Palestrantes

Professora Dra. Maria Assunção Gato. Instituto Universitário de Lisboa – Portugal.

Maria Assunção Gato é investigadora no ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, integrando o Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território (DINÂMIA’CET-Iscte). Os principais interesses de investigação situam-se nos campos da Antropologia e Sociologia urbanas, onde tem explorado tópicos como os valores, significados e consumos espaciais, recomposições sociais, estilos de vida, dinâmicas residenciais em territórios urbanos e turismo. Em paralelo tem desenvolvido uma segunda linha de investigação centrada nas dinâmicas culturais, criativas e participativas, tendo em consideração as mudanças socioeconómicas e impactos nos territórios e comunidades locais. Maria Assunção Gato tem doutoramento em Antropologia Cultural e Social e mestrado em Geografia – Gestão do Território pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Atualmente é subdiretora do DINÂMIA’CET-Iscte e diretora da revista Cidades, Comunidades e Territórios.

Prof. Edgar Eduardo Roa Castillo. Universidad La Gran Colombia – Colombia.

Arquiteto da Universidade La Gran Colombia, Especialista em Gestão Ambiental Urbana, Mestre em Gestão Urbana, Doutorando em Arquitetura e Urbanismo pela Universidad del Bio Bio Chile, Professor Pesquisador da Universidad La Gran Colombia, líder do viveiro de pesquisa ‘LUMI – Lugares do Medo’, pesquisador da Universidade Presbiteriana Mackenzie Brasil, pesquisador do LabCom | UFPel Universidade Federal de Pelotas, Brasil. Já trabalhou em entidades públicas e privadas em áreas como Projeto, Construção, Diretor de Construção, Gerente Técnico, Consultor de Planejamento Urbano, Consultor em gestão ambiental de projetos e gestão de projetos, Técnico em auditoria iso 9001, 18000 iso 14001. Também participou de projetos de análise e configuração de unidades de planejamento zonal (UPZ), estudos de planos de ordenamento do território e estudos ambientais.

Prof. Dr. José Cabral Filho. Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil.

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (1987), mestrado em Architectural Studies – University of Sheffield (1993), doutorado em Architectural Studies – University of Sheffield (1996), pós-doutorado pela McGill University/Montreal (2005) e pós-doutorado pelo Royal College of Art/Londres(2011). Atualmente é Professor Titular da Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais, onde coordena o Lagear – Laboratório Gráfico para Experimentação Arquitetônica. É membro da ASC (American Association of Cybernetics), faz parte do corpo editorial de Chora: Intervals in the Philosophy of Architecture (Canadá) e é revisor do periódico Kybernetes (Inglaterra), entre outros. Tem atuado como consultor de instituições internacionais como a Microsoft Research Ltd (UK), SSHRC (Social Sciences and Humanities Research Council (Canada) e a NTNU – Norwegian University of Science and Technology (Noruega). Seu atual tema de pesquisa é o ‘design computacional’ (processos de projeto e fabricação digitais, computação material e computação física, arquitetura interativa, etc), buscando aplicar a Cibernética de Segunda Ordem e os princípios do filósofo Vilém Flusser à produção de uma arquitetura adequada à realidade social brasileira.

Prof. Dr. Romeu da Silva Vicente. Universidade de Aveiro – Portugal.

Romeu Vicente é Professor Associado no Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Aveiro. Completou em 2008 o Doutoramento na área das Estratégias e Metodologias de Reabilitação e Avaliação de Riscos Urbanos. É vice-diretor do Programa Doutoral em Engenharia Civil e Coordenador científico da Unidade de Investigação – RISCO. Leciona disciplinas da área de Física e Tecnologia das Construções, Patologia e Reabilitação do plano curricular de Engenharia Civil. Orientou e orienta alunos de doutoramento e de mestrado nas temáticas da Reabilitação do edificado existente, Avaliação de Riscos e Reabilitação e Eficiência Energética. Tem coordenado e participado em diversos projetos de investigação Nacionais na área da avaliação de riscos, reabilitação do edificado existente e tecnologia construtiva inovadora e eficiência energética. Publicou um número significativo de artigos em revistas e congressos internacionais e nacionais. Participa em diferentes comissões técnico-científicas do CIB International Council for Research and Innovation in Building and Construction. É membro da Comissão Nacional do Eurocódigo 6 e do Board of Studies do programa Doutoral – Analysis and Mitigation of Risks in Infrastructures InfraRisk. Membro Fundador e Diretivo da Associação Passivhaus Zero Energy – Plataforma Portuguesa.

Prof. Dr. Cristóbal Bravo Ferretti. Universidade de Bío-Bío – Chile.

Acadêmico do Departamento de Ciências Sociais. Psicólogo, Graduado em Psicologia pela Diego Portales University; Mestre em Pesquisa e Desenvolvimento Social Universidad de Concepción; Doutor em Ciências Humanas, menção Discurso e cultura Universidad Austral de Chile. Cristóbal Bravo atualmente trabalha no Departamento de Ciências Sociais da Universidade de Bío-Bío. Cristóbal faz pesquisa em Psicologia Comunitária e Psicologia Social. Seu projeto atual é ‘Proyecto de iniciación en investigación de la Universidad del Bío-Bío DIUBB 162324 3 / I Significados de los entornos portuários de la Región del Bío-Bío. Una aproximación from la Psicología Ambiental ‘. É Professor Visitante da Universidade Federal de Pelotas, Brasil, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.