App desenvolvido pela UFPel é apresentado na Argentina

Os acadêmicos da UFPel Glauco Roberto Munsberg, do curso de Ciência da Computação, e Jessica Helena Castro, da Arquitetura e Urbanismo, apresentam nessa quarta-feira (30), na Universidad Nacional de la Patagonia San Juan Bosco, na Argentina, uma demonstração parcial do aplicativo desenvolvido em conjunto entre o Laboratório de Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e o Grupo de investigação “Geografía, Acción y Territorio”, da universidade do país vizinho.

O projeto é coordenado na UFPel pelo professor Eduardo Rocha e na Universidad Nacional de la Patagonia San Juan Bosco pelo professor Juan Manuel Diez Tetamanti. Este aplicativo para tablet ou celular poderá, por exemplo, mapear os hipertensos que não tem cobertura social em regiões remotas da Patagonia. Esse app tem o nome de “APP+Saúde” e já esta disponível para download no Google Play.

O sistema se organiza em três componentes: o primeiro, um sistema georreferenciado de monitoramento que organiza os dados sanitários do lugar, facilitando consultas, prevenção e prognósticos de eventos; o segundo, o aplicativo para smartphone, de uso restrito aos agentes de saúde e outro aberto a comunidade, que permitirá melhorar os dados geográficos para monitoramento; e, finalmente, um dispositivo metodológico de transferência de cartografia social, incorporando elementos sociais, culturais, temporais e conjeturais no mapeamento geral.

Publicado em 29/03/2016, na categoria Notícias.