Centro Tradições Gaúchas Coronel Thomaz Luiz Osório prepara-se para concorrer em diversos festivais

CTG promoveu ensaio aberto e contou com apresentações das invernadas Adulta, Mirim e Juvenil, com o intuito de arrecadar recursos visando as competições estaduais       

Por Leonardo Cardoso e Pedro Barcelos      

Invernada adulta em sua apresentação no ensaio aberto      Foto: Pedro Barcelos

 

No dia 30 de agosto, no CTG Coronel Thomaz Luiz Osório, localizado no bairro Fragata, em Pelotas, promoveu o ensaio aberto da invernada adulta. O Centro de Tradições Gaúchas, fundado no dia 2 de maio de 1968, tem como intuito cultivar a tradição nativista do Rio Grande do Sul, em suas diversas expressões de arte. Houve um jantar para receber a comunidade em seu galpão. Além da Invernada Adulta, a Mirim e a Juvenil apresentaram-se durante o evento, mostrando suas temáticas escolhidas para este ano.

O evento, a Invernada Adulta, faz parte das preparações durante o ano para diversas  competições pelo Estado, como é o caso da fase inter-regional do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart). Trata-se da competição classificatória para o maior evento de arte amadora da América Latina, o Enart, que acontece em Santa Cruz do Sul.

Após o sucesso que foi o ensaio aberto, o CTG partiu em busca do seu grande objetivo ao competir na inter-regional. Com a terceira colocação na competição, os Dragões do Rio Grande, como são conhecidos, conseguiram a tão sonhada vaga para o Enart. Assim, o CTG Coronel Thomaz Luiz Osório está pronto para representar Pelotas na maior competição do Estado, que acontecerá entre os dias 24 e 26 de novembro, no Parque da OktoberFest, em Santa Cruz do Sul.

Estímulo para a juventude

O principal motivo da realização do ensaio aberto foi, além de dar oportunidade para a comunidade e os amantes pela cultura gaúcha apreciar sua arte tradicional, a de arrecadar recursos para o deslocamento e a hospedagem na cidade de Capão da Canoa, sede da Inter-regional deste ano.

Participar do Enart é um sonho para qualquer integrante de CTG, pois além da dificuldade da classificação, é a coroação de todo trabalho feito dentro das entidades tradicionalistas, como é o exemplo deste centro de tradições. Todo o trabalho é feito com a ajuda de muitos voluntários e a participação assídua de crianças e jovens. Mario Heidrich, capataz do CTG, registra: “Hoje o CTG conta com cinco invernadas, desde a Invernada Mirim até a Invernada Xiru, então, nosso foco são os jovens, são as crianças. O que a gente utiliza de estratégia para manter eles aqui, dentro do CTG, motivados, é a questão de eles estarem em equipe e trabalharem pelo grupo. O CTG, hoje, tem muitos objetivos, a gente faz muitas apresentações na comunidade, e também participa de competições estaduais. A última Juvenil foi no Juvenart, a Mirim no Festmirim, a Xiru em outubro está indo para o Festxiru, e a Adulta está indo para a classificatória do Enart, que acontece em novembro na cidade de Santa Cruz do Sul”.

São realizados diversos eventos no CTG para que os jovens sigam integrados. Heidrich salienta que são feitos esforços, para que não desistam,  por exemplo, por questões financeiras. Quer motivar a permanência, cultivando a tradição. “É estar com os colegas, brincando, correndo, se divertindo, essa é finalidade do CTG, estar com a família, com os amigos, com os colegas e cultivar a tradição”, diz.

Danças tradicionais

No ensaio, os dançarinos apresentaram algumas danças tradicionais gaúchas, como: o caranguejo, a havaneira marcada e a quero-mana.

Caranguejo: a dança é uma manifestação cultural brasileira de raízes açorianas que se assemelha ao minueto. Foi muito difundida pelo Brasil, e há registros dela desde o século XIX. Em roda, os dançarinos praticam movimentos de dança semelhantes ao “caminhar” do animal caranguejo, repetindo até finalizar a música.

Vídeo: Leonardo Cardoso

Quero-Mana: É uma dança de salão, que se realiza em pares enlaçados, que formam dois círculos concêntricos: um de homens e outro de mulheres. Tem características do ciclo do minueto, com passos comedidos e mesuras. A dança consiste em uma série de evoluções dos pares, que se aproximam e se afastam, giram e se cumprimentam. Um dos movimentos mais característicos da dança é o chamado “três passos curtos e rápidos”, que os pares executam ao avançar um para o outro.

Vídeo: Leonardo Cardoso

Havaneira Marcada: é uma dança que tem origem na habanera, um ritmo musical de Cuba. A havaneira chegou ao Brasil através dos imigrantes açorianos, que adaptaram a dança ao estilo gaúcho. É uma dança de salão que se realiza em pares enlaçados, formando dois círculos concêntricos: um de homens e outro de mulheres. A dança consiste em uma série de passos e giros, marcados pelo toque da gaita.

Vídeo: Leonardo Cardoso

PRIMEIRA PÁGINA

COMENTÁRIOS

Comments

comments