Sobre o Cineclube Estudantil

O que é um Cineclube Estudantil?

O Cineclube Estudantil é um espaço de apresentação de vídeos produzidos pelos alunos durante o ano letivo. Esse espaço, além de servir como mostra dos vídeos, serve também para debater as produções dos alunos, tendo como foco análise técnica, artística e temática do vídeo. Questões como: produção, dificuldades na realização do vídeo e a mensagem subliminar que o vídeo pode passar de forma direta ou indireta. A ideia foi concebida pensando em alunos do 6º e 9º ano. Também recomendamos que o espaço esteja aberto para discussão de alunos e professores, porém não podemos esquecer que os vídeos são trabalhos dos alunos, portanto, eles que devem ser o foco do debate. O debate sobre os vídeos trabalhamos os temas transversais e o currículo oculto.

 Por que o debate?

Os vídeos produzidos pelos alunos trazem, em sua maioria, temas sociais e importantes de nossa atualidade, além de nos apresentar o seu cotidiano, a comunidade escolar e o seu ponto de vista sobre o mundo. Sendo assim, o debate serve para estimular o protagonismo dos alunos, dando voz aos estudantes. Dentre os temas sociais discutidos com recorrência nas produções dos alunos estão o bullying, a gravidez na adolescência, o racismo, a homofobia, a xenofobia, entre outros. Esse são temas de interesse dos alunos que, quando discutidos em grupo, fazem com que eles conheçam a realidade uns dos outros, o motivo que os levou a optar pelo tema, promovendo a empatia e o trabalho colaborativo.

 

Objetivos do Cineclube Estudantil:

-Estimular a produção do audiovisual nas escolas;

-Divulgar a produção estudantil;

-Conhecer o cotidiano dos alunos;

– Instigar o debate

E você professor, como proceder?

Presente em todo o processo de produção do vídeo estudantil, você, professor, é também importante na condução do debate no Cineclube estudantil. Nessa etapa, você vai ajudar os alunos a guiarem-se pelos temas propostos nos vídeos, moderando e estimulando os debates. Porém, preste muito atenção!

Alguns vídeos podem tratar de temáticas muito delicadas, servindo de gatilho para algum tipo de  problema pessoal que o aluno esteja passando ou pelo qual já passou. Assim, é de suma importância que você, professor, conheça a sua turma e que assista aos vídeos selecionados para sua turma antes da exibição no Cineclube.

 

Sobre os curtas exibidos:

A equipe do projeto Produção de Vídeo Estudantil preparou um pacote de curtas produzidos por estudantes. Estes curtas terão uma temática em comum e virão com um documento de texto explicando o tema, como abordá-lo, aspectos de sua cinematografia que podem ser interessantes, dados técnicos e créditos. Acesse as abas TEMÁTICAS 1 e TEMÁTICAS 2 e selecione o tema de seu interesse para ver os vídeos.

 

Exemplo:

Vamos utilizar como exemplo o curta “Meu primeiro assalto”.

Esse vídeo foi produzido pelos alunos da escola municipal Barão do Rio Branco.na cidade de São Leopoldo no Estado do Rio Grande do Sul.  O curta conta a história de um garoto que nunca foi assaltado, mas tem o sonho de ter a sua primeira oportunidade. Quando tem sua chance, ele descobre que quem o assalta é uma mulher branca e gaga.

Este curta e classificado como comédia e tem a temática de violência urbana. Podemos aqui elaborar discussões sobre segurança, precauções, entre outros. Além de abordar o tema da violência urbana, esse vídeo possui uma quebra de representação social ao colocar uma garota branca e gaga sendo a assaltante, aqui podemos lidar com a fuga do estereótipo e a quebra de expectativa.

Como funciona na Prática

Recomendamos o seguinte:

1º – Certifique que o vídeo que você tem vai funcionar no computador ou aparelho de exibição; analise o vídeo e o som;

2º – Avise os alunos que os vídeos vão ser exibidos na íntegra e depois então será aberto o debate;

3º – Depois de exibir os curtas, sem cortes, você, professor, pode levantar o debate, mas deixe os alunos debaterem entre si. Aponte questões técnicas e temáticas como estará na apostila, podendo re exibir um dos curtas ou a cena que levantou o debate.

4º – Caso deseje, pode reexibir o curta parando para debater em algumas cenas.

IMPORTANTE

  • Você professor é o líder da turma e conhece a mesma, então tem toda liberdade de ver qual a melhor estratégia para a turma em questão. Aqui apresentamos apenas algumas sugestões de como proceder.
  • Criamos um tutorial de como baixar os vídeos no YouTube, acesse a aba COMO BAIXAR OS VÍDEOS.
  • Como já avisamos, alguns vídeos podem possuir temáticas que desperte algum gatilho em seu aluno, então muita atenção na hora de seleciona-los.

Glossário Cinematográfico

Narrativa – como a história é contada do início ao fim, ou seja, se a forma que as imagens estão intercaladas ajuda a entender a história.

Narração – quando um aluno ou aluna narra a história, lê o texto e coloca as imagens por cima simbolizando aquele áudio.

Decupagem
– é a organização do vídeo em planos, como estes planos intercalados ajudam na narrativa.

Plano
– é o enquadramento, ou seja, é a imagem que está sendo gravada. Cada imagem gravada é um plano.