Princesa do Sul: cidade do… lanche!

 

      Cidade dos doces tem outro lado popular em versão salgada                    Foto: Gustavo Vara / Prefeitura de Pelotas

 

Carolina Ávila

     Pelotas, a cidade do doce. É essa a referência que os turistas têm da nossa Princesa do Sul. Já quem mora aqui na cidade, a referência é outra, mais salgada: Pelotas, a cidade do lanche.

As avenidas Bento Gonçalves e Duque de Caxias, principalmente, abrigavam os tradicionais trailers e quiosques de lanches, que ofereciam uma vasta diversidade de estabelecimentos próximos um do outro. Em 2014, em virtude de uma ação do Ministério Público, que exigiu uma melhor reorganização do espaço público, esses estabelecimentos foram retirados das ruas e tiveram que se reestruturar para continuarem trabalhando. Alguns seguiram com trailers regularizados (com o tamanho exigido pela Prefeitura de Pelotas e possuir quatro rodas, ser móvel) e com horário para funcionamento. Já outros, decidiram construir ou alugar alguma sede fixa para o seu negócio.

Um dos que tiverem que se readaptar – embora o trailer principal se localizasse na Rua 3 de Maio – foi o Circulu’s. Essa lanchonete ganhou notoriedade em Pelotas e a maionese ficou famosa. Segundo João Fernandes Medeiros (proprietário), no ano de 1991, o seu sobrinho que possuía um trailer o convidou para trabalhar fazendo lanches. Um mês depois de iniciarem os trabalhos, o sobrinho de João saiu do negócio e vendeu para ele o “automóvel” em 36 vezes. Seu João, como é conhecido, frisa que no início não foi fácil: “Era difícil, vendíamos pouco. Com o passar do tempo, começamos a conquistar os clientes”. Hoje em dia, são 79 funcionárias que trabalham no Circulu’s. “As mulheres são mais profissionais”, ressalta o proprietário. Inclusive a filha de João trabalha na empresa, que após muito o pai pedir, assumiu a chefia da tele-entrega.

Há mais de 25 anos no mercado, o Circulu’s Lanches dispõe de três pontos de venda e uma cozinha industrial. Seu João, com orgulho, convida: “Está aberta para visitações, mas não pode avisar, tem que aparecer de surpresa”. O segredo do sucesso? O dono sempre afirma que ninguém gosta de maus serviços, por isso, ele mantém a mesma qualidade dos primeiros tempos da lanchonete até hoje para os clientes. Sua empresa já apareceu em grandes programas, como Mais Você, da Ana Maria Braga, Tele Domingo, Programa da Rodaika, Pretinho Básico, etc. Conversador e cativante, João vai todos os dias para a sede da Rua 3 de Maio, pois afirma que todos os funcionários são como uma grande família e a alegria deles é o prazer em agradar os clientes.

Mas não são só os estabelecimentos que já estão há alguns anos no mercado que ganham notoriedade, embora existam inúmeras lanchonetes na cidade de Pelotas, há espaço para novos empreendedores, como é o caso do Sr. Bauru. Os proprietários Denise Amaral Medeiros e Carlos Renato Bento Junior inauguraram o novo local no dia 4 de dezembro de 2016. Denise, responsável pelos lanches, possui vasta experiência – trabalhou mais de 20 anos em outra lanchonete, na qual possuiu diversos cargos e o último foi de gerente. O sócio dela, Junior, já havia lhe feito uma proposta no ano anterior para montarem um estabelecimento, mas Denise só tomou coragem há alguns meses: “Pensei e decidi que era a hora de ter meu próprio negócio, fazer as coisas do jeito que eu achava melhor”.

Por isso, a cidade ganhou mais um estabelecimento de qualidade. Segundo a proprietária, todos trabalham com muita vontade e dedicação. Já possuem muitos clientes e esse sucesso é por conta, principalmente, pelo “boca a boca”: uma pessoa prova o lanche do Sr. Bauru, gosta e indica para os conhecidos e assim, o ciclo continua. Denise ressaltou que o diferencial deles é o uso de alimentos e produtos de qualidade, sem abusos com os clientes e sem “mesquinharia” – com muita maionese ofertada para todos. A lanchonete, que possui só um trailer, que se localiza dentro de um estacionamento, ainda é pequena, mas o sucesso que estão fazendo já é grande e, conforme os proprietários, o público os tem aceitado cada vez mais. “É uma alegria muito grande ter esse reconhecimento, nós trabalhamos com o melhor para oferecer o melhor para os nossos clientes”, ressalta Denise.

Pelotas possui uma variedade imensa de estabelecimentos que oferecem lanches e, ainda assim, há espaço e público para receber novas lanchonetes. Quem mora aqui já sabe: em qualquer bairro conseguimos encontrar um bom lanche, um saboroso bauru. Então, para quem já mora nessa querida cidade, resta realizar a “difícil” tarefa de experimentar delícias de diferentes locais. E para quem está visitando a Princesa do Sul não esqueça: a nossa cidade é doce e salgada, aproveite as dicas e se delicie!

PRIMEIRA PÁGINA

COMENTÁRIOS

Comments

comments