Linhas Temáticas

O Congresso propõe discussões sobre Cidadania, Espaço Público e Território, dentro das cinco linhas temáticas abaixo, nas quais os trabalhos podem ser inscritos. Cada linha temática irá ter um trabalho premiado, os quais serão agraciados na cerimônia de encerramento do Congresso.

Gráfica Digital e Cidadania

Esta temática abrange trabalhos que demonstrem que a inclusão dos indivíduos no mundo digital se relaciona com sua possibilidade de obter e exercer sua cidadania. Promove a reflexão sobre as conexões entre métodos e soluções de projeto que possam ser potencializadas pelas tecnologias de representação e fabricação digitais para o desenvolvimento de tecnologias sociais. Foca em reflexões didáticas para a revisão e atualização de processos formativos na área de representação para abarcar a transdisciplinaridade que envolve a análise da forma de objetos de arquitetura e design para a compreensão de desempenhos de diversos tipos, como por exemplo, estético, estrutural, comunicacional, utilizando-se especialmente do conceito de parametria.

Coordenadores: Profa. Dra. Adriane Borda; Profa. Dra. Rafaela Bortolini.

Percepção, Avaliação da Cidade e Turismo

Esta temática aborda trabalhos que investiguem a percepção e avaliação das pessoas em relação ao ambiente construído e natural e também aos seus direitos como cidadão no uso e apropriação da cidade como território. Tem um caráter multidisciplinar recebendo contribuições de outras disciplinas, tais como planejamento urbano e arquitetura, psicologia, geografia humana, sociologia urbana e antropologia. Pesquisas nessa temática envolvem estudos de percepção (como o indivíduo percebe o ambiente), de cognição (como a mente do indivíduo absorve e estrutura as informações recebidas do meio ambiente) e de comportamento (como o indivíduo compreende, reage e modifica o meio ambiente).

Coordenadores: Profa. Dra. Adriana Portella; Prof. Dr. Cristhian Moreira Brum; Profa. Dra. Nirce Saffer Medvedoski.

Urbanismo Contemporâneo e Territórios

Esta temática engloba estudos em diferentes vertentes contemporâneas relacionadas à escala urbana. Discute aspectos morfológicos, estéticos, sociais, ambientais e climáticos das cidades. Aborda análises apoiadas por tecnologia computacional (planejamento, morfologia e modelagem urbana e investigações em clima urbano) e discussões teóricas multidisciplinares (cidade e contemporaneidade e projeto, produção e apropriação do espaço habitado). Trabalha diferentes escalas: desde a macro-escala, passando por microclimas urbanos e chegando às implicações sobre o ambiente construído.

Coordenadores: Prof. Dr. Maurício Polidori; Prof. Dr. Eduardo Rocha; Prof. Dr. André Carrasco; Profa. Dra. Lisandra Krebs.

Teoria, História e Crítica da Arquitetura e do Urbanismo: Patrimônio e Espaços Públicos

Esta temática engloba estudos que buscam a reflexão sobre questões teóricas, históricas e críticas relacionadas ao espaço público e ao patrimônio, no campo da Arquitetura e do Urbanismo. São temas de interesse estudos nas áreas de: a) tipologia arquitetônica, morfologia urbana; patrimônio urbano e arquitetônico; reabilitação urbana; diretrizes de preservação; b) habitação de interesse social; processos projetuais; ocupação e apropriação dos espaços coletivos; arquitetura moderna e contemporânea; c) patrimônio e sociedade, grupos em vulnerabilidade, imaterialidades de bens edificados, direito à cidade; d) critica, aspectos simbólicos da materialidade e da cidade, processos identitários.

Coordenadores: Profa. Dra. Célia Castro Gonsales; Profa. Dra. Aline Montagna da Silveira; Profa. Dra. Ana Lúcia Costa de Oliveira, Profa. Dra. Louise Prado Alfonso e Profa. Dra. Ana Elísia Costa.

Conforto, Tecnologia e Sustentabilidade na Cidade

Esta temática aborda aspectos qualitativos e quantitativos do conforto térmico, acústico e de iluminação das edificações e dos espaços externos e suas relações com a satisfação do usuário e a eficiência energética. Também, a área de desenvolvimento de produtos e processos inovadores, relativos às diferentes etapas do ciclo de vida das edificações: concepção, projeto, produção, uso operação e manutenção. Além da conservação do patrimônio edificado, estudo de materiais sustentáveis e sistemas construtivos.

Coordenadores: Profa. Dra. Ariela Torres; Profa. Dra. Celina Corrêa.