Piquenique da arte e cultura

– Reportagem de Carina Reis e Lucas Pereira –

Evento reúne diversas manifestações artísticas e comemora seis anos –

A música pelotense ganha espaço em um dos eventos de maior popularidade em Pelotas

A música pelotense ganha espaço em uma das promoções de maior popularidade na cidade

O Piquenique Cultural é um dos eventos com maior número de visitantes no cenário cultural pelotense. Criado em 2010, por Aline Maciel e Pedro Silveira, chegou para suprir a necessidade de congregar as artes, depois do fechamento Casa do Joquim, que era um espaço artístico de integração cultural.

 O evento recebe centenas de pessoas e ocorre quase mensalmente. A edição de junho ocorreu dia 26, domingo passado, na Praça da Rodoviária, comemorando a trigésima terceira edição do evento.  Além de apresentar shows de bandas da cidade, o evento tem algumas exposições e vendas de objetos artesanais ou artísticos.

A coordenadora Aline Maciel explicou como são as exposições no evento: “Sempre primamos pela liberdade de mostrar produtos criativos no evento, temos um grupo no Facebook que agrega expositores e onde trocamos algumas ideias. Nosso intuito não é fortalecer o lucro pelo lucro e sim criar redes colaborativas de trabalho, sendo a geração de renda um meio e não um fim em si. O Piquenique seria uma grande vitrine, um espaço de diálogo entre os que criam e os que buscam conhecer coisas diferentes e autorais.”

Vitória Martinez destaca a importância do evento para a cultura pelotense: “Eu já participei de umas cinco edições, é muito importante, pois além do lazer e de encontrarmos diversos amigos, é um lugar feito para o pelotense, pois os artesanatos e as músicas são locais.”

Aline Maciel ressalta que fica muito feliz com os ganhos do piquenique e com a proporção que o evento ganhou nesses seis anos: “Fico muito feliz de ver o nosso trabalho reconhecido, pois ele é fruto de muita doação laboral, financeira, fraternal. Somos um evento independente, que conta com apoio comunitário, mas teve pouquíssimos patrocínios em sua trajetória. Então temos consciência de que fizemos nossa parte mostrando aos artistas e aos agitadores culturais que era possível manter-se íntegro e forte com trabalho duro e incansável. Fico emocionada quando vejo as pessoas interagindo na praça, a diversidade que o Piquenique agrega, gente de todas as idades, ideologias, cores, níveis sociais. O Piquenique é mais um ato de fé do que qualquer outra coisa.”

Centenas de pessoas comparecem aos domingos à tarde durante o pequenique

Centenas de pessoas comparecem aos domingos à tarde durante o pequenique

PRIMEIRA PÁGINA

COMENTÁRIOS

Comments

comments