Cine UFPel realiza mostra virtual durante a pandemia

Por Danieli Schiavon

Projeto realiza evento online com convidados para debater diversas temáticas durante o período de distanciamento

O Cine UFPel é uma sala de cinema criada em 2015 por iniciativa de docentes do Colegiado dos Cursos de Cinema e Audiovisual e Cinema de Animação da Universidade Federal de Pelotas. Originado por meio de um Projeto de Extensão, o Cine UFPel é sediado no auditório Luis Simões Lopes, na Agência de Desenvolvimento da Lagoa Mirim, à Rua Lobo da Costa, nº 447, no centro de Pelotas.

A criação do Cine UFPel se deu para estimular a universalização do acesso às obras cinematográficas e audiovisuais e incentivar a reflexão e discussão de ideias por meio do cinema e de suas interfaces culturais e sociais. Dentre a programação do cinema se destacam principalmente as produções autorais e independentes, nacionais e latino-americanas, filmes fora dos padrões de cinemas comerciais e, também, as obras produzidas pelos alunos da UFPel nos cursos de Cinema.

Sala de Cinema do Cine UFPel funciona de forma virtual durante pandemia / Reprodução

As sessões de filmes são gratuitas e abertas a todos os públicos, em horários variados de segunda-feira à sábado, mas desde setembro de 2018, quando um incêndio atingiu a sede da Sala do Cine UFPel, as atividades do projeto estavam suspensas. No começo de 2020, o espaço foi novamente liberado, mas em razão da pandemia do novo coronavírus, as atividades não chegaram a ser retomadas. De acordo com a coordenadora do projeto e docente do Centro de Artes da UFPel, Cintia Langie, o Cine UFPel não costumava produzir mostras online, mas diante do cenário de distanciamento social e das propostas de atividades virtuais sugeridas pela Universidade, houve a iniciativa de criar exibições através da página do Facebook do projeto.

A primeira mostra ocorreu em julho, com exibições quinzenais de curtas-metragens produzidos por alunos e ex-alunos da Universidade. Na dinâmica, após a exibição do filme, acontecia uma conversa com os produtores sobre os filmes, com participação dos internautas, por meio de mensagens enviadas no chat da transmissão.

Com os bons resultados da primeira experiência, em outubro foi lançado o Cine UFPel Convida, com a ideia inédita de convidar coletivos e grupos sociais para debater temáticas como sobre direitos humanos, liberdade de expressão e diversidade.

“Agora que estamos confinados, é um grande momento para saber ouvir e ter sensibilidade. É importante nos entendermos enquanto grupo de pessoas com lutas e visões de mundo comuns. A pandemia nos oportunizou esse momento de formar redes, trocar ideias, fazer parcerias”, pontuou Cintia.

Segundo a coordenadora, é a primeira vez que o Cine UFPel produz mostras com convidados, visando dar maior visibilidade a esses grupos. “Há uma série de coletivos tão legais que têm produzido materiais, conhecimento, ações sociais muito importantes. Achamos interessante tirar a centralidade daquele curador que escolhe filmes por questões autorais e de estética e voltar nosso olhar para o cinema enquanto encontro e multiplicador de sensações e visões de mundo que podem melhorar nossa realidade”, completou.

A dinâmica desta mostra vai ser um pouco diferente da ocorrida no primeiro semestre. Os filmes serão divulgados na página do Facebook na semana anterior ao debate, e às quintas-feiras, às 18h, ocorrerá a transmissão do debate entre os convidados.

A primeira exibição ocorreu na quinta-feira (15), no Canal do YouTube do Cine Ufpel. O coletivo convidado para abrir o evento foi o Macumba Lab, integrado por realizadores negros do Rio Grande do Sul. O filme escolhido foi o “Um é pouco, dois é bom”, produzido por Odilon Lopez, o primeiro longa-metragem realizado por um diretor negro no Brasil.

Cartaz do filme “Um é pouco, dois é bom” de Odilon Lopez / Divulgação – Facebook Cine UFPel

O próximo coletivo convidado vai ser a Usina Feminista, um grupo pelotense que gera empregos e renda para mulheres da cidade. Os temas desta Mostra vão transitar entre o movimento negro, feminista, LGBTQI+, índigena, ambiental e sobre agroecologia. A divulgação dos coletivos e da programação dos filmes escolhidos para os próximos debates pode ser acompanhada pela página do Facebook do Cine UFPel.

PÁGINA INICIAL