A grande tela para todos

Reportagem de Aléxia Tavares –

O CineUFPel é uma alternativa de programação para os cinéfilos pelotenses

Além das salas de cinema comerciais (CineArt e CineFlix), bastante conhecidas na cidade, Pelotas possui outra opção de cinema não tão lembrada, mas com entrada franca, o CineUFPel. A Ufpel trouxe a Pelotas uma sala de cinema Digital do Programa Mercosul Audiovisual em agosto de 2015, oferecendo assim uma nova opção de cinema à população, com um diferencial para a cidade, uma programação de alta qualidade artística e totalmente gratuita, o CineUFPel.

O Projeto é coordenado pela professora Cintia Langie, do curso de cinema e aprovado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, que cedeu o auditório da Agência de Desenvolvimento da Lagoa Mirim para as atividades do projeto CineUFPel. A sala tem capacidade para 88 pessoas e sofreu reformas que lhe transformaram em uma incrível sala de cinema.

O Programa Mercosul Audiovisual tem como objetivo, além da difusão de produções regionais, a formação de pessoal através de oficinas e cursos e a pesquisa na área, por isso, a aproximação direta com universidades. Justamente por fazer parte do Programa Mercosul Audiovisual, uma rede formada por dez salas de cinema no Brasil, dez na Argentina, cinco no Uruguai e cinco no Paraguai, o CineUFPel possui foco em filmes de teor cultural prioritariamente latino-americanos, e normalmente há um espaço destinado ao debate sobre as obras logo após as exibições.

Com variada programação e entrada franca, o CineUFPel realiza regularmente sessões às quintas e sextas-feiras, às 19h, além de cineclubes, palestras, seminários e realização de mostras e eventos ligados à atividade cinematográfica da universidade e, também, em parceria com outras instituições públicas ou privadas. O CineUFPel fica na rua Lobo da Costa 447, no Centro de Pelotas.

Programação

Em 2017 o CineUFPel retomou suas atividades, após período de recesso, em fevereiro, a partir do dia 16. A programação do cinema é divulgada sempre em diversos veículos como o site da universidade, jornais locais, e, principalmente, na página do projeto do Facebook. A programação desta semana foi divulgada e serão três exibições:

– Quinta-feira 09/03 às 19h será exibido Olympia, de Rodrigo Mac Niven (2015), a exibição faz parte do ciclo de cinema em Redes. A obra não é recomendada para menores de 14 anos e traz um retrato aprofundado, de forma ficcional assim com documental, da cidade de Olympia, que se prepara para receber uma edição das Olimpíadas. A obra mostra que apesar dos jogos trazerem para cidade certa beleza, no fundo, Olympia é assombrada por um fenômenos de corrupção tão enraizado que abate diversos níveis institucionais da sociedade e também a coletividade dos habitantes locais. Assista o trailer.

– Sexta-feira 10/03 será exibida da obra de Marco Del Fiol Espaço Além (2016). A obra é um documentário , não recomentado para menores de 14 anos, onde a artista de performance Marina Abramovic viaja por lugares místicos do Brasil pesquisando comunidades espirituais, pessoas e lugares de poder. O documentário registra de forma etnográfica enquanto observa os processos de apropriação artística e humana de Marina, que entra em contato com rituais do Vale do Amanhecer, o xamanismo na Chapada Diamantina, o candomblé na Bahia, as curas do médium João de Deus e os cristais de Minas Gerais. Assista o traileir.

– Sábado 11/03 às 16h será exibida a obra de Ousmane Sembene A Negra de … (1966). Encerrando a programação da semana, a exibição faz parte da mostra – 50 anos Cineclube Zero Quatro. A obra traz a história da jovem senegalesa que vai a França para trabalhar como empregada doméstica, na casa de um casal. E lá a jovem tem sua visão romântica do país confrontada pela dura realidade do trabalho.

PRIMEIRA PÁGINA