Pobres Criaturas: a subversão feminina pelos olhos de Yorgos Lanthimos

Com roteiro de Tony McNamara, filme subverte expectativas sobre amadurecimento das mulheres através do humor

Por Isabella Barcellos     

 

   Em segundo longa-metragem com Yorgos Lanthimos, Emma Stone explora anseios de “mulher Frankenstein”     Fotos: Divulgação

 

Em 1992, Alasdair Gray lança “Poor Things: Episodes from the Early Life of Archibald McCandless MD, Scottish Public Health Officer” (ou “Pobres Criaturas: Anedotas sobre a juventude do Dr Archibald McCandless, Inspetor da Saúde Pública Escocesa). Controverso e claramente inspirado na obra prima de Mary Shelley, Gray apresenta ao mundo uma versão de Frankenstein protagonizada por uma mulher. Depois de 31 anos, o diretor grego Yorgos Lanthimos se inspira na mesma personagem bizarra para discutir o feminino e suas particularidades em “Pobres Criaturas”.

Bella Baxter (Emma Stone) é fruto de um experimento científico idealizado pelo brilhante Dr. Godwin Baxter (Willem Dafoe): nasce enquanto mulher adulta, mas com o cérebro de um bebê. Conforme seu desenvolvimento cognitivo progride, Bella Baxter passa a se fazer questionamentos sobre a sociedade, o prazer sexual e as complexidades das relações interpessoais. Em um longa-metragem de duas horas e 21 minutos, a criatura de “God” descobre seu mundo e também a si mesma.

 

A personagem Bella Baxter (Emma Stone) se depara com o erotismo como força motriz da existência

 

Liberdade à libido e ao prazer

Falar sobre “Pobres Criaturas” é falar sobre quebra de expectativas. Lanthimos apresenta ao público um mundo que remete à Inglaterra vitoriana, mas acompanhado de aparatos tecnológicos fantasiosos, criaturas híbridas e cores vibrantes. Ao fazer referências ao clássico de Shelley, o roteiro sempre posiciona os personagens em conflitos do tipo “humanidade versus monstruosidade”. E diferentemente do que os padrões vitorianos reservaram à natureza feminina, Bella Baxter (Emma Stone) questiona a tudo e todos com convicção, sempre interessada em novos conhecimentos e, principalmente, em novas maneiras de se sentir satisfeita.

A partir desse embate, a relação de Bella Baxter com a própria libido se torna fio condutor da história. Quanto ao sexo, o filme fica longe de qualquer perspectiva pornográfica tanto no roteiro quanto na própria montagem das cenas. As relações se tornam um espaço de prazer e experimentação, sem qualquer tipo de pudor por parte da protagonista e sua liberdade deixa os personagens masculinos, como Duncan Wedderburn (Mark Ruffalo), constrangidos e diretamente conectados com a monstruosidade do ciúme e da frustração.

Amadurecimento sob diferentes óticas

Após ganhar o Globo de Ouro de Melhor Atriz neste ano, Emma Stone declarou que considera o filme uma comédia romântica: “Vejo isso como uma comédia romântica, no sentido de que Bella cai na vida real […]. Ela aceita o bom e o ruim na mesma medida; tudo é importante”. A perspectiva voraz e inocente da protagonista gera questionamentos sobre a existência do feminino sem as expectativas impostas por uma sociedade patriarcal sobre casamento, sexo, comportamento e tantas outras coisas. Ela encontra a si mesma sem invalidar os próprios sentimentos ou ambições, permitindo-se levar pela natureza imprevisível da vida apesar de ser enganada e tratada como um objeto pelos homens que a cercam.

 

Willem Dafoe interpreta Dr. Godwin Baxter, criador do experimento científico que resulta no nascimento da protagonista

 

Até este momento, “Pobres Criaturas” já ganhou o Leão do Ouro no 81º Festival de Veneza e concorre em 11 categorias do Oscar 2024, incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Atriz. Junto a uma safra de filmes como Barbie (Greta Gerwig, 2023) e Anatomia de uma Queda (Justine Triet, 2023), Pobres Criaturas mostra como o amadurecimento e a complexidade da existência feminina são dignos da atenção (e aclamação) pública. Neste domingo, dia 10 de março, a entrega dos prêmios Oscar 2024 será exibido pelo canal TNT, na TV paga, e no streaming pela Max (antiga HBO Max), a partir das 19h, sendo que a cerimônia começa às 20h.

PRIMEIRA PÁGINA

COMENTÁRIOS

 

Comments

comments