Feira do Livro de Pelotas retorna após dois anos para a 48ª edição

Evento voltado para a cultura literária inicia hoje, às 13h, na Praça Coronel Pedro Osório   

Por Isadora Mariko Ogawa e Joanna Manhago Andrade     

Após um intervalo de dois anos, a 48ª edição da Feira do Livro de Pelotas volta a ser realizada de hoje (28 de outubro) a 15 de novembro, na praça Coronel Pedro Osório, em Pelotas. Promovido e realizado pela Câmara Pelotense do Livro desde 1960, este ano o evento traz como inspiração o espírito de transformação e de valorização da literatura, com o slogan “Uma cidade, muitas histórias”.

As atividades da Feira acontecem das 13h às 21h, todos os dias, envolvendo uma ampla programação para crianças ao longo do dia, até mesas de conversa com autores na parte da noite. Para Theia Bender, coordenadora do evento, além de fazer uma feira totalmente literária, o propósito é aproximar os leitores dos escritores.

Theia, que também é organizadora há mais de 12 anos da Feira, lembra da magia que envolve o evento. “Trazer a Feira de volta é muito importante, pois a gente sente a carência das pessoas por esse encontro, por estar na praça de novo, e com os livros”, enfatizou.

Nesta edição, toda a programação foi dirigida para que o livro, a leitura e a literatura fossem o foco principal, sem as tradicionais apresentações musicais e a praça de alimentação. Elisabete Lovatel, presidente da Câmara Pelotense do Livro, certifica o renascimento da Feira e a importância de incentivar os hábitos literários.  “O foco dessa edição é aproximar as pessoas da leitura e dos livros”, destaca. Ela ainda demonstra sua animação para o retorno do evento, com a expectativa de um excelente público.

Com base na pesquisa do Instituto Pesquisas de Opinião (IPO), a qual indicou que 49,8% da população de Pelotas não tem o hábito de ler livros, a Feira também articula ações para estimular o costume, distribuindo vários “Pontos de Leitura” na cidade, a fim de promover a prática. “Queremos valorizar o tempo e o espaço dedicados à inserção na leitura, e entendemos que este incentivo é uma causa coletiva, que precisa partir de toda a sociedade para beneficiar a cidade”, defendeu Elisabete.

Com 13 livreiros, expositores, tenda cultural, cafeteria e o palco com atividades literárias, a estrutura da 48° Feira do Livro de Pelotas já está montada. Com início nesta sexta-feira (28), sua abertura oficial acontece na noite de sábado (29).

Serviço

O que: 48ª Feira do Livro de Pelotas

Quando: de 28 de outubro a 15 de novembro

Onde: Praça Coronel Pedro Osório, Pelotas (RS)

Entrada franca

 

PRIMEIRA PÁGINA

COMENTÁRIOS

 

Comments

comments