Faroeste Bagual 13m
Produção visual dos educandos e educandas da Escola Estadual de Ensino Médio Jardim América no ano de 2018. Este vídeo, traz um olhar pedagógico a partir do trabalho realizado pela professora Angela Corrêa Papaiani, na disciplina de Português e Artes, onde o estímulo a organização e produção coletiva articulada com os conteúdos das disciplinas revelam o que buscamos em nosso fazer pedagógico que é o ato da autonomia do educando e da educanda.
Se a Gente Soubesse – As desilusões do amor
PDL
Você viveria 100% no mundo Virtual? No P.D.L. isso é possível.
Um dia quase Perfeito – 11:24
Realizado pelos alunos da Escola Municipal Narcisa Amália, o filme conta a história de três amigas que resolvem matar aula, mas as coisas não saem como o esperado. Roteiro: Lady Fernanda e Victória Oliveira Direção: Lady Fernanda
Os Matutos – 7’46”
Resumo – Três primos gaúchos tem a tarefa de enterrar sua avó.
Debate – Família.
O carteiro chegou Centenário – 11’31”
Resumo – Adaptação do livro o carteiro chegou uma fabula sobre o dia a dia do carteiro e das historias encantadas.
Debate – Como seria as fadas e princesas no nosso mundo contemporâneo.
CLICK PARA O VÍDEO
https://www.youtube.com/watch?v=JmE2it7ybi0
Acabou, mas é o início de um novo eu – 8’43”
Resumo – Cientista tenta recuperar memória de pessoas após o falecimento.
Debate – Vida e morte; Ciência.
Amor além das águas – 13’09”
Resumo – Até onde o amor pode ir ? Além das profundezas?
Debate – A relação de feminicídio e independência feminina.
Era uma vez – 5’16”
Resumo – Fábulas e contos de fadas se alternam na aventura sobre amizade e amor.
Debate – A relação de amizade e traição entre os seres humanos.
Fritar ou matar? – 17’25”
Resumo – 4 amiga enroladas se envolvem em um crime,mas nem tudo está perdido.
Debate – O curta brinca de forma cômica com assuntos policiais e de investigação. O professor pode trabalhar a questão de vida e morte.
CLICK PARA O VÍDEO
https://www.youtube.com/watch?v=AOTL_lC20Vk
As cartas de Aurélia – 13’20”
Resumo – As cartas de Aurélia apresenta o drama vivido por Aurélia e Eduardo, dois adolescentes que, de uma hora para outra passam a viver sós após o desaparecimento de sua mãe. A trama apresenta a figura de um mascarado que se comunica com a personagem central através de simbologia, levando-a acreditar que ele poderia dar alguma pista sobre o paradeiro de sua mãe. O curta foi inspirado em uma história real.
Debate – Companheirismo; Debater formas de contar histórias reais.
Cindy e o colar azul – 10’37”
Resumo – Cindy vive um conto de fada como a da bela adormecida, mas será que ela vai conseguir?
Debate – O que é um conto de fada moderno dentro da realidade das redes sociais.
Contando as horas – 10’50”
Resumo – Devido uma doença rara uma mulher tem pouco tempo de vida e esta prestes a se casar.
Debate – Relação entre vida e morte, amor e paixão.
A colonização: nossa história oficial – 19’36”
Resumo – Um rapaz, em sua rotina diária, vai contando a história de seus antigos familiares colonizadores.
Debate – História da colonização.
A aposta – 14’46”
Resumo – Dois gaúchos fazem uma aposta para provar se uma história de fantasmas é verdadeira.
Debate – Enfrentar os medos; Amizade.
A força do destino – 10’35”
Resumo – Uma menina mora com uma família humilde e tenta mudar de vida.
Debate – Correr atrás dos seus sonhos; Adoção.
O Machado não morreu – 17’28”
Resumo – Machado de Assis não morreu! Ele narra este vídeo mostrando os personagens de suas histórias.
Debate – Conhecimento literário das obras de Machado de Assis.
Viagem no tempo – 5’43”
Resumo – Um garoto e seu amigo cientista constroem uma máquina do tempo em uma bicicleta. O garoto vai parar na guerra dos farrapos.
Debate – Visão histórica do Rio Grande do Sul sobre outro ponto de vista.
O barco das crianças – 13’08”
Resumo – Um senhor sentado a beira da praia conta para um rapaz a história do barco das crianças.
Debate – Visão histórica de acontecimentos que envolvem o barco das crianças.
Hoje o tempo voa – 7’16”
Resumo – Um grupo de amigos resolve criar uma máquina do tempo para conhecer o passado.
Debate – Visão histórica de alguns lugares do Sul.
Faroeste Bagual – 13’ 30’’
Resumo – Traições, roubos e perseguições em uma cidade gaúcha imitando o clima de velho oeste.
Parte Técnica – Apesar de ser longo, com o humor o vídeo cativa o espectador até o fim.
Debate – Humor; Vocabulários.
O Que Tem lá Fora? – 5’ 09’’
Resumo – Alunos de uma escola começam a se distrair com o lado de fora da escola. Sem saber o que há lá, levantando dúvidas.
Parte Técnica – Produzido em preto e branco para enfatizar o momento de reexão dos alunos sobre o lado de fora.
Debate – Bolha social.
O Filme – 4’ 26’’
Resumo – Dois amigos discutem como os filmes e a vida são parecidas em questões sociais e emocionais.
Parte Técnica – Vídeo com narrativa simples e roteiro com problemas como a duração das cenas.
Debate – Realidade; Amizade; Conflitos emocionais.
Releitura – 3’ 13’’
Resumo – Releitura de alguns quadros na visão dos alunos.
Parte Técnica – Narrativa funcionou e a música de fundo ajuda o público a compreender a história que está sendo apresentada.
Debate – Arte; Representações.
Herança de Uma Paixão – 9’ 18’’
Resumo – Uma menina rica se apaixona por garoto pobre. O pai não aprovaria essa relação e a mãe esconde a menina.
Parte Técnica – A narrativa funcionou. A princípio nada a declarar.
Debate – Vocabulários; Relacionamentos.
A Valquiria – 14’55”
Resumo – Hilda é uma debutante perturbada por estranhos desmaios. Ela busca respostas no seu passado, representado por uma estranha mulher usando guarda-chuvas.
Parte Técnica – O filme retrata o Brasil na década de 50 na copa do mundo daquele ano. Tem uma boa adaptação de contexto histórico misturando o mistério de forma interessante e explorando conceitos que envolvem o preconceito naquela época deixando claro que, apesar do período, é um tema atual.
Debate – História; Preconceito; Saúde mental.