Pelotas busca retomar glória de seu carnaval

A General Telles e demais escolas de samba pelotenses voltam a desfilar entre os dias 21 e 24 de fevereiro                 Foto: Arquivo (imagensfatos.blogspot.com)

Por Paulo Lopes Marques

O carnaval é a maior festa popular do Brasil e a expressão da cultura nacional que é exportada para o mundo. Todos os anos, nos meses de fevereiro ou março, a alegria invade as ruas e transforma os quatro dias dessa folia nos mais esperados para milhares de pessoas de norte a sul do país. Considerado “o maior espetáculo da terra”, o carnaval dos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro é merecedor deste título. Mas Pelotas também já teve seu período de glória e o agora remodelado carnaval da Princesa do Sul tenta reencontrar sua identidade do passado, com um novo capítulo que tem data marcada entre os dias 21 a 24 de fevereiro de 2020.

O auge do carnaval de escolas de samba de Pelotas aconteceu durante as décadas de 1970 e 1980, quando chegou a ser considerado o terceiro melhor carnaval do Brasil. Escolas de samba desfilavam seu luxo e glamour pelas ruas 15 de Novembro, avenida Bento Gonçalves e rua Marechal Floriano, atraindo milhares de turistas, inclusive de países vizinhos. Aos poucos, de lá para cá, o carnaval pelotense foi perdendo sua grandeza, as escolas de samba passaram a enfrentar dificuldades e em anos recentes, já na região do Porto, nem mesmo o concurso aconteceu. Porém, a partir deste ano, uma nova fórmula foi experimentada, o carnaval foi remodelado, as escolas voltaram à avenida e o público que havia se afastado, tenta se adaptar ao novo modelo.

Os últimos anos foram bastante difíceis para as escolas de samba pelotenses. A crise financeira, junto com a falta de organização e de incentivo na política pública ao carnaval, afastou as escolas de samba da avenida. O último ano de realização de concurso (competição) havia sido em 2013. Nos anos de 2014 e 2016, as escolas de samba não desfilaram e, em 2015, 2017 e 2018, houve apenas desfiles de participação. Neste ano de 2019, o carnaval foi realizado fora de época, mas marcou o início de uma retomada, com o retorno da realização de concurso e a participação de três escolas de samba. Para 2020, as datas voltam ao calendário oficial do carnaval e o evento seguirá sendo realizado na zona do Porto da cidade, embora tenha sido cogitada a mudança de local.

O carnaval de Pelotas é promovido pela Associação das Entidades Carnavalescas de Pelotas (Assecap), mas desde essa última edição de 2019, uma empresa produtora de eventos passou a ser a responsável pela administração do carnaval. A empresa Bah! Entretenimento assumiu a responsabilidade de prover todos os recursos materiais necessários para o desfile, como arquibancadas, iluminação, sonorização e segurança interna. Como retorno financeiro ao investimento, a empresa administra os bares ao longo da avenida e a venda dos ingressos para o público.

De acordo com o diretor de manifestações populares da Secretaria de Cultura de Pelotas (Secult), Paulo Pedroso, a Prefeitura fica responsável pela parte externa aos desfiles, como o monitoramento, fiscalização de trânsito e segurança externa, através dos agentes da Secretaria de Transporte e Trânsito, Guarda Municipal e o apoio da Brigada Militar. O diretor afirma que a Secult irá repassar um montante de 350 mil reais à Assecap, que é a gestora do carnaval. Esse valor, que chegará dividido em três parcelas a partir do mês de novembro, será repassado pela entidade aos seus filiados (escolas de sambas adultas, mirins, blocos burlescos e bandas).

Abram alas para as escolas de samba pelotenses

A agremiação mais antiga da cidade e uma das pioneiras do país é a Academia do Samba, que em 2019 completou 70 anos. A escola do bairro Simões Lopes foi fundada em 3 de fevereiro de 1949 e já conquistou 11 títulos de campeã, sendo o primeiro em 1953 e o último em 2008. Para o próximo ano a escola azul e branco levará para a avenida o enredo “Na mesa de um bar nasce o meu carnaval”.

