Expectativa do retorno às atividades do Theatro Sete de Abril

Por Victoria Dutra e Victoria Meggiato     

Reabertura da sala de espetáculos restaurada deve valorizar trabalho dos artistas de Pelotas

Como falar na cultura de Pelotas sem citar o Theatro Sete de Abril? O local foi o primeiro teatro construído no Rio Grande do Sul e é um dos mais antigos do País. Foi inaugurado em dezembro de 1834 durante o Ciclo Econômico das Charqueadas, na época em que Pelotas era uma das cidades mais prósperas do Brasil. O local possui características do estilo colonial, sendo um prédio coberto por telhado com beiral, projeto do engenheiro alemão Eduard van Kertchmar e execução de José Vieira Vianna. O nome foi dado como uma homenagem ao Dia da Abdicação de D. Pedro I ao seu trono, em favor de seu filho, que alguns liberais mais exaltados consideravam a verdadeira data de Independência do Brasil. Mas apesar de tamanha importância para a cidade, o teatro está fechado desde 2010 em razão de uma restauração completa, e a reinauguração, prevista para o segundo semestre deste ano, tem causado grande expectativa no público e artistas pelotenses.

As obras de restauro iniciaram em 2019 e tiveram uma pausa de apenas 22 dias no ano passado, por conta da pandemia do coronavírus. A reabertura do Theatro Sete de Abril promete grandes mudanças, valorizando os artistas locais e a cultura de Pelotas. A ideia é que a casa seja transformada em um espaço para a comunidade artística local e que seja acessível a todos os segmentos culturais.

O ex-secretário de cultura, que atualmente faz parte da diretoria do Sete de Abril, Giorgio Ronna, contou um pouco sobre como será o funcionamento: “O Sete de Abril estará sempre de portas abertas para a comunidade artística pelotense. Uma novidade será a abertura do teatro para um Programa de Residências, permitindo que nossas companhias de Circo, Dança e Teatro possam ensaiar  espetáculos ali, ou mesmo iniciar processos de investigação artística”.

Como equipamento cultural público, Giorgio Ronna destaca ainda que o teatro “estará disponível também para as apresentações culturais da Rede Municipal de Ensino”. “E, claro, colocaremos o Sete de Abril de volta ao circuito estadual e nacional de shows, concertos e espetáculos assim que tivermos segurança sanitária para esse retorno”, continua.

                       Theatro Sete de Abril deve retomar atividades no segundo semestre deste ano                                       Foto: Gustavo Vara – Prefeitura de Pelotas

 Previsão de atividades

O Theatro, que está fechado há mais de 10 anos, já tem previsão para a volta de algumas atividades, como oficinas de dramaturgia, as quais serão oferecidas para a formação de novas artistas, ainda este ano, como esclarece Giorgio Ronna. ”Precisamos enxergar o Sete não apenas como a magnífica casa de espetáculos que é, mas sobretudo como um lugar de prática artística e de formação e profissionalização das novas gerações. A partir de julho reativaremos o teatro a partir dos Núcleos de Dramaturgia, Cenografia e Dança, oferecendo cursos e oficinas ao longo do segundo semestre”.

Através de uma parceria com o Serviço Social do Comércio (SESC), até o momento a casa já tem programação para os meses de julho e setembro deste ano. As primeiras oficinas confirmadas acontecerão através de uma parceria com o SESC Dramaturgias. No momento estão programadas a Oficina de Dramaturgia Escrita, com Diones Camargo, de Porto Alegre, em julho, e a Oficina de Dramaturgia da Iluminação Cênica, com Guilherme Bonfanti, de São Paulo, para setembro.

“O tradicional programa Sete ao Entardecer retornará ao seu palco original com gravações e transmissões realizadas no palco do Sete de Abril, entre outras atividades que estamos preparando junto aos Cursos de Teatro e Dança da UFPel”, informa Ronna.

Nestes anos em que o Sete de Abril esteve fechado, houve muita pressão da população pelotense e da comunidade artística através de atos públicos, pela reabertura do local. Segundo Giorgio, agora que a previsão de reabertura do Theatro é para o segundo semestre de 2021, as expectativas são as melhores possíveis.

“Sabemos o carinho que o povo de Pelotas tem por seu teatro e contamos também com a curiosidade de todos que jamais ingressaram em seu interior por causa da interdição que demorou tantos anos. Ao longo desse ano, pude perceber no diálogo com diretores, dramaturgos, coreógrafos, atores, músicos, assim como gestores de Instituições, o grande potencial de esperança e inspiração que um teatro possui em sua reconstrução”, destaca.

As atividades que serão ofertadas ao público, através da parceria do Sete de Abril com o SESC, vão ser em formato virtual por conta da pandemia do novo Coronavírus. Em breve, as inscrições e as datas das oficinas serão divulgadas.

PRIMEIRA PÁGINA

COMENTÁRIOS

Comments

comments