Aula inaugural do pós em Ciências Sociais traz José de Souza Martins

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e o curso de Ciências Sociais realizarão a conferência “A sociologia de Henri Lefebvre: um ponto de vista brasileiro”, com o professor José de Souza Martins. O evento será a aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e será realizado em 22 de março, quinta-feira, às 19h, no auditório do Colégio São José. A entrada é franca.

José de Souza Martins é um dos principais sociólogos brasileiros contemporâneos. Nasceu em 1938, em São Caetano, São Paulo. Filho de imigrantes pobres cursou ciências sociais na USP, onde também fez mestrado e doutorado em sociologia.
Martins é professor titular de sociologia da Faculdade de filosofia da USP. Foi professor visitante da Universidade da Flórida (EUA) e da Universidade de Lisboa. Foi o terceiro brasileiro eleito para a cátedra Simon Bolívar da Universidade de Cambridge (Inglaterra). Foi membro da Junta de Curadores do Fundo Voluntário da ONU contra as formas contemporâneas da escravidão.
Discípulo e continuador de Florestan Fernandes, Martins é autor de uma obra fundamental para as ciências sociais. Em 1993 recebeu o prêmio Jabuti de Ciências Humanas, pela sua obra Subúrbio, em 1994 com A chegada do estranho e em 2009 com A aparição do demônio na fábrica. Em 1993 também recebe o prêmio “Érico Vanucchi Mendes” do CNPq, pelo conjunto de sua obra e em 2007 o prêmio “Florestan Fernandes”, da Sociedade Brasileira de Sociologia.
Recentemente publicou “Uma arqueologia da memória social – autobiografia de um moleque de fábrica”. Nesse livro, Martins combina de forma magistral, o ofício de cronista e de sociólogo. Conta-nos com detalhes as memórias do vivido e nos explica sociologicamente as contradições da sociedade brasileira.

Publicado em 01/02/2012, na categoria Notícias.