• Tecsol
    Notícias
  • Seleção de bolsistas para 2017/II no TECSOL

    Está aberta nova seleção de bolsistas para o Tecsol-UFPel, para início em setembro/2017. Os/as bolsistas, conforme o edital, devem ser estudantes de cursos da área de ciências sociais aplicadas, em horário noturno. Antes de inscrever-se, leia o edital na íntegra:

    edital bolsistas tecsol 2017_02-a [retificado]

    Para inscrição:

    1. Acesse e preencha o formulário, clicando aqui.
    2. Após, envie seu histórico (que pode ser emitido a partir do Cobalto) para tecsolufpel@gmail.com.
    3. Se você não receber a confirmação de sua inscrição em 24h, entre em contato através do telefone 99911.3380.

     

  • Resultado 1ª etapa edital 01/2017 do TECSOL

    TECSOL homologa inscrições de alunos que atenderam os requisitos do edital 01/2017.
    Cronograma de entrevistas – dia 17.05.17
    Ananda Soares Adornetti – 9hs
    Andressa Islabão de Almeida – 9hs:30min
    Gabriele Silva Dias – 10hs
    Valéria Oliveira Nizolli – 10hs:30min
    Local: Sede do TECSOL – rua Lobo da Costa, 859.

  • Inscrições para seleção de bolsistas do TECSOL em 2017

    O Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Extensão em Tecnologias Sociais e Economia Solidária – TECSOL está com as inscrições abertas para a seleção de bolsistas para o programa de 2017. As inscrições começam dia 03 de maio, quarta-feira, e terminam no dia de 6 de maio, sábado. O edital da seleção pode ser visualizado na página EDITAL 01.2017 TECSOL e o formulário de inscrições no link https://goo.gl/forms/mSl3iUHak1D491VG2. Lembrando que é necessário mandar os documentos exigidos no edital 01/2017 nos itens 5.c, 5.f e 5.g no endereço eletrônico tecsol@ufpel.edu.br.

     

     

  • Estão abertas as inscrições para a seleção de bolsistas do TECSOL

    O Núcleo Interdisciplinar de Tecnologias Sociais e Economia Solidária – TECSOL está com as inscrições abertas para a seleção de bolsistas para os projetos de 2016. O prazo é 18 de março (sexta-feira). O edital da seleção pode ser visualizado na página Editais e o formulário de inscrições online encontra-se abaixo.

     

     

  • Vem aí o edital de seleção de bolsistas para 2016

    O TECSOL-UFPel – Núcleo Interdisciplinar de Tecnologias Sociais e Economia Solidária – vai abrir inscrições para seleção de novos bolsistas para os projetos a serem executados em 2016. As inscrições ocorrerão entre os dias 11 e 18/03. O link para o formulário de inscrições estará disponível nessas datas, mas o edital completo já está disponível (link abaixo do texto). Por favor, divulgue-o!

    E lembre-se: dia 8 de março também é o Dia Internacional de Luta pelos Direitos da Mulher! Participe das programações desenvolvidas pelos movimentos sociais!

    Link: Edital para seleção de bolsistas – 2016

  • TECSOL abre seleção para bolsistas de extensão

    Núcleo TECSOL-UFPEL (Núcleo Interdisciplinar de Tecnologias Sociais e Economia Solidária) abriu processo de seleção para 9 (nove) vagas de bolsistas de extensão em 7 (sete) projetos distintos, quase todos em continuidade de ações desenvolvidas desde o ano passado.
    Os editais estão em anexo (abaixo do texto) e possuem conteúdo quase idêntico, variando apenas o nome do projeto, o nome do coordenador/a e o número de bolsas disponibilizadas. Recomenda-se que ao menos um deles seja lido na íntegra e com atenção por aqueles/as que desejarem concorrer. Os candidatos/as poderão realizar inscrição para mais de um edital e neste caso deverão apresentar diferentes fichas de inscrição, embora os demais documentos possam ser apresentados com apenas uma cópia para todas as inscrições.
    Os bolsistas atuais também estão habilitados a concorrer. Os candidatos/as que eventualmente não forem contemplados/as com bolsas também poderão trabalhar como voluntários/as, se assim o desejarem.
    Inscrições de 01 à 09 de junho, das 14 horas às 17 horas na sede do TECSOL, Rua Lobo da Costa n° 859, Sala 1.  

