Grupo canguçuense fomenta cultura através de danças folclóricas

Ideia é manifestar tradição de diversas origens com integrantes de várias faixas de idade

Por Vivian Domingues Mattos

Amigos que já possuíam uma trajetória em danças alemãs e pomerana reuniram-se no Grupo Bauernkreis              Fotos: Acervo do grupo

Vinculado à Associação Cultural Gramado, o Grupo de Danças Folclóricas Bauernkreis atua em Canguçu, no Rio Grande do Sul, realizando manifestações artísticas que carregam elementos que percorrem as culturas alemã, pomerana, austríaca, sueca e polonesa.

Formado em julho de 2022, o Grupo é atualmente composto por 18 integrantes da categoria adulta, na faixa etária de 18 a 30 anos, e os ensaios ocorrem semanalmente no Ginásio Municipal de Esportes.

A iniciativa de composição do Grupo Bauernkreis surgiu de uma união entre amigos que já possuía uma trajetória em danças alemãs e pomerana do período de escola. A partir disso, o Grupo criou uma identidade que representasse o município e que englobasse várias faixas etárias. O presidente, instrutor e coordenador do Grupo, Giales Raí Blödorn Rutz, comenta que a proposta é expandir o Grupo e trabalhar com categorias além da adulta. “A ideia é que a gente possa construir mais categorias, conforme nós formos estruturando uma por uma”.

O instrutor Giales Rutz explica que a escolha do nome do Grupo é a união de duas palavras que carregam significados característicos para o Grupo e do município. Buscando uma nomeação alusiva a Canguçu, reconhecida como a Capital Nacional da Agricultura Familiar, com suas 14 mil pequenas propriedades rurais e uma representação das danças folclóricas, surgiu a nomeação “Bauernkreis”. O nome significa “Círculo de Agricultores”, sendo um termo originado da língua alemã que liga as palavras “bauer” que significa “agricultor” e “kreis” na tradução de “círculo”.

O Grupo aceita convites para apresentações em localidades fora de Canguçu, mediante a disponibilização de transporte. Suas próximas apresentações e participações em eventos irão ocorrer a partir do dia 8 de outubro, na 33° Südoktoberfest em São Lourenço do Sul, e nas cidades de Santa Cruz do Sul e Igrejinha.

Além disso, ocorrerá, em 5 de novembro, o “1º Baile de Chopp do Grupo de Danças Folclóricas Bauernkreis” em Canguçu e aberto ao público.

O grupo prepara-se para apresentações em Canguçu, São Lourenço do Sul, Santa Cruz do Sul e Igrejinha

PRIMEIRA PÁGINA