Oportunidade de mobilidade acadêmica virtual: Programa PILA VIRTUAL (Programa de Intercâmbio Latinoamericano)

EDITAL Nº. 09/2024

PROCESSO Nº 23110.028849/2024-81

A Coordenação de Relações Internacionais – CRInter da Universidade Federal de Pelotas, no uso de suas atribuições legais e de acordo com as resoluções do COCEPE 14/2010 e 40/2015, torna público o presente Edital para a seleção de alunos de graduação para realização de mobilidade acadêmica nas universidades abaixo elencadas no âmbito do Programa PILA VIRTUAL (Programa de Intercâmbio Latinoamericano) no semestre 2025/1.

OBJETIVO

O objetivo deste edital é estimular o intercâmbio virtual discente de alunos de graduação e pós-graduação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) instituições de educação superior estrangeiras, possibilitando um enriquecimento acadêmico e cultural do corpo estudantil de ambas as instituições.

VAGAS

As disciplinas ofertadas por meio do PILA Virtual estão disponibilizadas no seguinte link: http://pila.cin.edu.ar/?ai=marca||224000006. Selecionar a “Convocatória 2025-1”.

Cada estudante da UFPel poderá se inscrever em apenas 1 (uma) disciplina.

Um tutorial, em espanhol, de como utilizar a ferramenta de busca pode ser acessado no seguinte link: https://www.programapila.lat/wp-content/uploads/2022/07/GUIA-DEL-ESTUDIANTE-PILA-VIRTUAL-1-2023.pdf.

PROCEDIMENTO de inscrição

O prazo de inscrição decorrerá no período 25/09 a 11/10/2024 e deve ser feito via Google Forms: https://forms.gle/xrNxyXSP8qtY9CB47

São requisitos para a inscrição no Programa:

Estar regularmente matriculado em cursos de graduação ou pós-graduação na UFPel;

Ter sido aprovado em no mínimo 20% do curso;

Cumprir os requisitos específicos da disciplina (se houver);

Ter integralizado, no mínimo, todas as disciplinas do primeiro ano (para o curso de Direito); 1 (um) semestre para os cursos tecnólogos e 2 (dois) semestres letivos para os demais cursos de graduação – SITUAÇÃO A SER VERIFICADA NO MOMENTO DA INSCRIÇÃO;

Após escolher a matéria que deseja cursar (asignatura) e verificar que preenche os requisitos para cursá-la, o estudante deverá preencher o “Plano de Estudos – Mobilidade Virtual PILA” e apresentá-lo ao seu Coordenador de Curso para que seja averiguada a pertinência da disciplina escolhida na sua formação. Caso esteja de acordo com o Plano de Estudos, o Coordenador deverá assinar o documento.

O estudante deverá preencher o Formulário de Candidatura, via Google Forms, e fazer o upload dos seguintes documentos:

Atestado de Matrícula

Histórico Acadêmico;

“Plano de Estudos – Mobilidade Virtual PILA”  devidamente preenchido e assinado (exceto pelo responsável institucional pelo programa);

Demais documentos que comprovem o cumprimento dos requisitos exigidos pela disciplina escolhida na universidade de destino.

ETAPAS POSTERIORES

Após a candidatura feita pelo estudante, a CRInter analisa as informações e documentos constantes no Formulário de Candidatura.

Uma vez que a candidatura esteja em conformidade, a CRInter submeterá a candidatura à instituição estrangeira. Ressalta-se que a candidatura não garante a matrícula do estudante na disciplina. Cada disciplina possui um número limitado de vagas para a mobilidade virtual, sendo as instituições de ensino estrangeiras responsáveis por aplicar os critérios de seleção dos/das estudantes.

A CRInter comunica o estudante e o Coordenador do Curso, responsável pelo Plano de Estudos, caso a candidatura seja aceita pela universidade estrangeira, e encaminha por e-mail a respectiva Carta de Aceite.

Em caso de dúvidas, verifique o item “Dúvidas frequentes” no post de lançamento do edital. Se sua dúvida não estiver contemplada no documento, envie um e-mail para: international@ufpel.edu.br.

Publicado em 25/09/2024, na categoria Editais.