Primeira edição trouxe atrações musicais e faz parte do Programa de Convivência Urbana
Por Aline Souza e Brenda Leal
No dia 21 de agosto, a Prefeitura de Pelotas anunciou a criação de um novo evento de lazer para o público da cidade. Atrelado à aprovação da Lei do Silêncio, sancionada pela prefeita Paula Mascarenhas no dia 18 de agosto, que determina normas gerais de preservação e garantia ao sossego público, foi lançado o “Rolê Daora”. Sua primeira edição ocorreu no dia 23, com a intenção de dar continuidade em diversas partes do município.
“Nós vamos constituir, organizar e lançar o Programa de Convivência Urbana, porque é mais do que simplesmente coibir a perturbação do sossego público. Trata-se de mobilizar as pessoas, sensibilizá-las e conscientizá-las para uma convivência urbana mais saudável”, disse a prefeita, em matéria publicada no site oficial da Prefeitura.
O novo evento visa propiciar atrações de entretenimento aos jovens em um horário que não perturbe os moradores da cidade. A primeira edição ocorreu no dia 23, trazendo atrações musicais como o pocket show de Henry Oppelt, que ocorreu na esquina da rua Dom Pedro II e Gonçalves Chaves.
Henry é um artista local, de 33 anos, que atua com shows e produção de eventos na cidade há mais de 20 anos. O seu endereço no Instagram conta com mais de 12 mil seguidores e ele é sucesso não só em Pelotas, mas também nas cidades vizinhas.
“Pelotas é uma cidade que se orgulha da nossa vida noturna e da cultura de movimentação de pessoas vindas de todos os lugares do país. Obviamente, essas pessoas costumam se encontrar na noite em busca de diversão e festa e isso é muito bacana. Mas, tem local e hora para tudo, e a ideia é que a gente possa unir a diversão ao respeito, pois a cidade precisa ser um lugar para todos, tanto àqueles que gostam de festa e quanto aos que gostam de descanso. Com flexibilizações, criamos uma cidade inclusiva, mais alegre, segura, equilibrada e saudável”, destacou a prefeita Paula.
O local do evento no dia 23 é simbólico: é onde se concentram os principais e mais frequentados bares da cidade, no entorno da Universidade Católica de Pelotas. Nesta parte, os jovens costumam ocupar as ruas, principalmente nas quartas-feiras, um dos motivos para a Lei do Sossego ter começado a ser discutida pela Câmara de Vereadores.
No Instagram Oficial da Prefeitura, foi publicado que a rua Gonçalves Chaves trata-se só da primeira região contemplada com o “Rolê”, dando a ideia de que o projeto pode se expandir para outros locais e seguir acontecendo periodicamente.
COMENTÁRIOS
Você precisa fazer login para comentar.