     

  • Tecsol representado no Encontro Nacional da Rede de ITCPs

    Encontro Nacional de ITCPsA região sudeste sediou o Encontro Nacional da Rede de ITCP’s (Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares). O encontro ocorreu em João Monlevade-MG, dos dias 06 à 08 de novembro, organizado pela incubadora da Federal de Ouro Preto (INCOP-UFOP).

    Mais de trinta incubadoras estavam representadas no evento, das três regiões que majoritariamente compõem a nossa Rede: Sul, Sudeste e Nordeste. Com tamanha diversidade, o evento que é consolidado como um espaço organizativo/ deliberativo, propiciou um grande espaço de diálogo, troca de experiências e acúmulos acerca das práticas em Economia Solidária.

    As discussões nas plenárias giraram em torno da conjuntura nacional pós eleições e do papel que as Incubadoras Universitárias devem assumir frente às políticas públicas. Bem como criar maiores espaços de inserção na comunidade acadêmica, para também assim, fortalecer a Economia Solidária.

    Os principais encaminhamentos do encontro foram:
    – Aprovação das datas do Congresso da Rede de ITCP’s e a junção do Simpósio Internacional, ligado à AUGM/ PROCOAS (Associação das Universidades do Grupo Montevidéu/Comitê Acadêmico de Processos Cooperativos e Associativos) visando a internacionalização da Rede. Os dois eventos ocorrerão simultaneamente, de 15 à 18, na Universidade Federal da Bahia, em abril do próximo ano;
    – Criação de uma associação de apoio à rede, principalmente no que concerne a criação de um CNPJ, para assim facilitar a sua organização interna, pois há enormes dificuldades encontradas pelas incubadoras em pagar a sua anuidade. Assim, ficou acordado que uma equipe organizara uma minuta de estatuto para levá-la ao congresso em Salvador, para lá ser aprimorada e aprovada;
    – Sistematização da carta, tirada na plenária final, a ser levada à reunião da Coordenação Nacional da Rede com o CNPq/Proninc, no começo de dezembro de 2014.

  • Multiplicam-se os consumidores e Feira Virtual está próxima de iniciar

    feiravirtual_reuniao291014

     

    A Feira Virtual está cada dia mais próxima de começar suas atividades. Em reunião realizada no final da tarde de quarta-feira, 29, os articuladores dos 14 núcleos de consumo responsável discutiram ideias para o início da comercialização dos produtos da economia solidária. Aproximadamente 130 consumidores já estão cadastrados e há outros núcleos em processo de articulação.

    Wagner Vitória, articulador do núcleo União do Vegetal, destaca benefícios da Feira Virtual e a importância do consumo consciente e responsável. “Uma das grandes vantagens da feira é fazer as compras pela internet e nisso ganhamos tempo. A forma organizada do comércio e conhecer a procedência dos alimentos são importantes, além do ganho na qualidade de vida”, conta.

    Um dos motivos que levou a articuladora Fernanda Mello – do Núcleo IFSUL Reitoria – a participar é o caráter inclusivo da proposta da feira e o trabalho por uma outra organização social. “Acredito que com ações como esta todos podem se estabelecer. Podemos contribuir para um mundo diferente, melhor e mais justo”, finaliza.

    A Feira Virtual Bem da Terra tem a finalidade de manter uma forma de comércio justo, solidário e sustentável. Existem núcleos de consumo responsável se constituindo em vários pontos de Pelotas. Entre em contato conosco e participe.