Por Brígida Sodré
A canção “Inevitável” conta com participação de Gii Quaresma, Isaque Acosta, Juanitto e Ravena
Com uma pegada que lembra o famoso Poesia Acústica, o grupo de rap rio-grandino Quality Sul lançou no dia 12 de abril a música “Inevitável”, que conta com vocais de Mc Quaresma, Onlyzin, Gii Quaresma, Juanitto, Isaque Acosta, Real Keven, Prodígio e Ravena. A canção está disponível no Spotify.
Com uma semana de lançamento, o videoclipe de quase dez minutos já atingiu 2,4 mil visualizações no canal da Quality Sul no YouTube. Para o Mc Quaresma, 23 anos, “Inevitável” é a canção mais linda que já escreveu. “Sou grato por esse momento que estamos vivendo, sem palavras a todas as pessoas que têm nos apoiado”, agradece o Mc.
A cantora Ravena,18 anos, revela que esta foi sua primeira parceria com artistas de Rio Grande. “Admiro muito a galera da Quality e todos os artistas da cidade que correm atrás do que querem. Agradeço pela oportunidade e espero que gostem da minha participação”, expressa sua satisfação.
Já Gii Quaresma,17 anos, conta que o convite partiu de seu irmão, Mc Quaresma, que é um dos membros da Quality. “Em um som de acústico, é bem normal ter uma voz feminina, mas ao mesmo tempo é bem importante pra poder mostrar que temos voz nesse tipo de som”, explica a jovem sobre a presença de mulheres no rap. “É um momento muito fod*, muito lindo e gratificante demais”, acrescenta.
Isaque Acosta, de 22 anos, vê a experiência de participar deste projeto como uma forma de valorizar a cultura local e remete para ele ao sentimento de coletividade. “Não podemos parar de manter em evidência a cultura rica que temos no Sul do Sul do país. Acredito que juntos somos mais fortes”, afirma o cantor.
Segundo o fundador da Quality Sul, Prodígio, de 21 anos, “fazer parte do acústico foi incrível. Juntou uma galera com estilos musicais e gostos diferentes para fazer algo inédito em Rio Grande”. Já na visão de Juanitto, 25, ”participar do projeto foi como desenhar um plano e ver ele saindo do papel”. “Foi muito mais do que eu esperava”, diz.
Construção da música
Em entrevista ao Arte no Sul, o integrante da Quality, Real Keven, 22 anos, conta que a ideia de lançar um projeto acústico surgiu em 2019. “Em 2020, gravamos um, mas não ficou no estilo que a gente queria. Em 2021, conseguimos fechar um time fod* pra trampar com a gente e bolamos a ideia desse som”, explica RK.
A construção da música se deu por meio de parcerias. Os versos cantados por Onlyzin, 19 anos, e Juanitto, 25, em “Inevitável”, surgiram a partir de uma iniciativa da dupla em compor uma canção em parceria. “Um certo dia, num ensaio da Quality, mostramos a nossa música para o grupo e pensamos porque não pegar essa música e fazer um projeto grande com artistas da cidade”, conta Onlyzin.
Nesse primeiro encontro, estavam presentes Gii Quaresma, Juanitto, Keven, Mc Quaresma, Onlyzin e Prodígio. “A gente se juntou e foi um lance bem natural e sem pressão. Pensamos em adicionar mais duas vozes ao som: a Ravena, que já tem uma proximidade com a Quality, e o Isaque, que tinha essa ligação com o Juan, para incrementar o som e fechar daquele jeitão”, relembra Keven.
A identidade sonora da música foi composta inicialmente pela melodia do Mc Quaresma e os arranjos e acordes de Juanitto no violão. A captação, mix e master deste som foi realizada por Mdbeats, na gravadora M.Record Studio, em Rio Grande. Já a produção musical ficou nas mãos de Dedey.
“Recebi o convite pra fazer a instrumentalização de fundo, tipo um tempero a mais. Porque por mais que o violão já estivesse muito bom, acabava soando enjoativo depois de um certo tempo. Fiz algumas percussões, coloquei piano, bells, guitarra, violão sintetizado, baixo e 808”, explica o produtor. “Enfim, foi uma honra ter trabalhado com esse time de monstros, mais uma vez, e espero que dê muito resultado”, agradece Dedey.
Sobre a gravação do clipe
O lugar escolhido para gravação do clipe foi a casa cultural e barzinho Espaço Lambe. Kevin conta que escolheu o lugar após a realização de um poket show da Quality Sul no local. Os idealizadores da Lambe, Isadora Simões, 24 anos, e Diogo Azevedo, 26, adoraram a iniciativa e aceitaram ceder o Espaço de forma gratuita para a gravação. “É um espaço jovem, que tem festa e a gente que é a cara do rolê gravou ali. Ficou uma identidade visual incrível no videoclipe”, revela Kevin. Para o casal, esta ação é uma forma de apoiar os artistas locais incentivando-os e movimentando a cultura da região.
A captação de imagens para o videoclipe foi realizada no dia 13 de março por Vinícius Teixeira, proprietário do VT Filmes. Junto com Keven, Vinícius dirigiu a produção audiovisual. “Não teve um roteiro muito elaborado. Foi um lance bem espontâneo, no feeling mesmo. A gente sentou, começou a gravar, interagimos com a câmera, cantamos, fizemos o que a gente sabia”, conta RK.
Apontado como um dos principais responsáveis para o andamento do projeto, Prodígio revela que a maior dificuldade encontrada durante o processo foi concliar a agenda de todos os artistas envolvidos. “Mas fora isso, foi muito bom. A vibe foi surreal porque, além de ser uma galera muito diferente, acredito que todos que estavam ali são amigos. Então, fazer um clipe com uma galera que a gente gosta e curte deixa tudo numa vibe de família mesmo”, acrescenta.
Para Ravena, a gravação foi a sua parte favorita. “Consegui me soltar um pouco mais e foi bem divertido”, relembra a cantora. Juanitto também compartilha como foi a experiência de gravar seu primeiro clipe. “Estar ali no clipe como artista e cantor me passou uma sensação de ser visualmente responsável por passar a energia do som para o público. Aquilo que eu sinto de verdade estando ali com meus amigos e ouvindo nosso som. Espero ter conseguido trazer isso pra vocês”, expressa.
PERFIL DOS MÚSICOS
COMENTÁRIOS
Muito massa a matéria! Sou fã do grupo
Bhia Muniz
Matéria incrível!!
Só orgulho desse grupo maravilhoso.
Miris Lima
Galera massa, reportagem foda, é massa ver a galera dando visibilidade para o que é da cidade, o que é nosso, sucesso pra geral…
Júllia Campos
Os cara mais brabooo da cidade tanto numa pegada acústica quanto na pegada do rap os cara são de mais
Antonio Silva
Parabéns a todos, respeito total Dedey
Vinicios
Você precisa fazer login para comentar.