Pelotas

Foto: Praça Coronel Pedro Osório, Pelotas, Brasil. Fonte: Portella.

Embora nosso Congresso seja totalmente online, aqui colocamos algumas informações sobre a cidade de Pelotas no Brasil, onde se localiza a Universidade Federal de Pelotas, para que você conheça um pouquinho da nossa cultura e venha nos visitar quando a pandemia terminar.

Pelotas é uma cidade na região sul do Brasil, sendo localizada próxima ao Uruguai e a Argentina. A região destaca-se pela gastronomia, prédios históricos, paisagem natural, praia e clima frio. A cidade está localizada no estado do Rio Grande do Sul, a 250 quilômetros da capital, Porto Alegre. Possui uma população de aproximadamente 330 mil habitantes, sendo a terceira cidade mais populosa do estado.

A Freguesia de São Francisco de Paula foi fundada em 7 de Julho de 1812 e elevada à categoria de Vila em 7 de abril de 1832. Três anos depois, em 1835, a Vila é elevada à condição de Cidade, com o nome de Pelotas. O nome do município, “Pelotas”, teve origem nas embarcações de varas de corticeira forradas de couro, usadas para a travessia dos rios na época das charqueadas. Charqueada é uma área rural onde se produzia o charque, onde a carne salgada era exposta para o processo de desidratação. A indústria saladeiril e o ciclo do charque (século XIX) deixaram suas marcas no extremo sul do Brasil, tornando Pelotas referência histórica na produção de charque. Entretanto, as charqueadas também se  caracterizaram pela presença de grande população escrava e representam lugares onde atrocidades a essa população foram cometidas, e portanto são um símbolo de uma história que nunca mais deve acontecer.

A história do povoado pelotense começa em junho de 1758, com a primeira ocupação de suas terras, sendo que em 1763, fugindo da invasão espanhola no estado do Rio Grande do Sul no Brasil, muitos habitantes buscaram refúgio nas terras da futura cidade. Mais tarde, vieram também os retirantes da Colônia do Sacramento do Uruguai, entregue pelos portugueses aos espanhóis em 1777. Em 1780, instala-se em Pelotas o charqueador português José Pinto Martins. A prosperidade do estabelecimento estimulou a criação de outras charqueadas e o crescimento da região, dando origem à povoação que demarcaria o início da cidade. Com o sucesso dessa indústria, os charqueadores, dispondo de duas estações amenas, construíam palacetes para suas habitações e promoviam a cultura e a educação, no ambiente urbano, exemplificado pela inauguração do Teatro Sete de Abril em 1831, quatro anos antes de Pelotas ser elevada à condição de cidade.

Foto: Teatro Sete de Abril, Pelotas, Brasil. Fonte: Wikipedia.

Atualmente Pelotas é conhecida como a Capital Nacional do Doce. Teve os primeiros doces portugueses produzidos aproximadamente na década de 1860, quando começa o período de apogeu do município. De 1860 a 1890, os investimentos foram intensos em atividades de cunho cultural, que caracterizaram, durante anos, Pelotas como a cidade mais aristocrática do Rio Grande do Sul. Os doces eram servidos nos intervalos dos saraus (festas com música) envolvidos em papéis de seda rendados e franjados. Sua produção era realizada de maneira caseira pelas mulheres. Como existiam rigorosas regras de costumes na época, muitas atividades não poderiam ser desenvolvidas ao ar livre; as mulheres passaram então a praticar a culinária, com reconhecido destaque também nas atividades de bordado, música e pintura.

A cidade hoje é repleta de estudantes de graduação e pós-graduação, os quais são responsáveis pela essência acadêmica, científica, cultural e simbólica do lugar. A cidade conta com cinco instituições de ensino superior, quatro escolas técnicas, dois teatros, uma biblioteca pública, vinte e três museus, um aeroporto e um porto localizado às margens do Canal São Gonçalo.