Festival Cabobu divulga programação completa que  começa sexta-feira

Evento em Pelotas conta com Atrações Musicais, Mesas Redondas, Oficinas, a Feira Preta Helena do Sul e o Palco da Diversidade, além das exposições Giba Giba e Coletiva de Artistas Pretos  “Afropresentismo”     

Por Maria Clara Morais Sousa e Stéfane Costa      

              Giba Giba será homenageado com exposição de fotografias       Foto: Diego Coiro

O Festival Cabobu vai celebrar a cultura negra na cidade de Pelotas e está em contagem regressiva para o início de suas atividades. O evento começa nesta sexta–feira (dia 21 de abril), com atrações que devem marcar o final de semana na região. Com apresentações musicais, cortejo e mesas redondas, o Cabobu retornará pela terceira vez, após mais de 23 anos de sua última edição. O evento conta com uma ampla agenda, incluindo Atrações Musicais, Mesas Redondas, Oficinas, a Feira Preta Helena do Sul e o Palco da Diversidade, além das exposições Giba Giba e Coletiva de Artistas Pretos “Afropresentismo” (veja a programação detalhada abaixo).

O público que deseja participar das atividades especiais já pode realizar a sua inscrição. Para comparecer ao espaço Oficina Mestre Baptista é possível se inscrever através deste link para preenchimento do formulário. As atividades serão realizadas no pátio interno da Secretaria Municipal de Cultura de Pelotas (Secult), na Praça Coronel Pedro Osório, 2, no Centro de Pelotas. Ao final do formulário será possível selecionar a oficina desejada. É possível se inscrever em mais de uma atividade, no entanto é preciso realizar uma nova inscrição.

Já para as mesas redondas do espaço Mestra Griô Sirley Amaro, os interessados podem acessar o link para obter o formulário de inscrição. As atividades do espaço ocorrerão na Bibliotheca Pública Pelotense, no número 103 da Praça Coronel Pedro Osório.

É importante ressaltar que todas as atrações do Cabobu são gratuitas, portanto, não será exigida qualquer taxa para inscrição.

Última edição do festival ocorreu há 23 anos     Foto: Divulgação

 

Atrações

Ressaltando ainda mais sua natureza plural e orgulhosa de sua cultura, o Festival Cabobu trará opções diversas para as ruas da Princesa do Sul. Na quinta-feira (20), antes mesmo do início do evento, será realizado um aquecimento dos tambores, com os grupos Sopaparia e Tambores de Candombe do Uruguay. No dia seguinte, sexta-feira (21), ocorrerá a abertura oficial do evento, com o cortejo de abertura, que iniciará na esquina da Secult e seguirá para o palco Giba Giba, montado no Largo Edmar Fetter, ao lado do Mercado Central. As demais apresentações seguirão no local.

Dentre as atrações locais, o Cabobu contará com a participação do DJ Tom Nunes, estudante de Pelotas natural de Porto Alegre. Tom conta que começou a mexer com som quando organizava festas de rua em 2012 com seus amigos. Na Capital, ele teve contato com tambores e cultura afro gaúcha pelo coletivo de estudantes negros chamado Negração.

Tom Nunes é aluno da UFPel e está entre as atrações do evento     Foto: Marisa Campos

 

Ao se mudar para Pelotas, o estudante de Jornalismo pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) diz ter vindo de “coração aberto” para a cidade. Nas suas palavras, “Pelotas é uma cidade muito viva culturalmente, da cultura preta, dá pra ver andando assim na rua, é muito demais”.

Ele contou que se sentiu muito honrado ao ser chamado para se apresentar neste encontro. Sobre sua expectativa, ele diz que “vai ser lindo” e que também será um evento “espiritualmente potente”.

Confira aqui a programação e temas dos debates e oficinas do Festival Cabobu:

ATRAÇÕES MUSICAIS

Dia 20/04 – Quinta-feira

20h – Aquecimento dos tambores com grupo Sopaparia de Porto Alegre e os uruguaios do grupo Tambores de Candombe do Uruguay do Jefe de Cuerda Guillermo Ceballos. Local: Ponto de Encontro Mestre Caloca, no bar Copa Rio, na praça Cel. Pedro Osório, 201.

Dia 21/04 – Sexta-feira

15h – Cortejo de abertura – Concentração na Esquina da Secult, contornando a praça Cel. Pedro Osório e indo até o palco Giba Giba no Largo Edmar Fetter (Largo do Mercado).

Local de encontro: Esquina da Secretaria de Cultura de Pelotas.

Concentração: 15h | Largada: 16h

A organização do Festival Cabobu convida toda a população pelotense para essa abertura espiritual, festiva e simbólica! Com abre alas do Grupo AFROPEL REUNA (Babalorixá Baiano de Oxalá), embalado pelo grupo de Alagbês Pelotas Cânticos Aos Orixás e com liderança do Babalorixá Juliano de Oxum (Ilê Axé Reino de Oxum Epandá e Xapanã Jubetei), e também participação dos Tambores de Candombe do Uruguay do Jefe de Cuerda Guillermo Ceballos, grupo Tambor Tambora e convidados.

Palco Giba Giba

LOCAL: Palco GIBA GIBA – Largo Edmar Fetter (Largo do Mercado Central de Pelotas) Entrada gratuita

Discotecagem e apresentação por DJ Helô nos intervalos dos shows.

17h – Solenidade de Abertura

17h50 – Grupo de Dança Odara

18h30 Lugarejo

19h30 – Quintal de Sinhá

20h30 – Marietti Fialho

21h30 Kako Xavier

22h30 Ialodê

Dia 22/04 – Sábado

Discotecagem e apresentação por DJs Vânia & Vanessa nos intervalos dos shows.

