Prefeitura requalifica Casarão

Reportagem de Mariana Andrade Florencio –

Projeto estimula cena artística e histórica de Pelotas –

????????????????????????????????????

Desde 2005, o prédio vem sendo um espaço de apreciação das artes visuais

Em setembro, a Prefeitura de Pelotas publicou um edital que visa a requalificação das salas de exposição do Casarão 2, na Praça Coronel Pedro Osório. As salas Antônio Caringi e Inah D’Ávila Costa vão receber uma nova climatização, painéis de exibição e luminotécnica, possibilitando futuramente diversas exposições, sem o risco de serem comprometidas devido ao ambiente e a alta umidade da cidade.
Esse projeto vai ser financiado pelo PAC Cidades Históricas, que disponibilizou R$ 90.2031,04 para a requalificação. Os envelopes com as propostas foram abertos no dia 22 de setembro, e, como não houve retorno, uma nova data foi marcada para o dia 18 de outubro.

O Casarão 2, formalmente conhecido como Centro Cultural Adail Bento Costa, sede da Secretaria de Cultura de Pelotas, faz hoje parte do nosso patrimônio histórico. Em 1979, a casa corria risco de demolição e seu terreno serviria para a construção de novos prédios. O artista e grande ativista da arte histórica brasileira, Adail Bento Costa, a quem o local homenageia, lutou pela recuperação e restauração do edifício, tanto que conseguiu o apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) para dar início a seus trabalhos de restauro. Após muitos atrasos e paradas, a restauração integral do local ocorreu em 2005, quando foi incluído no Programa Monumento.

Desde então o prédio vem recebendo diversas exposições, seja de pinturas, objetos artísticos e artesanais ou lançamentos de livros, entre outros eventos. O Casarão 2 ficou à disposição da cena artística pelotense. Quando inaugurou, o local propôs editais de ocupações para que os artistas se inscrevessem e assim pudessem utilizar os locais, mas sem um apoio financeiro.

A nova gestão, que vem atuando desde 2013, não era a favor desse tipo de política, como disse o secretário da Cultura, Giorgio Ronna. “Eu sou contrário a fazer edital apenas para ocupação de espaço. Acho que para fomentar a cena de artes visuais a gente deveria oferecer um pró-labore, um recurso para que os artistas possam pagar a produção do trabalho ou o transporte, algo assim”, afirma. Então uma nova política foi adotada e agora os editais disponibilizam recursos que ajudam os artistas a produzir, ou a realizar os eventos dentro das salas de exposições que a Prefeitura possui, beneficiando assim as salas do Casarão 2. Esse sonho só foi possível de ser realizado em 2015, quando o orçamento do ano conseguiu ser aprovado.

A partir de então treze editais foram lançados e diversos programas e artistas foram beneficiados, entre eles estão o apoio a eventos dos primeiro e segundo semestres do curso de Artes Visuais da UFPel, o Projeto do Sete ao Entardecer e o Procultura. Esses editais tentam beneficiar o número de projetos submetidos, mas tudo depende muito do valor disponibilizado pela Prefeitura e se as acomodações das salas de exposições eram capazes de receber as obras. Para Giorgio esse foi o “modo mais democrático de distribuir os recursos públicos, oferecendo condições iguais de participação a todos os agentes culturais da cidade”.

Nesse ano, infelizmente, não foi aberto nenhum edital novo, pois era necessário a requalificações das salas para a continuação dos trabalhos. Qualquer exposição realizada foi simplesmente possível através da conversa e interesse dos artistas ou parceria com instituições, como a UFPel, sempre visando contemplar o que fosse possível ser exposto. Agora, após a requalificação, novos editais serão abertos e a cena artística de Pelotas poderá mais uma vez ser contemplada.

O secretário ressalta que qualquer exposição realizada ali é aberta ao público, afinal espalhar a arte para a população é um dos objetivos do projeto. As pessoas podem visitar a casa das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, e conferir as exposições que estejam ocorrendo ou apreciar a arquitetura do local. O endereço é Praça Coronel Pedro Osório, Nº 2.

PÁGINA INICIAL

COMENTÁRIOS

Comments

comments