- Programa de Pós-Graduação em História UFPEL- Processos seletivos 2024

    Edital nº 209/2023 – Seleção de MESTRADO 2024/1

    INSCRIÇÕES:  02 a 21 de janeiro de 2024

    O envio da documentação exigida deverá ser encaminhada para o e-mail ppghufpelmestrado2024@gmail.com

    Edital de Seleção de Mestrado – 2024/1

     

     

    INSCRIÇÕES:  10 a 24 de janeiro de 2024
  • Relembrando: Normativa sobre a justificativa de faltas: Critérios para a solicitação de 2ª chamada CLHD

    UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
    CONSELHO COORDENADOR DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO
    RESOLUÇÃO Nº 29, DE 13 DE SETEMBRO DE 2018
    Dispõe sobre o Regulamento do Ensino
    de Graduação na UFPel

    Seção II

    DA SEGUNDA CHAMADA


    Art. 151. O discente que, por impedimento legal devidamente
    comprovado, faltar a uma avaliação, poderá realizá-la em outro momento, desde que requeira por escrito ao colegiado do curso, até 3 (três) dias úteis após a realização da avaliação anterior:


    I – Caberá ao colegiado de curso deliberar sobre a solicitação do aluno,
    encaminhando-a ao Departamento ou Câmara de Ensino responsável pelo componente curricular em até 3 dias úteis, para definição de nova data para a avaliação.


    II – Para fins desse Regulamento, considera-se motivo para solicitação de
    nova data para realização de avaliação:

    a) acidentes – mediante apresentação de boletim de ocorrência policial;
    b) assalto – mediante apresentação de boletim de ocorrência policial;
    c) casamento – mediante apresentação de certidão de casamento do
    discente ocorrido em até 8 (oito) dias de antecedência da data da avaliação.
    d) saúde – mediante apresentação de atestado médico, com carimbo
    (contendo o CRM) e assinatura do médico.

    e) trabalho – apresentação de declaração de exercício de atividade
    profissional excepcional com identificação do empregador;
    f) catástrofes naturais que impeçam o deslocamento para os locais da
    avaliação;
    g) situações geradas por terceiros, como greves de transporte público,
    obstrução de vias e demais situações, condicionadas a aceitação do colegiado, alheias a vontade do discente.

    h) participação em eventos científicos, quando o discente estiver
    apresentando trabalho, mediante comprovação de participação.

     

     

    Normativa sobre a justificativa de faltas: Critérios para a solicitação de 2ª chamada CLHD

    Encaminhar um e-mail para a Coordenação do Curso historia.uab.ufpel@gmail.com

    Nome:                                                                 Polo:

    Matrícula do Aluno:

    Disciplina (salientando qual atividade ou avaliação):

    Data:

    Justificativa:

    Não esquecer de anexar um comprovante.

     

    Coordenação.

     

    Normativas 2 chamada

     

    Postagem original:

    https://wp.ufpel.edu.br/clhd/2023/09/04/normativa-sobre-a-justificativa-de-faltas-criterios-para-a-solicitacao-de-2a-chamada-clhd/

  • Formação complementar (estudos integradores) CLHD

    As atividades complementares deverão ser realizadas ao longo de todo o curso e incluem estudos e práticas independentes e presenciais e/ou à distância, inclusive disciplinas cursadas opcionalmente e que excedam a carga horária exigida para conteúdos curriculares optativos. Serão reconhecidos: monitorias, programas de iniciação à docência, programas de iniciação científica, programas de extensão, programas de tutoria, estudos complementares, cursos realizados em áreas afins, participação em eventos de caráter acadêmico-científicos-culturais (congressos, simpósios, jornadas etc.), participação em grupos de pesquisa e grupos de estudo, publicações etc., devidamente certificados. Preferencialmente, a carga horária destas atividades deverá ser distribuída entre ensino, pesquisa e extensão de forma equitativa (respeitando-se 1/3 da carga horária para cada uma delas). São atividades complementares, ainda, viagens e visitas de estudos, de forma coletiva, a sítios históricos e instituições de interesse para o ensino e a pesquisa, como museus, arquivos, centros de documentação e instituições de ensino etc. Atividades desenvolvidas e disciplinas cursadas em outras instituições, quando não computadas em outro componente curricular, também serão consideradas como atividades complementares.

    O limite de carga horária a ser creditada por cada tipo de atividade é o constante da seguinte tabela:

     

    Estudos Integradores: Atividades e Carga Horária

       
      Atividades

    Carga horária máxima

    por atividades

    Ensino Bolsas, Monitoria ou equivalente 20 horas
      Cursos de língua estrangeira 40 horas
      Disciplinas opcionais (optativas) 60 horas
      Participação voluntária em Projetos de Ensino 40 horas
      Participação em Grupos de Estudo 20 horas
      Participação como ouvinte em eventos (Seminários, Simpósios, Congressos, etc.) 60 horas
      Participação na Semana Acadêmica do Curso 60 horas
    Pesquisa    
      Participação voluntária em Projetos de Pesquisa 40 horas
      Apresentação de trabalhos, oficinas, comunicações, seminários, etc. (20 horas cada um) 20 horas
      Resumos publicados em Anais 20 horas
      Publicação de trabalho completo, individual ou em co-autoria 40 horas
      Viagens e visitas de estudos 20 horas
      Participação como ouvinte em eventos (Seminários, Simpósios, Congressos, etc.) 60 horas
    Extensão    
      Participação voluntária em Projetos de Extensão 90 horas
      Resumos publicados em Anais 20 horas
      Bolsas, Monitoria ou equivalente 20 horas
      Apresentação de trabalhos, oficinas, comunicações, seminários, etc. (20 horas cada um) 20 horas
      Participação como ouvinte em eventos (Seminários, Simpósios, Congressos, etc.) 60 horas
      Publicação de trabalho completo, individual ou em co-autoria 40 horas
         
