Lançamento no Dia do Trabalhador ressalta a importância da consciência política
Neste 1º de maio, a banda pelotense de hardcore Suburban Stereotype lança o clipe da música “Somos um Só”, produzido pela Mayhem Produções. Celebra o caráter questionador do movimento na canção “Somos um Só”, que faz parte do álbum “Leitmotiv”, de 2017. O lançamento no Dia do Trabalhador não é uma coincidência, e foi planejado para também relembrar as questões sociais explanadas de forma artística pela banda em todas as suas composições.
Os integrantes da Suburban Stereotype decidiram retomar o trabalho do álbum “Leitmotiv” para, de forma simbólica e afetiva, reafirmar o posicionamento ideológico do que Douglas Jardim, baixista da banda, intitula de “faça você mesmo”. “A nossa ideia sempre foi promover e participar de eventos com bandas que gostávamos, de forma independente, e o Leitmotiv, para nós, foi uma sintetização do que é ser uma banda de hardcore”, explica.
A proposta de realizar o lançamento do clipe no Dia do Trabalhador destaca o principal objetivo da música “Somos um Só”: relembrar que a sociedade precisa despertar para uma luta coletiva, e não individual. Maicon Rodrigues, ex-guitarrista da Suburban, conta que o momento de produção do disco e da música promoveu reflexões profundas de autoconhecimento, ser político e descobertas dentro do movimento.
“É uma data muito simbólica, e espero que seja um gatilho para que mais produções possam vir a partir disso. Esse clipe também remete ao afeto e a celebração que é estarmos em um ambiente que gostamos, reunidos com pessoas que acreditam nas mesmas coisas que a gente, e mostra o que é o nosso movimento underground”, afirma.
“Somos um Só”
A faixa de encerramento do álbum de 2017 carrega um significado que vai além do seu próprio título: foi criada pelas mãos de todos os integrantes da última formação da Suburban Stereotype. Parte de um disco produzido de forma colaborativa, a música agora é lançada em formato de clipe, simbolizando também a finalização de um ciclo de trabalho junto ao “Leitmotiv”. Foi gravado em um dos últimos shows da banda, ainda em 2018, no bar pelotense Dom Bier.
O senso de coletividade presente na letra foi pensado e roteirizado pelos músicos da banda e por Pedro Frio, sócio-proprietário da Mayhem Produções. Na edição do videoclipe, a música dialoga com os cortes de câmera tremidos da banda que toca com o público em volta. A sensação é de estar no meio do “mosh pit” durante a apresentação. “A ideia foi mostrar um show de hardcore com a galera que apoia o movimento de verdade, além de honrar o esforço que bandas como a Suburban fazem pela cena underground de Pelotas e região”, conclui o produtor.
Criada em meados de 2012 por amigos que compartilhavam ideais do movimento underground, a banda pelotense de hardcore, Suburban Stereotype, foi um catalisador de expressão de ideias e sentimentos em meio às mudanças sociais e políticas da época. Sua última formação, com o álbum Leitmotiv (2017), teve como integrantes o ex-vocalista e produtor Augusto Santos, o baixista Douglas Jardim, os ex-guitarristas Maicon Rodrigues e Pedro Bittencourt, e o baterista Rodrigo “Esmute”.
O lançamento poderá ser conferido a partir das 10h de domingo (1º de maio), no canal do YouTube da Suburban Stereotype e Mayhem Produções.
COMENTÁRIOS
Você precisa fazer login para comentar.