17h15 – Solenidade de Homenagem à cidade de Caçapava do Sul

18h Cia Clara Nunes

18h45 – Vagnotreta

19h45 – Rafuagi

20h45 – Laddy Dee

21h45 Paulo Dionísio

Dia 23/04 – Domingo

Discotecagem e apresentação por DJ Tom Nudes nos intervalos dos shows.

17h – Cia de Dança Afro Daniel Amaro

17h45 – Mano Rick

18h45 Afroentes

19h45 – 50 Tons de Pretas

20h45 Xava Banda

*Horários sujeitos a alteração

­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­___________________________________

MESAS REDONDAS

Local: Espaço MESTRA GRIÔ SIRLEY AMARO na Bibliotheca Pública Pelotense – Praça Cel. Pedro Osório, 103. Pelotas/RS

Dia 21/04 – Sexta-feira

8h30 As Relações Raciais e de Gênero no Brasil – A Violência e o Feminicídio à Mulheres Negras Cis, Trans e Indígenas Debatedoras: Cátia Cilene; Catarina Mota; Daiana Santos; Márcia Monks; Nina Fola; Pietra Dolamita.

10h30 Racismo Estrutural – Um Fenômeno a Ser Debatido Debatedores: Antônio Carlos Côrtes; Ledecí Coutinho; Márcio Chagas; Marielda Barcellos.

Dia 22/04 – Sábado

8h30 Charqueadas Pelotenses: A Omissão da Realidade, Impacto Social e Político nos Dias Atuais Debatedores: Andréa Mazza; Ledecí Coutinho; Marielda Barcellos; Mário Maia

10h30 Políticas de Ações Afirmativas – Combate à Discriminações Étnicas, Raciais e de Gênero Debatedores: André de Jesus; Carla Ávilla; Francisca de Jesus; Luciana Custódio; Rafuagi.

Dia 23/04 – Domingo

8h30 A Participação das Culturas e Saberes Afrodescendentes na Sociedade Debatedores: Babalorixá Juliano de Oxum; Ìya Sandrali de Oxum; Ìyá Carmen de Oxalá; Daniel Amaro.

10h30 CABOBU e o SOPAPO – Passado, Presente e Futuro Debatedores: Claudinho Pereira; Edu do Nascimento; Kako Xavier; Raquel Moreira; Richard Serraria.

­­­­­­­­­­­­­­­­­­___________________________

OFICINAS

Local: Espaço Oficina MESTRE BAPTISTA no Pátio da Secretaria Municipal de Cultura de Pelotas – Praça Cel. Pedro Osório, 2 – Pelotas/RS

Dia 21/04 – Sexta-feira

14h – Oficina “Clínica de Introdução Geral de Percussão Afro Gaúcha e Afro Brasileira”, com o Mestre Griô Paulo Romeu Deodoro, diretor musical do Grupo de Música e Dança Afro-Sul e coordenador do Instituto Sociocultural Afro-Sul Odomode.

Dia 22/04 – Sábado

13h30 Oficina “Ecos de um Tambor – Fabricando Tambor de Sopapo”, com os professores Maurício Polidori e Rogério Gutierrez.

15h30 Oficina “A Percussão Aplicada na Harmonia Musical – Se Me Bater, Eu Grito, Se Me Tocar, Eu Canto!”, homenageando o padrinho do evento, Djalma Corrêa, conduzida por José Batista, luthier, projetista do Sopapo e coordenador pedagógico do CABOBU.

Dia 23/04 – Domingo

13h30 Oficina “Percussão Para Crianças, Adolescentes e Adultos – Coordenação Motora, Funcionamento dos Instrumentos e Aprendendo a Tocar”, com o Mestre Paulinho do Areal.

15h30 Oficina “Os Processos da Construção do Tambor Sopapo, História e Ancestralidade”, com Dilermando Freitas, Mestre Griô, Sopapeiro, Luthier e Contador de histórias.

________________________

FEIRA PRETA HELENA DO SUL DE 21 A 23 DE ABRIL – 10h às 18h

Local: Praça Cel. Pedro Osório – Centro de Pelotas/RS

Feira de produtos feitos por mulheres negras e indígenas. Coordenado pela FEIRA DE MULHERES EMPREENDEDORAS NEGRAS E INDÍGENAS (FEMENI) com 32 expositoras de vestuário, gastronomia e artes.

____________________________

PALCO DIVERSIDADE DE 21 A 23 DE ABRIL

Local: Feira Preta Helena do Sul na Praça Cel. Pedro Osório

Dia 21/04 – Sexta-feira

14h Tambores de Candombe do Uruguay do Jefe de Cuerda Guillermo Ceballos, grupo Tambor Tambora e convidados.

Dia 22/04 – Sábado

11h AfroCorpo

14h Piá

16h Bateria Xica da Silva – Dmix Charme

Dia 23/04 – Domingo

11h Tropa de Dança

14h Ojuobá

15h30 Grupo Renascença

_____________________________

Exposição “Giba Giba – Guardião do Sopapo” – Curadoria de Sandra Narcizo (MS2 Produtora) e Doris Couto (Museu Julio de Castilhos) Local: Secretaria Municipal da Cultura de Pelotas – Praça Cel. Pedro Osório, 2.

Exposição Coletiva de Artistas Pretos “Afropresentismo” de Luis Ferreirah, pinturas de Zé Darci e artistas a confirmar. Local: Secretaria Municipal da Cultura de Pelotas – Praça Cel. Pedro Osório, 2.

Acompanhe as atividades também na página do Facebook do evento.

PRIMEIRA PÁGINA

COMENTÁRIOS

Comments

comments