Exiba estes vídeos para os seus alunos e debata com eles sobre o tema, como foi realizado, como o vídeo poderia ser melhorado. isso ajuda o aluno a pensar (repensar) o tema do seu próximo vídeo.
A Questão Temática central destes vídeos são sobre debates na questão social. vários vídeos feito por estudantes de escola pública debatem a questão da sociedade. alguns usam a comédia como forma de se comunicar.
Filhos da Ucrânia
Qual o impacto da guerra na Ucrânia em seus jovens?
Igualdade – 8’20”
Resumo – Alunos comentando sobre a escravidão brasileira e a igualdade entre os diversos grupos
Debate – A relação da sociedade com a escravidão e a construção de uma sociedade plural
CLICK PARA O VÍDEO
https://www.youtube.com/watch?v=CSkQhHc8wJM
Adoção criança – 10’33”
Resumo – Um casal tem uma filha com síndrome de down e a abandona para adoção.
Debate – Debater síndrome de down e necessidades especificas.
Relações – 2’55”
Resumo – Como funcionam as várias relações entre pessoas e os cuidados que se deve ter com ela.
Debate – Relações entre pessoas; como lidar com afetos, abusivos ou não.
Um tempo para chamar de meu – 2’05”
Resumo – Um narradora fala sobre o tempo que temos e como melhor podemos aproveitar.
Debate – Tempo; Vida.
Meu Primeiro Assalto – 2’ 37’’
Resumo – Um menino sonha em ser assaltado e vai para uma praça para realizar esse sonho, porém, ao a vistar o ladrão se decepciona.
Parte Técnica – As falas do vídeo foram adaptadas de uma crônica já existente. Narrativa funcional, pois alguns trechos da crônica foram representados de modo a concordar com a realidade dos alunos que fizeram o vídeo.
Debate – Assaltos e como utilizar humor através das contradições (o menino sonhava em ser assaltado e isso torna o vídeo engraçado).
4°lugar no projeto estruturante “PROVE” do colégio modelo Luis Eduardo Magalhães /Juazeiro-Bahia!
Cicatrizes – 11:45
Resumo : Maria Helena é uma garota comum, até que tudo em sua vida vira de ponta cabeça. Será que uma escolha será capaz de mudar a sua vida?
Debate : Os tramas da adolescência
Amores Impossíveis – 7’ 51’’
Resumo – O vídeo conta duas histórias distintas de amores impossíveis que passam por dificuldades
até se reencontrarem.
Parte Técnica – A narrativa funcionou. A princípio nada a declarar.
Debate – Diversidade; Relacionamentos.
Relações – 2’ 55’’
Resumo – Como as relações estão organizadas em nossa sociedade e qual o valor que damos a elas no nosso dia a dia. A importância
social de ter o outro ao lado.
Parte Técnica – Vídeo apresenta de forma simples uma narrativa que ajuda o público a entender o que está sendo narrado. O uso das máscaras e o fundo preto são alternativas que contribuem com a narrativa do vídeo .
Debate – Relações Sociais; Amor Próprio.