Iniciativa criada na cidade gaúcha de Dois Irmãos já tem mais de 12 mil assinantes
Por Enrique Carvalho
O que surgiu como um clube de leitura casual, tornou-se uma iniciativa da pequena cidade de Dois Irmãos (RS) em busca de fomentar o segmento literário no Brasil e também criar uma comunidade em torno dos clássicos do Brasil e do mundo. Uma tarefa difícil como sinaliza a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, feita de 2023, a qual afirma que 53% dos brasileiros não leram sequer a Bíblia no último ano. Apesar dessa realidade, o clube conseguiu reunir mais de 12 mil assinantes em todo o Brasil.
O Clube de Leitura Clássica, nos cinco anos de operação, garantiu mensalmente um livro clássico, vindo de uma curadoria de professores universitários especialistas em literatura; um livreto e uma série de outros brindes como postais, marca páginas, etc. O conteúdo é habilmente trabalhado, utilizando-se de papel de alta qualidade, artes personalizadas de capa, contracapa e partes internas do livro; isso, é claro, faz com que o produto ganhe um custo mais elevado.
As assinaturas mensais custam R$ 79,90 e o plano anual de 12 x de 69,90. Não são preços acessíveis para uma grande parcela da população brasileira. Mas tampouco é um produto de valor tão alto, levando em consideração o mercado literário nacional. Os boxes têm um preço elevado, mas dentro da perspectiva do leitor no mercado brasileiro de livros de luxo. E, mesmo com essa diferenciação, nas palavras de Lorenzo Fioreze, um dos sócios do Clube de Literatura Clássica: “Nós não visamos o leitor de elite, nossa ideia é fomentar a leitura em todo o Brasil”.
Lorenzo ainda fala do futuro do Clube e seus focos em mais divulgação. Um de seus projetos são aulas abertas mensais, com professores universitários ou especialistas em tradução, no canal do Youtube do Clube de Literatura. Pretende, assim, cativar e promover o descobrimento acerca da arte de ler. A iniciativa dedica-se também à formação de uma comunidade de leitores com sua rede social para assinantes, na qual se discutem as obras publicadas. Em relação às redes sociais, sua página no Tiktok tem mais de 251 mil curtidas e seu canal no Youtube mais de 16 mil assinantes.
Depoimentos pelo serviço podem ser encontrados dentre os membros, como o de Ellen Lessa, 20 anos, estudante do Rio de Janeiro (RJ), que comenta sua experiência: “Quando pesquisamos clubes e analisamos a qualidade e as propostas, ele definitivamente tem o melhor custo-benefício e ideal diferenciado”. E ainda complementa falando da qualidade do material: “Capas bem-feitas com escolhas interessantes de artistas, que, assim, trazem uma interpretação ótima da história através de sua arte. Textura do papel de qualidade e arte do embrulho muito bonita, podendo virar um poster. Escolha de editores inéditos, qualificados e que trazem notas de rodapé para maior compreensão”.
O professor Diogo Cosmo, 20 anos, de Mossoró (RN), assinante do clube desde janeiro de 2024, comenta sobre a coordenação das edições: “A curadoria, que eu temia ser um pouco conservadora, mostrou-se relativamente equilibrada, com livros de autores modernos e ‘iluminados’ e também autores mais chãos e tradicionais”. Suas críticas levam em conta o envio dos livros: “Problema que não se pode esquecer é a qualidade das entregas, que variam bastante, algumas mais adequadas, outras menos, com melhoras graduais, mas sempre demoradas e com alguma avaria”.
Para regiões mais distantes do estado do Rio Grande do Sul, existem diversos relatos de demora nas entregas e avarias dentre os produtos. Lorenzo comenta sobre a questão e afirma que os problemas de atraso foram causados por conta de complicações não logísticas, mas sim de produção das obras. Finaliza dizendo que a questão foi já resolvida e o “engasgo” em breve será desfeito.
O clube é uma oportunidade de aprofundar-se nos clássicos da humanidade. O serviço sacia a necessidade do leitor compulsivo de ter sempre um livro novo todo mês. Os livros, sendo bem trabalhados, contribuem ainda mais para o sentimento de satisfação. Existe uma comunidade ativa em torno de debater o universo literário. Em suma, é um prato cheio para os amantes dos livros, mas deve ser pensado bem antes de assinar.
O preço das assinaturas, mesmo sendo competitivos com o mercado, ainda podem ser impeditivos para uma parcela dos brasileiros. Não é um produto excelente para leitores iniciais, o box seria mais recomendável para quem já é envolvido com a leitura e gosta de ter as peças colecionáveis como obras de arte. Para quem o valor de 70 reais é inviável, além das bibliotecas públicas a que se tem proximidade, uma escolha seria procurar obras semelhantes em sebos locais. As obras não terão o mesmo acabamento, mas um primeiro acesso ao texto é oportunizado.
COMENTÁRIOS
Você precisa fazer login para comentar.