Freedom Cia. de Dança é destaque no Prêmio Desterro em Florianópolis

Grupo rio-grandino conquistou duas vitórias e dois terceiro lugares na competição     

Por Tais Carolina e Joanna Manhago    

Coreografia “Akash Lord Ganesha” conquista primeiro lugar em Danças Populares Conjunto Adulto        Fotos: Divulgação

 

A Freedom Cia. de Dança foi destaque no Prêmio Desterro que ocorreu na cidade de Florianópolis, em Santa Catarina, de 28 de janeiro a 5 de fevereiro. O grupo rio-grandino foi classificado para o evento com oito coreografias. Quatro foram premiadas, duas com a primeira colocação e duas com o terceiro lugar. As vitórias foram conquistadas nas categorias de Danças Populares e Danças Urbanas.

O diretor da Cia., Giovane Mackmillann, falou sobre esta conquista e sobre os desafios encontrados ao longo do caminho. A Freedom existe há mais de 11 anos e não conta com nenhum tipo de patrocínio para sobreviver. Os membros pagam uma mensalidade simbólica que é utilizada para a realização dos figurinos, cenários e outros gastos.

Mackmillann explica que o principal apoio financeiro, e quase único, que o grupo recebe é da comunidade rio-grandina, que se faz presente tanto no momento de prestigiar espetáculos, auxiliando na compra de ingressos, como na compra de rifas e contribuição nos “pedágios” realizados pelos membros da equipe. Mesmo com as dificuldades financeiras, o grupo representou a cidade e região em um espetáculo reconhecido que conta com a participação de grupos de todo o País.

“Nossa jornada nunca foi tranquila, mas saber que temos o nosso público é a garantia que estamos vivos. E esse sopro de vida nos trouxe cinco troféus de Santa Catarina. Estamos com o nosso nome em destaque lá para cima, nosso grupo e nossa cidade são reconhecidos em cada lugar por onde passamos. Ainda que não tivéssemos vencido, isso não importa, nossa caminhada responde por nós”, afirma o diretor.

As oito coreografias que a Freedom levou para a competição foram apresentadas em diferentes dias, mas foi no dia 5 de fevereiro que a vitória veio. A Cia. conquistou o primeiro lugar nas Danças Populares Júnior (coreógrafos Giovane Mackmillann e Andrius Mieres); primeiro lugar na categoria Danças Populares Adulto (coreógrafo Giovane Mackmillann); terceiro lugar nas Danças Urbanas Júnior (coreógrafo Rogério Seven); e terceiro lugar nas Danças Populares Duo (coreógrafo Giovane Mackmillann). Além disso, o grupo foi indicado ao destaque pelo desempenho nas Danças Populares e eleito o melhor conjunto nesta categoria.

O terceiro lugar de Danças Populares Duo Adulto ficou para “Saraswati”

Esta foi a primeira vez que o dançarino Rogério Seven atuou como coreógrafo em um evento desse porte. Ele produziu duas coreografias na modalidade Jazz Funk. Mesmo que uma delas não tenha conquistado o pódio, os dançarinos atuaram com uma excelente performance. Ao ser questionado sobre como se sente com a vitória na categoria juvenil, Seven frisa: “É um sentimento de dever cumprido, sendo a primeira vez como coreógrafo num evento tão grande”.

“Foi a primeira vez que o grupo atuou em Danças Urbanas fora do Estado do Rio Grande do Sul. Primeira vez que enviei coreografias para serem avaliadas e as duas sendo selecionadas para o Palco Competitivo. A vitória já veio antes, o que chegou depois foi mais uma recompensa pelo nosso esforço”, conclui Rogério Seven.

“Axé De um Grito de Dor à Religiâo do Amor” venceu o  primeiro lugar em Danças Populares Conjunto Juvenil

Trajetória

A vitória no Prêmio Desterro tem um significado imenso para a Freedom, foi nesta competição que o grupo se lançou fora do Rio Grande do Sul, em 2017. Na ocasião, não ganhou premiação, mas foi o começo. “Foram tantas dificuldades, entre elas, percebemos o quão preparados são os grupos de fora, a grande maioria patrocinados ou com ajuda das suas prefeituras, e nós lá, com a cara e a coragem. Não pegamos pódio, mas ali se plantava a sementinha do querer mais”, diz o diretor Giovane.

Em 2018, a Cia. participou do maior festival de dança do mundo, em Joinville. Lá também não teve pódio, mas a participação foi importante para que o grupo percebesse como era a movimentação no cenário nacional. Em 2019, a Freedom voltou a participar do Prêmio Desterro, em Floripa, alcançando a segunda colocação em Danças Populares. “Uma vitória gigante para um grupo de garagem”, frisa o diretor.

Durante a pandemia da Covid-19, a Freedom deu uma pausa nas atividades. Ela retornou em 2021 e participou novamente do Festival de Dança Joinville, lá, conquistou o tão sonhado primeiro lugar. “Ninguém acreditava, uma mistura de risos e choros tomou conta de todos, lembranças que me arrepiam até hoje. Entramos em 2022 com a responsabilidade maior ainda, em defender o título do ano anterior, mas não deu, foi por pouco, levamos o vice-campeonato. E tão logo chega 2023 e, de novo, o Prêmio Desterro, aquele mesmo que nos lançou para a cena nacional da dança”, finaliza.

A criação coreografada de  “Na Frequência” foi o terceiro lugar de Dancas Urbanas Conjunto Juvenil

Prêmio Desterro

O Prêmio Desterro – 12º Festival de Dança de Florianópolis, foi realizado de 28 de janeiro a 5 de fevereiro de 2023. O respeito ao artista e o bem-estar de cada participante são os pilares do Festival. A missão é fomentar a excelência com a alta competitividade, com a Mostra Comentada e com os workshops, além do incentivo através de diversos prêmios.

O Festival possui algumas formatações próprias que incentivam a competição em si (beneficiando a plateia), mas com foco no desenvolvimento e plasticidade de bailarinos que possivelmente estarão no mercado da dança. Outra novidade nesta edição foI a Cena Comentada, realizada no mesmo palco onde ocorreu a competição.

PRIMEIRA PÁGINA

COMENTÁRIOS

Comments

comments