Produções do Cine UFPel ganham espaço em festivais

Por Rafaela Martins dos Santos

“Letícia, Monte Bonito, 04” é premiado no Festival de Gramado e no Mix Brasil

Laís, aparentando estar entediada, enquanto espera sentada em frente a uma vendinha de interior, decide subir as escadas da casa em busca de algo mais interessante e, de fato, encontra. É assim que começa o curta “Letícia, Monte Bonito, 04” produção de alunos do Cinema UFPel, que vem ganhando espaço e premiações em festivais nacionais.

A história se passa em uma cidade de interior, onde duas garotas, interpretadas pelas atrizes Maria Galant e Eduarda Bento, se encontram e se descobrem durante uma tarde de calor. A narrativa foi criada pela diretora Júlia Régis, baseada nas histórias que ouviu de uma amiga. Com proposta ousada, o filme traz temas como sexualidade, descoberta e romances lésbicos com finais felizes.

“A única coisa que eu sabia é que eu queria fazer um filme com temática lésbica, era só o que eu tinha de noção. Eu comecei a pesquisar sobre o que eu queria falar e também queria muito fazer alguma coisa voltada para o público jovem, alguma coisa que eu não tive na minha criação, crescendo e descobrindo a minha sexualidade”, contou Julia Régis, sobre o processo criativo do roteiro.

Atrizes Maria Galant e Eduarda Bento interpretam personagens do filme

A produção do filme aconteceu em meio à quarentena, as gravações foram feitas poucos dias antes do coronavírus chegar em Pelotas, e a pós-produção do filme foi feita à distância. Apesar das dificuldades de finalizar o filme em meio a uma quarentena, essa situação também tem pontos positivos.

“Quando os festivais acontecem de forma física, querendo ou não, delimita muito o público. E, agora, com o pessoal assistindo online tem mais alcance. Amigos meus da minha cidade natal estão assistindo, coisa que provavelmente eles só iriam assistir daqui a dois ou três anos”, apontou Julia Leite, diretora de fotografia.

Além do Festival de Gramado, onde ganharam o Prêmio Edição de Áudio, elas também já participaram do 4º Metrô Universitário, 5ª Diálogo de Cinema, em que ganharam o Prêmio Júri Popular, e 28º Mix Brasil, onde ganharam Prêmio do Público, como Melhor Curta-Metragem Nacional e Fotografia. E elas não querem parar por aí, o próximo passo é chegar em festivais internacionais.

“Letícia, Monte Bonito, 04” é um filme dirigido por Julia Régis, e possui uma equipe muito talentosa. Para conhecer todos aqueles que fizeram parte da produção, e acompanhar o filme nos próximos festivais que estão por vir, é só seguir a página no Instagram @leticiaofilme.

Assista o teaser:

PRIMEIRA PÁGINA