Semana dos Museus da UFPel começa nesta segunda

Por Helena da Rocha Schuster

Evento faz parte da 19ª Semana Nacional e reflete o futuro das instituições em seminário

Desde o início da pandemia, museus ao redor do mundo vêm sofrendo duramente os efeitos do distanciamento social. Por isso, este ano, o Dia Internacional dos Museus, celebrado mundialmente no dia 18 de maio, será uma oportunidade de refletir sobre o futuro dos museus. O Conselho Internacional de Museus (Icom) escolheu a temática “Futuro dos museus: recuperar e reimaginar” para nortear a comemoração da data em todo o mundo.

No Brasil, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) adotou a temática mundial para promover a 19ª Semana Nacional de Museus (SNM), evento realizado anualmente em referência ao dia 18 de maio. Durante esta “temporada cultural”, que ocorre, este ano, entre os dias 17 e 23 de maio, instituições em todo o País participam do evento, realizando diversas atividades alusivas ao tema. Em Pelotas, um dos eventos inscritos na SNM é a Semana dos Museus da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), que terá como principal atividade o “Seminário da Semana de Museus da UFPel 2021”.

Organização e programação das atividades

A Semana dos Museus da UFPel é o evento da Universidade alusivo à Semana Nacional dos Museus. As atividades da UFPel, este ano, acontecem entre os dias 17 e 21 de maio. Desde o ano passado, as atividades do evento são promovidas de forma online em função da pandemia. O evento é realizado pela Rede de Museus da UFPel, um órgão suplementar da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREC), criado em 2017, para manter e valorizar, de forma unificada, o patrimônio museológico da Universidade.

Entre instituições, projetos museológicos, acervos e coleções, a Rede contempla 20 iniciativas da Universidade. Desde março de 2020, os museus da UFPel estão fechados ao público em função da pandemia, conforme explica a coordenadora da Rede de Museus, Andréa Bachettini. “Os museus tiveram que se adaptar à nova rotina durante a pandemia, investindo no mundo virtual, nas redes sociais e nos sites das instituições”, explica.

Por isso, a Semana dos Museus da UFPel busca refletir sobre o papel e futuro dos museus da Universidade. “A proposta deste ano coloca o desafio de pensar o futuro dos museus em meio à pandemia e, no caso da UFPel, o papel dos museus universitários, que são importantes aparelhos culturais, educacionais e de divulgação dos conhecimentos produzidos dentro da Universidade”, conta Andréa.

Uma das principais atividades da semana é o “Seminário da Semana de Museus da UFPel 2021”, que será realizado entre os dias 18 e 21 de maio. O seminário contará com palestras de diversos convidados e apresentações de trabalhos universitários.

Cartaz e programação do Seminário que começa na terça-feira                        Imagem: Divulgação

Mesas redondas, exposições virtuais, projeções de imagens e jogos interativos serão outras atividades oferecidas ao público durante o evento. A programação completa da Semana dos Museus da UFPel, com datas e horários, pode ser acessada na página da Rede dos Museus.

A coordenadora da Rede destaca, ainda, a importância de refletir sobre o futuro dos museus e da valorização desses espaços e seus funcionários. “Este seminário vai justamente proporcionar este debate [sobre o futuro dos museus]. Durante a pandemia ficou visível a carência desses espaços culturais, mas observou-se muita criatividade para se adaptar às novas circunstâncias, mesmo com poucos recursos e pouca mão de obra”, finaliza Andréa.

Todas as instituições pelotenses inscritas na Semana Nacional de Museus, e também toda a programação de outros estados, está disponível nesta publicação em pdf.

PRIMEIRA PÁGINA