Residência Ressoar promove roda de conversa em São Lourenço do Sul

Atividade voltada para artistas da região no dia 2 de agosto é gratuita e tem objetivo de estimular diferentes visões, modos de fazer e de pensar a arte


A equipe do “Programa de Residência Artística Ressoar – 1ª edição: artistas mães” convida artistas de São Lourenço do Sul e região para participarem de uma roda de conversa com as residentes Edi Patzlaff, Giordana Winckler e Lu Goulart, selecionadas para a imersão artística. Serão bem-vindos todos que tenham ligação com o campo cultural, sejam de qualquer tipo de expressão e linguagem artística. Haverá tradução simultânea com intérprete de Libras.

O encontro acontece no dia 2 de agosto (sábado), às 14h, no espaço “O Jardim”, localizado na Av. Dr. Moliano Crespo, 442, em São Lourenço do Sul. A entrada é gratuita, sem necessidade de inscrição prévia. A organização pede apenas que, quem puder, leve a sua cadeira de praia. Caso haja instabilidade no tempo, a roda de conversa será transferida para o Recanto Carahá (Theodoro Henrique Schuch, 1640). Qualquer mudança será avisada nas redes sociais.

A roda de conversa tem como proposta estimular diferentes visões, modos de fazer e de pensar a arte. Para a proponente da Residência Ressoar, Ana Flor, as trocas entre artistas locais e residentes, proporcionadas neste momento, podem contribuir positivamente para o percurso artístico das pessoas envolvidas.  “A confluência das vivências irá somar tanto para as artistas que estão vindo de outras realidades, quanto para os artistas locais, promovendo essa troca de experiências de modos de viver e de fazer arte”, explica. 

Ana informa que, além dos processos artísticos, a roda de conversa deverá tratar de aspectos acerca de construção de carreira artística e enfrentamento de dificuldades. “Pensamos nessa atividade como forma de nos agregarmos e fazemos construções coletivas, como trabalhos e ideias. É uma oportunidade de dedicarmos um tempo específico para fazer essas trocas, que irão somar positivamente em vários âmbitos”, afirma a organizadora.

 

Ana Flor compõe a equipe de organização do encontro

 

Realização de coletivo artístico

O encontro aberto aos artistas da região, no dia 2 de agosto, faz parte de um projeto maior, que é a  Residência Ressoar. Trata-se de  uma realização do coletivo e casa de arte Alumiar, coordenado pelos artistas visuais Ana Flor e Fábio Abbud, com apoio da Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul (Sedac/RS) e financiamento do Ministério da Cultura (MinC), por meio da Política Nacional Aldir Blanc. 

A residência acontece de 28 de julho a 3 de agosto, no Recanto Carahá, em São Lourenço do Sul. O programa tem como foco fortalecer o trabalho de artistas mães, oferecendo um espaço de introspecção, criação e trocas com o território. Edi Patzlaff, Giordana Winckler e Lu Goulart, selecionadas na convocatória, receberão uma bolsa de incentivo e desenvolverão suas pesquisas em diálogo com o meio ambiente, os saberes tradicionais e o contexto social local. 

Estão previstas vivências das artistas em três comunidades tradicionais durante a imersão: junto à aldeia Mbyá Guarani Tekoá Tavaí e à família Gonçalves da Pecuária Garupa, em Cristal; e ao ponto de memória Quilombo Maria Lina, em São Lourenço do Sul. Elas também receberão uma formação oferecida pela artista Catiuscia Dotto, intitulada “Desfloración: do corpo poético ao corpo em resistência”, no primeiro dia de residência, 28 de julho. Além disso, durante o todo o período, as residentes serão acompanhadas pela curadora-orientadora Ana Flor, que irá propor e estimular reflexões sobre suas pesquisas e os territórios simbólicos que ocupam.

Os dias da residência foram definidos de acordo com o calendário escolar do Estado, possibilitando que as selecionadas levem seus filhos e suas filhas para o período de imersão. Durante a semana, está prevista a realização do “Ressoar Infâncias: Iniciação em artes”, em que serão oferecidas três oficinas artísticas para as crianças, com o compromisso de entrelaçar as infâncias, considerando como os pequenos são afetados pelas produções e como podem, com suas dimensões criativas únicas, afetar o contexto em que estão inseridas. As oficinas serão conduzidas por Andriele Teixeira (cerâmica), Pri Ferreira (literatura) e Venine Ventania (artes circenses). 

Acompanhe mais informações sobre a Residência Artística Ressoar no Instagram do coletivo Alumiar: @alumiar_atelie

 

 

PRIMEIRA PÁGINA

COMENTÁRIOS

 

Voltar

Sua mensagem foi enviada

Aviso
Aviso
Aviso

Atenção.

Comments

comments