Início do conteúdo

Aula Inaugural do 7º semestre CLHD no Polo UAB Cruz Alta: Lançamento do grupo de estudos em História Local e Palestra do escritor Rossano Cavalari com o tema: “O Protagonismo de Cruz Alta na história do Rio Grande do Sul e do Brasil”.

O Grupo de Estudos de História de Cruz Alta, tendo como responsáveis Luciara Nogueira, Roger Stolz Silva, Andréia Galvão e Alessandra Jaques Pereira, acadêmicos do 7º semestre do curso de Licenciatura em História da UFPEL, orientados pela tutora Daiana Jardim Bonazza está organizando uma série de eventos, palestras e atividades sobre História local, em específico da História de Cruz Alta, cidade sede do polo em que estudam.

Dentre as diversas atividades propostas pelo grupo, tais como, pesquisas de campo, palestras, debates, passeios, entrevistas, entre outros eventos,estáa realização de oficinas e apresentações sobre várias abordagens historiográficas feitas pela turma. A ideia é buscar novas fontes, explorar também outras narrativas pertinentes ao estudo, que possam enriquecer o aprendizado, com uma análise crítica dos movimentos e relações existentes nessa identidade cultural, as influências e consequências dos fatos históricos que determinaram a formação da cidade, e os personagens que participaram da escrita dessa história.

Na sexta-feira, dia 15 de março, os alunos tiveram uma aula com o professor Edgar Gandra sobre Micro História e História Regional, muito importante para orientar e direcionar o trabalho, estudos e abordagens que já possui um cronograma definido, e se estenderá pelos próximos 2 semestres.

Embora já esteja em andamento a vários meses, oficialmente, o grupo de estudos foi lançado nesta segunda-feira, 18 de março, data em que inicia também o semestre letivo da na UFPel, em evento no polo, abrilhantado pela palestra do escritor e historiador Rossano Viero Cavalari, que apresentará o tema “O protagonismo de Cruz Alta na História do RS e do Brasil”. Foi realizado de forma presencial e transmitido pelo canal do YouTube do Polo UAB Cruz Alta. Disponível em: https://www.youtube.com/@uabpolocruzaltars.

Estes eventos, estão direcionados para os acadêmicos de licenciatura em História UFPel e professores da área, visando compartilhar conhecimento, reconhecer e valorizar os bens culturais históricos locais, e todo o conjunto que forma este patrimônio. Esperamos como resultado, uma valorização da História Local, da “Micro História”, com a perspectiva de diversos palestrantes e desta forma, avaliar, compreender, amar e valorizar ainda mais, o espaço onde vivemos, nossa histórica Cruz Alta.

 

“Quando os ventos de mudança sopram, umas pessoas levantam barreiras,

outras constroem moinhos de vento”.Erico Veríssimo.

 

Referência: NOGUEIRA, Luciara Bertotti; SILVA, Roger Stolz da, Palestras Seminário História de Cruz Alta, mar. 2024.

Confira a palestra na íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=4WuPv7E2N8s

Algumas imagens do Evento:

Rossano Viero Cavalari

Organizadores com o Palestrante Rossano: Roger Stolz Silva, Andréia Galvão, Luciara Nogueira e Alessandra Jaques Pereira

Tutora Daiana Jardim, acadêmica Bia Pereira, palestrante Rossano e Isabel O. de Mello Coordenadora do Polo UAB Cruz Alta

Palestrante Rossano e Isabel O. de Mello Coordenadora do Polo UAB Cruz Alta

Acadêmicos do Curso CLHD

Acadêmicos do Curso CLHD

Publicado em 19/03/2024, na categoria Notícias.