    Representação Discente Participação no Centro Acadêmico 20 horas
      Participação no colegiado do curso 20 horas
         

    Link com mais notícias: https://wp.ufpel.edu.br/clhd/2022/12/13/formacao-complementar-estudos-integradores-2/

  • Trabalho de Conclusão de Curso: CLHD

    Trabalho de Conclusão de Curso

     

    Na medida em que se entende a formação do professor de história como a formação de um professor-historiador, torna-se relevante a exigência de um Trabalho de Conclusão de Curso como requisito para a integralização curricular do Curso de Licenciatura em História a Distância da UFPel. O Trabalho de Conclusão de Curso se caracteriza como um trabalho de iniciação científica, onde o aluno irá exercitar-se no ofício de historiador e aprimorar conhecimentos sobre um determinado tema de seu interesse, de caráter histórico ou relacionado ao ensino de História, sob orientação de um professor do quadro docente da Universidade. A formulação do TCC abrange a pesquisa para construção ou qualificação do conhecimento relativo à História ou ao seu ensino, incluído a pesquisa para a divulgação científica como, por exemplo, artigos científicos, trabalhos de revisão crítica da literatura sobre determinado tema e ou a elaboração de material didático.

    Segue:

    TCC

  • NORMATIVAS PARA REALIZAÇÃO DE ESTÁGIOS: CLHD

    Estágios

    Os estágios do Curso Licenciatura em História a Distância, sejam obrigatórios ou não- obrigatórios, são supervisionados pela Coordenação e Colegiado do curso, e estão de acordo com as DCNFP nº 02/2015, com a Lei 11788 do MEC, e com a Resolução nº 4/2009 do COCEPE/UFPel. Segundo a mesma, “Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos (…)” (art. 2º), e “visa ao aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, objetivando o desenvolvimento do educando para a vida cidadã e para o trabalho” (art. 3º).

    Segue normativa:

    UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

  • Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em História à distância – CLHD/UFPEL

    O presente Projeto Pedagógico, que acompanha a criação do Curso de Licenciatura em História na modalidade EAD (CLHD) da Universidade Federal de Pelotas, resulta de um processo de discussão e reflexão realizado por um grupo de docentes do Curso de História Presencial dessa Universidade. O documento incorpora uma série de debates recentes que envolveram a comunidade acadêmica (docentes, discentes e servidores) no âmbito da reforma do PPC do Curso de História Presencial da UFPel. Tais alterações garantiram a adequação do currículo às mudanças estabelecidas pela Resolução CNE/CP nº 2, de 1º de julho de 2015, que estabeleceu as novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores. Esta Resolução, bem como diferentes projetos e dispositivos legais direcionados à educação básica – tais como a Base Nacional Curricular Comum do Ensino Fundamental, a Reforma do Ensino Médio e a proposta da Base Nacional Curricular Comum do Ensino Médio apresentada ao Conselho Nacional de Educação – evidenciaram a necessidade de reelaboração dos currículos dos cursos de licenciatura. A Coordenação e o Colegiado do CLHD foram responsáveis pela redação dessa proposta curricular que, além de atualizada, atenta para as especificidades pedagógicas, legais e curriculares relativas à Educação a Distância. Assentado na proposta do PPC do Curso de História presencial e atento às especificidades do Ensino a Distância, o PPC do CLHD é consoante com os anseios democráticos da sociedade e compromissado com a qualificação da formação discente.

    Nosso PPC para consulta:

    PPC 07-10-2023

  • VI EVENTO DISCENTE DO PPGH UFPEL

    VI EVENTO DISCENTE DO PPGH UFPEL
    Já estamos te esperando para esse maravilhoso encontro de trocas e a oportunidade de apresentar tua pesquisa. Este evento conecta pesquisas e trabalhos de todo o país. Lembrando que os trabalhos aceitos serão publicados na Revista Discente OFÍCIOS DE CLIO. Venha conhecer um pouco mais sobre nosso Encontro clicando nos links abaixo: 👇🏾
    https://sites.google.com/view/encontrodiscenteufpel/p%C3%A1gina-inicial?fbclid=PAAaYpb1ZPiCVYPIi_nvSPa9M9fIYhNKzYOJLuJky1XrCVxl3B3OMg7DvXo-E

    Inscrição para Comunicadores:

    https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScN2tpri8TPPhRA4Z1faRyFbPH1PHODbghcZnCVTA-AeTdn5w/viewform

    Inscrição para Ouvintes :
    https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc1nnFlHAsNgiXCGx7nxHzLBpbTJtzO4ixkXRA1FufABmVOkQ/viewform

    Revista:
    https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/clio/index?fbclid=PAAaZBhyT4si9fnkNO3TLhRcFzVS7DKbBmgqRXGVmPsH9MNc03l257uqhRlnM

     

    Mais informações: https://wp.ufpel.edu.br/ppgh/2023/09/25/vi-evento-discente-do-ppgh/

  • Polo UAB de Quaraí/RS em mais uma atividade presencial

    Segunda-feira dia 25 de Setembro foi noite de aula presencial no Polo UAB de Quaraí.
    Os acadêmicos do Curso de Licenciatura em História receberam a Professora Neuza Regina das Neves Janke, que atua também como tutora responsável pelo polo, para mais uma aula presencial do Semestre.
    Momentos de muito estudo e reflexões marcaram o encontro de estudo dos alunos.