Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Foto: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFPel, Pelotas, Brasil. Fonte: Lorena Maia.

A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, através do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo e o Laboratório de Estudos Comportamentais, estará organizando o evento. A Faculdade foi criada imediatamente após a fundação da Universidade Federal de Pelotas. Os primeiros estudos para sua implantação datam de 1970. Na época havia somente dois cursos de Arquitetura e Urbanismo na região sul do Brasil – em Porto Alegre e Curitiba – fato esse que contribuiu para a implantação do ensino nessa área na Universidade. Ao criar o Curso de Arquitetura e Urbanismo, a UFPEL abrigou o segundo curso de Arquitetura do estado Rio Grande do Sul. No ano seguinte, a Portaria n° 215, de 24 de novembro de 1971, da Reitoria da UFPEL, criava e implantava o Curso de Arquitetura no Instituto de Artes. O Curso de Arquitetura e Urbanismo foi reconhecido pelo Decreto nº 81.607 de 27/04/1978, publicado no Diário Oficial de 28/04/1978.

O objetivo geral do curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas é formar profissionais aptos a compreender e traduzir as necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidade em relação à concepção, organização e construção do espaço interior e exterior, abrangendo o planejamento urbano e regional, o paisagismo e o urbanismo, a edificação, bem como a valorização e conservação do patrimônio construído, a proteção do equilíbrio do ambiente natural e a utilização racional dos recursos disponíveis. Para maiores informações acesse o site da Faculdade: http://faurb.ufpel.edu.br/

Foto: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFPel, Pelotas, Brasil. Fonte: FAURB/UFPEL.