Trajes históricos e danças fazem parte do resgate das origens da imigração realizado pelo Grupo Bauernkreis de Canguçu
Por Chaiane Römer e Amanda Leitzke

Grupo Bauernkreins cultiva as tradições e atrai jovens para o estudo das bases culturais Fotos: Divulgação
O Bauernkreis, grupo de danças folclóricas de Canguçu, foi fundado em 7 de julho de 2022. A ideia, que surgiu numa conversa de amigos, hoje conta com um grupo de 72 integrantes que buscam preservar as tradições culturais germânicas por meio de danças e trajes históricos, oferecendo aos jovens um espaço para a prática cultural fora do horário escolar.
A cultura germânica, com sua rica história de tradições e costumes, encontra no Grupo Bauernkreis uma expressão autêntica de preservação e celebração. Através de seus trajes, o grupo transmite a profundidade da tradição folclórica que carrega consigo. Cada peça do vestuário utilizada nas apresentações do grupo não é apenas um adereço, mas uma representação viva da herança cultural, cuidadosamente selecionada e confeccionada para manter a autenticidade dos costumes.
A história dos trajes começa junto à fundação do grupo, em julho de 2022. Giales Rai, instrutor e coordenador, conta que o Bauernkreis nasceu em sua casa. “O grupo nasceu na sala da minha casa quando um casal de amigos e eu estávamos conversando, e eu lancei a ideia de começarmos um grupo de danças em Canguçu. Perguntei: ‘Vocês dançariam juntos?’ Eles prontamente aceitaram o convite e, hoje, continuam fazendo parte do grupo”, afirma. Ele conta que a ideia surgiu justamente da necessidade de ter um espaço, uma entidade no município, onde os jovens e as crianças, após o período escolar, pudessem participar, fomentando assim as raízes e a cultura.
O grupo iniciou com 20 integrantes, apenas com a categoria adulta. Hoje, o grupo possui três categorias e 72 participantes. Giales conta que, além de ter triplicado o tamanho do grupo em número nesses quase três anos, também foram muitas as conquistas alcançadas, a começar pela formação de mais duas categorias.
Falando sobre os trajes, ele destaca que são um resgate histórico. Há vestimentas para todas as categorias. A categoria adulta está prestes a estrear um novo traje histórico. Há ainda um para a juvenil e outro para a categoria infantojuvenil, que começou neste ano e será estreada com um traje histórico também. “Isso, no âmbito do folclore, significa muito, porque, geralmente, quando se começa um grupo, faz-se um Trachtenmodel (ou traje de moda), que é um traje de festa mais comum. Mas nós começamos todas as categorias com um traje histórico. Isso reflete o trabalho do grupo e mostra também a nossa preocupação com a autenticidade e com a propriedade ao fazer folclore, buscando sempre ser o mais fiel possível ao que era utilizado pelos nossos antepassados, ainda na terra natal, na Pomerânia, na Alemanha”, destaca o instrutor.
No Bauernkreis, cada detalhe de cada traje tem um significado, e cada peça é uma conexão direta com as tradições passadas e os costumes do município. Giales conta que a categoria adulta hoje possui um traje austríaco, intitulado Kaltenleutgebene-Festracht, que provém da região de uma pequena cidade chamada Kaltenleutgebene, situada aos pés das montanhas da Floresta de Viena, na Áustria. É uma cidade de veraneio, bem pequena, e esse é um traje festivo. Ele era utilizado para ir à igreja, para festas de kërbi e para eventos solenes também. Portanto, não é um traje de trabalho.
“Se compararmos com os trajes pomeranos, a grande maioria dos trajes pomeranos são trajes de trabalho. Mas nós optamos por fazer um traje austríaco devido à estética do traje e à sua forte ligação com a religião. Isso nos aproxima, pois, no município de Canguçu, nós, pomeranos, também somos muito religiosos. Então, essas pequenas características e semelhanças nos motivaram a escolher tais trajes para o grupo de danças”, reitera.

A categoria adulta do Bauernkreins vem usando um traje que provém de uma pequena cidade austríaca nas montanhas
O traje juvenil Elstele Tracht, originário do Vale de Eutz, na Floresta Negra, Alemanha, foi escolhido tanto por sua estética quanto pela semelhança de cores com a categoria adulta do Bauernkreis. Além de sua relevância histórica e cultural, o traje ainda é usado na região de origem. A mais recente conquista do grupo foi o chapéu de veludo branco, adornado com flores vermelhas e fitas pretas de cetim, remetendo ao tradicional bolo Floresta Negra. Finalmente, a categoria infanto-juvenil estreará também um traje novo no dia 5 de abril: o Bayerische Tracht, proveniente da região da Baviera, na Alemanha. Esse traje é mais simples, mas também tem grande significado histórico. A apresentação com a nova vestimenta será no 3º Encontro de Grupos de Danças Folclóricas na Sede Campeira do CTG Sinuelo, a partir das 18h30min.
No dia 5 de abril, será estreado também um novo traje histórico da categoria adulta, que foi adquirido por cerca de 85 mil reais. O traje foi confeccionado por um alfaiate folclórico da região da Serra Gaúcha, mais precisamente da cidade de Imigrante. Ele é um traje mais sóbrio e formal, predominando as cores escuras. Os rapazes usam um sobretudo preto, colete verde-escuro brocado com botões em grupos de três, calça de veludo preto, uma gola alta com uma fita grossa amarrada formando um laço vistoso, chapéu grande e chamativo, meias azuis e botas pretas de couro de cano alto até o joelho.
O novo traje feminino é composto por um vestido verde-escuro, com galão detalhado na barra da saia. O avental é um verde mais claro, que harmoniza com o vestido. O decote do vestido é em forma de U, e há um xale bordado com flores vermelhas e uma gola separada, presa com pedrarias e muitas rendas. Acompanhando o traje, há uma pequena touca preta com fitas e um laço preso abaixo do pescoço.
O que se destaca em todos esses trajes é a importância da autenticidade. Ao contrário de muitos grupos folclóricos que começam com trajes modernos e depois tentam adaptá-los para modelos históricos, o Bauernkreis optou por iniciar suas atividades com trajes que carregam toda a tradição germânica.
O Grupo Bauernkreis, que nasceu de uma conversa na casa de Giales Rai, tornou-se uma ponte de referência cultural no município. As duas últimas festas de aniversário da cidade, realizadas junto ao Festcap (Festival da Cultura Alemã e Pomerana), foram organizadas pela Prefeitura de Canguçu e pelo grupo, consolidando ainda mais sua importância na preservação da cultura local.

A categoria Juvenil e as demais do Grupo Bauernkreis participam do 3º Encontro de Grupos de Danças Folclóricas dia 5 de abril
COMENTÁRIOS