Oportunidade de mobilidade acadêmica virtual: Programa PILA VIRTUAL (Programa de Intercâmbio Latinoamericano)
EDITAL Nº. 09/2024
PROCESSO Nº 23110.028849/2024-81
A Coordenação de Relações Internacionais – CRInter da Universidade Federal de Pelotas, no uso de suas atribuições legais e de acordo com as resoluções do COCEPE 14/2010 e 40/2015, torna público o presente Edital para a seleção de alunos de graduação para realização de mobilidade acadêmica nas universidades abaixo elencadas no âmbito do Programa PILA VIRTUAL (Programa de Intercâmbio Latinoamericano) no semestre 2025/1.
OBJETIVO
O objetivo deste edital é estimular o intercâmbio virtual discente de alunos de graduação e pós-graduação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) instituições de educação superior estrangeiras, possibilitando um enriquecimento acadêmico e cultural do corpo estudantil de ambas as instituições.
VAGAS
As disciplinas ofertadas por meio do PILA Virtual estão disponibilizadas no seguinte link: http://pila.cin.edu.ar/?ai=marca||224000006. Selecionar a “Convocatória 2025-1”.
Cada estudante da UFPel poderá se inscrever em apenas 1 (uma) disciplina.
Um tutorial, em espanhol, de como utilizar a ferramenta de busca pode ser acessado no seguinte link: https://www.programapila.lat/wp-content/uploads/2022/07/GUIA-DEL-ESTUDIANTE-PILA-VIRTUAL-1-2023.pdf.
PROCEDIMENTO de inscrição
O prazo de inscrição decorrerá no período 25/09 a 11/10/2024 e deve ser feito via Google Forms: https://forms.gle/xrNxyXSP8qtY9CB47
São requisitos para a inscrição no Programa:
Estar regularmente matriculado em cursos de graduação ou pós-graduação na UFPel;
Ter sido aprovado em no mínimo 20% do curso;
Cumprir os requisitos específicos da disciplina (se houver);
Ter integralizado, no mínimo, todas as disciplinas do primeiro ano (para o curso de Direito); 1 (um) semestre para os cursos tecnólogos e 2 (dois) semestres letivos para os demais cursos de graduação – SITUAÇÃO A SER VERIFICADA NO MOMENTO DA INSCRIÇÃO;
Após escolher a matéria que deseja cursar (asignatura) e verificar que preenche os requisitos para cursá-la, o estudante deverá preencher o “Plano de Estudos – Mobilidade Virtual PILA” e apresentá-lo ao seu Coordenador de Curso para que seja averiguada a pertinência da disciplina escolhida na sua formação. Caso esteja de acordo com o Plano de Estudos, o Coordenador deverá assinar o documento.
O estudante deverá preencher o Formulário de Candidatura, via Google Forms, e fazer o upload dos seguintes documentos:
Atestado de Matrícula
Histórico Acadêmico;
“Plano de Estudos – Mobilidade Virtual PILA” devidamente preenchido e assinado (exceto pelo responsável institucional pelo programa);
Demais documentos que comprovem o cumprimento dos requisitos exigidos pela disciplina escolhida na universidade de destino.
ETAPAS POSTERIORES
Após a candidatura feita pelo estudante, a CRInter analisa as informações e documentos constantes no Formulário de Candidatura.
Uma vez que a candidatura esteja em conformidade, a CRInter submeterá a candidatura à instituição estrangeira. Ressalta-se que a candidatura não garante a matrícula do estudante na disciplina. Cada disciplina possui um número limitado de vagas para a mobilidade virtual, sendo as instituições de ensino estrangeiras responsáveis por aplicar os critérios de seleção dos/das estudantes.
A CRInter comunica o estudante e o Coordenador do Curso, responsável pelo Plano de Estudos, caso a candidatura seja aceita pela universidade estrangeira, e encaminha por e-mail a respectiva Carta de Aceite.
Em caso de dúvidas, verifique o item “Dúvidas frequentes” no post de lançamento do edital. Se sua dúvida não estiver contemplada no documento, envie um e-mail para: international@ufpel.edu.br.