Convite: Presença Negra no MARGS
“É com imensa satisfação que anunciamos que hoje iniciaremos o Programa Público “Presença Negra no MARGS”, que abriga o curso “Pensamento negro, estética e movimento social”, no qual contamos com suas colaborações.
Trata-se de um amplo e extenso programa institucional que propõe o debate e a reflexão sobre a presença e representatividade de artistas negros e negras no Acervo Artístico do Museu e também no sistema da arte.
A iniciativa será desenvolvida entre 2021 e 2022, trazendo a público conferências, palestras, encontros, cursos, debates, conteúdos e diversas ações com artistas, teóricos/as, pesquisadores/as, curadores/as, agentes de movimentos sociais e intelectuais do pensamento negro.
“Presença Negra no MARGS” tem coordenação da equipe do Núcleo Educativo e de Programa Público do MARGS, no âmbito do convênio institucional com o curso de Artes Visuais da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) e de uma parceria firmada com o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros, Indígenas e Africanos (NEAB), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Entre os temas, estão:
> A noção de arte afro-brasileira
> As intersecções entre relações sistêmicas da arte e raça
> Os processos de discussão decolonial em instituições culturais brasileiras
> Os mecanismos e estratégias para uma educação antirracista a partir da arte
> E o papel dos museus e das instituições na implementação de políticas e ações, sobretudo desde o sul do Brasil
Entre as ações, estão:
> Mapeamento e problematização da presença negra no Acervo Artístico do MARGS. Coordenação Izis Abreu (MARGS)
> Encontros de História, Teoria e Crítica da Arte – Ed. 4, Racialização e arte no Brasil. Coordenação Igor Simões (UERGS)
> Curso Pensamento negro, estética e movimento social. Coordenação José Rivair Macedo (UFRGS)
> Grupo de estudos sobre representatividade, miscigenação e branquitude. Coordenação Carmen Capra (UERGS)
> Exposição no primeiro semestre de 2022. Curadoria Izis Abreu (MARGS) e Igor Simões (UERGS)
***
Lançamento:
A estreia será nesta quinta-feira, 10.06.2021, às 19h, em uma live com Izis Abreu (MARGS) e Igor Simões (UERGS), que farão a apresentação do “Presença Negra no MARGS” e de suas bases conceituais.
Já no dia 17.06, também às 19h, teremos a conferência “Arte afro-brasileira: entre o visível e o oculto”, com Hélio Menezes, pesquisador e curador que vem oferecendo relevantes contribuições sobre o tema a partir de sua atuação e projetos.
Os dois eventos serão transmitidos pelo YouTube do Museu.”
Mais informações: Release MARGS – Presença Negra.docx