A caçula entre as agremiações é a Escola de Samba Unidos do Fragata. A escola amarelo e branco do bairro cidade foi fundada em 4 de outubro de 1991 e obteve nove títulos de campeã, sendo o primeiro em 1994 e o mais recente em 2003. O tema da escola para o próximo carnaval é “Viajei nas asas da imaginação, sonhar sonhei com a Unidos do coração”.

Afastada da avenida há alguns anos, a Estação Primeira do Areal volta no ano que vem a desfilar no carnaval. A fênix do bairro Areal foi fundada em 4 de março de 1977. A escola, que tem as cores amarelo, azul e branco, conquistou o carnaval de Pelotas 12 vezes, sendo a primeira no ano de 1978, um ano após a sua fundação e a última em 2013, na última vez em que concorreu. Mesmo já tendo definido o tema enredo, a agremiação só fará o anúncio oficial em um evento marcado para o mês de novembro.

A Escola de Samba General Telles, que tem um coração como símbolo, fundada em 8 de novembro de 1950, comemorará seus 70º aniversário no próximo ano. Como homenagem, o tema enredo será “Se recordar é viver, sou Telles até morrer”. A escola da rua General Neto e J.K. de Oliveira, já conquistou 22 títulos, o primeiro deles em 1961 e o último neste ano de 2019. O presidente da vermelho e branco, Marcão, afirma que a escola fará uma apresentação recordando seus grandes desfiles que a fizeram se tornar a maior vencedora do carnaval de Pelotas. Para atingir o bicampeonato, a escola já contratou uma nova harmonia e os ensaios estão programados para começar em janeiro. O presidente também argumentou que, neste último carnaval, a escola precisou investir 120 mil reais a mais do que o repasse recebido através da Assecap.

Além do repasse de verba pela Assecap, as escolas de samba de Pelotas têm realizado ao longo do ano vários eventos musicais, almoços, brechós, bingos e venda de camisetas, como forma para obtenção de recursos que custeiem os desfiles e a manutenção das agremiações.

O carnaval da parceria privada

O carnaval de 2020 acontecerá nos dias 21 a 24 de fevereiro na região do Porto. No dia 21, sexta feira, desfilam os blocos burlescos. No sábado, dia 22, quem desfila são as bandas carnavalescas. Dia 23, domingo, é a vez das escolas mirins e no dia 24, segunda-feira, é a grande noite das escolas de samba do grupo especial.

Os ingressos começaram a ser vendidos no período de 28 a 30 de agosto na banca 66 do mercado central e tiveram uma boa procura, mas agora só estão disponíveis pela internet, no site www.minhaentrada.com.br. Os valores vão de R$ 44,00, individual na arquibancada, até R$ 5.417,50, o camarote fechado para 15 pessoas. Todos os tipos de ingressos dão direito às quatro noites de desfiles.

Este novo formato de fazer carnaval, em que o poder público repassa à iniciativa privada a gestão do carnaval, foi uma alternativa encontrada para a tentativa de retomada e crescimento dos desfiles das escolas de samba. A verba que antes tinha que ser dividida entre as escolas, montagem e manutenção de toda a estrutura, agora pode ser repassada integralmente para as entidades recreativas. Em outras cidades com carnavais prestigiados, como Uruguaiana e Cruz Alta, essa modalidade vem dando bons resultados. Mas, se por um lado, o poder público economiza recursos financeiros e materiais na estrutura do carnaval, por outro, o acesso à avenida acaba tornando-se mais caro, pois existe a necessidade do evento gerar lucro.

De qualquer forma, a esperança é de que essa nova experiência profissionalize o nosso carnaval, consiga trazer de volta os grandes desfiles das escolas de samba e a participação de um expressivo público, transformando esse evento popular verdadeiramente numa grande festa democrática.

PRIMEIRA PÁGINA

COMENTÁRIOS

Comments

comments