Nei Lisboa retorna a Pelotas depois de quatro anos dia 16 de setembro

Em única apresentação, músico porto-alegrense faz show no Auditório Sicredi em Pelotas

 

       Nei Lisboa traz canções de “Pandora”, lançado e gravado digitalmente,  e partes da série de shows “Três”                      Foto: Divulgação/André Feltes

 

Nei Lisboa retorna aos palcos de Pelotas após quatro anos com única apresentação no sábado, 16 de setembro, às 20h, no Auditório Sicredi (avenida Dom Joaquim, 1087, bairro Centro). O músico prepara na bagagem um mix de trabalhos produzidos durante esse tempo acompanhado por uma banda de constantes parceiros de estrada.

No repertório de apresentação, estão previstas canções do EP “Pandora”, gravado e lançado digitalmente durante os anos da pandemia, até extratos da série de shows “Três”, com a qual Nei vem celebrando os aniversários de lançamento de vários álbuns marcados pela coincidência de terem sido lançados no ano “três” das décadas passadas, tal como este ano de 2023: “A vida inteira” (2013), “Relógios de sol” (2003), “Amém” (1993) e “Pra viajar no cosmos não precisa gasolina” (1983).

Sucessos de outros discos, como as músicas “Telhados de Paris”, “Pra te lembrar”, “Baladas” e “Cena beatnik”, entre outras, também serão apresentadas no palco por Nei (violões e voz), acompanhado também nos vocais por Paulinho Supekovia (guitarra), Luiz Mauro Filho (teclado) e Giovanni Berti (percuteria). Os ingressos, com valores entre R$ 80,00 e R$ 160,00, estão à venda pela plataforma Sympla.  Não haverá marcação de assentos, a ocupação se dá à vontade pela ordem de chegada. A plateia estará aberta a partir de 19h30.

 

             Carreira artística de Neil Lisboa inicia em 1979, com os espetáculos “Lado a lado” e “Deu pra ti anos 70”                            Foto: Divulgação/André Feltes

 

Trajetória desde o final dos anos 1970

O cantor, violonista e compositor mora em Porto Alegre desde os seis anos de idade, e algumas de suas músicas falam sobre o bairro Bom Fim, onde cresceu e morou por mais de vinte anos. É o irmão mais jovem de Luiz Eurico Tejera Lisbôa, primeiro desaparecido político brasileiro cujo corpo pôde ser localizado, no final dos anos 70. Já lançou onze discos, além de dois livros: uma coletânea de crônicas “É Foch!” (2007) e um romance “Um Morto Pula a Janela” (1991), este editado no Brasil e na França.

Sua carreira artística inicia em 1979, com os espetáculos “Lado a lado” e “Deu pra ti anos 70”, título de um dos filmes clássicos do cinema gaúcho. O primeiro disco, “Pra viajar no cosmos não precisa gasolina”, é uma produção independente de 1983. Ao final de 1986, Nei assina contrato com a gravadora EMI-Odeon, que resultaria em dois discos: “Carecas da Jamaica”, de 1987, pelo qual recebe o Prêmio Sharp de revelação pop/rock; e “Hein?!”, lançado em 1988.

Em 1993, depois de algumas temporadas entre Porto Alegre e Montevidéu, Nei grava ao vivo no Theatro São Pedro o disco “Amém”, com canções próprias e clássicos da música popular uruguaia, acompanhado por nove músicos de ambos os países.

Nei volta ao disco em 1998, e excursiona pelo sul do Brasil embalado pelo sucesso de “Hi-fi”, um apanhado de clássicos da música pop e do repertório folk que influenciou o seu início de carreira nos anos 70. Gravado ao vivo no Theatro São Pedro, em Porto Alegre, o CD provoca uma onda de relançamentos dos trabalhos anteriores.

As músicas de Nei participam também da trilha de vários filmes clássicos da cinematografia gaúcha, como “Deu pra ti anos 70”, “Verdes anos” e “Houve uma vez dois verões”. Em “Meu tio matou um cara”, de Jorge Furtado, um dos principais temas é a canção “Pra te lembrar”, na interpretação de Caetano Veloso, música que também faz parte do CD “Relógios de Sol”,  lançado em julho de 2003.

Nei revisita no palco o repertório de todas essas diferentes épocas, em 2010, circulando com a turnê de “Vapor da Estação” por nove cidades brasileiras.  Em dezembro de 2013, lança seu décimo álbum de canções inéditas, “A Vida Inteira”. Em junho de 2015, grava ao vivo em Porto Alegre “Telas, tramas & trapaças do novo mundo”. Nei segue em 2017 com o seu trabalho autoral na oitava edição de sua temporada de verão “NeilisPoa”, no Theatro São Pedro, em Porto Alegre.

A cidade de Pelotas será contemplada em setembro com a sua produção mais recente, sem deixar de lado toda esta história que brinda o passar dos anos com muita poesia e melodias.

PRIMEIRA PÁGINA

COMENTÁRIOS

 

Comments

comments