• Tecsol
    Notícias
  • Resultado 1ª etapa edital 01/2017 do TECSOL

    TECSOL homologa inscrições de alunos que atenderam os requisitos do edital 01/2017.
    Cronograma de entrevistas – dia 17.05.17
    Ananda Soares Adornetti – 9hs
    Andressa Islabão de Almeida – 9hs:30min
    Gabriele Silva Dias – 10hs
    Valéria Oliveira Nizolli – 10hs:30min
    Local: Sede do TECSOL – rua Lobo da Costa, 859.

  • Inscrições para seleção de bolsistas do TECSOL em 2017

    O Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Extensão em Tecnologias Sociais e Economia Solidária – TECSOL está com as inscrições abertas para a seleção de bolsistas para o programa de 2017. As inscrições começam dia 03 de maio, quarta-feira, e terminam no dia de 6 de maio, sábado. O edital da seleção pode ser visualizado na página EDITAL 01.2017 TECSOL e o formulário de inscrições no link https://goo.gl/forms/mSl3iUHak1D491VG2. Lembrando que é necessário mandar os documentos exigidos no edital 01/2017 nos itens 5.c, 5.f e 5.g no endereço eletrônico tecsol@ufpel.edu.br.

     

     

  • Estão abertas as inscrições para a seleção de bolsistas do TECSOL

    O Núcleo Interdisciplinar de Tecnologias Sociais e Economia Solidária – TECSOL está com as inscrições abertas para a seleção de bolsistas para os projetos de 2016. O prazo é 18 de março (sexta-feira). O edital da seleção pode ser visualizado na página Editais e o formulário de inscrições online encontra-se abaixo.

     

     

  • Vem aí o edital de seleção de bolsistas para 2016

    O TECSOL-UFPel – Núcleo Interdisciplinar de Tecnologias Sociais e Economia Solidária – vai abrir inscrições para seleção de novos bolsistas para os projetos a serem executados em 2016. As inscrições ocorrerão entre os dias 11 e 18/03. O link para o formulário de inscrições estará disponível nessas datas, mas o edital completo já está disponível (link abaixo do texto). Por favor, divulgue-o!

    E lembre-se: dia 8 de março também é o Dia Internacional de Luta pelos Direitos da Mulher! Participe das programações desenvolvidas pelos movimentos sociais!

    Link: Edital para seleção de bolsistas – 2016

  • TECSOL abre seleção para bolsistas de extensão

    Núcleo TECSOL-UFPEL (Núcleo Interdisciplinar de Tecnologias Sociais e Economia Solidária) abriu processo de seleção para 9 (nove) vagas de bolsistas de extensão em 7 (sete) projetos distintos, quase todos em continuidade de ações desenvolvidas desde o ano passado.
    Os editais estão em anexo (abaixo do texto) e possuem conteúdo quase idêntico, variando apenas o nome do projeto, o nome do coordenador/a e o número de bolsas disponibilizadas. Recomenda-se que ao menos um deles seja lido na íntegra e com atenção por aqueles/as que desejarem concorrer. Os candidatos/as poderão realizar inscrição para mais de um edital e neste caso deverão apresentar diferentes fichas de inscrição, embora os demais documentos possam ser apresentados com apenas uma cópia para todas as inscrições.
    Os bolsistas atuais também estão habilitados a concorrer. Os candidatos/as que eventualmente não forem contemplados/as com bolsas também poderão trabalhar como voluntários/as, se assim o desejarem.
    Inscrições de 01 à 09 de junho, das 14 horas às 17 horas na sede do TECSOL, Rua Lobo da Costa n° 859, Sala 1.  

     

  • Tecsol representado no Encontro Nacional da Rede de ITCPs

    Encontro Nacional de ITCPsA região sudeste sediou o Encontro Nacional da Rede de ITCP’s (Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares). O encontro ocorreu em João Monlevade-MG, dos dias 06 à 08 de novembro, organizado pela incubadora da Federal de Ouro Preto (INCOP-UFOP).

    Mais de trinta incubadoras estavam representadas no evento, das três regiões que majoritariamente compõem a nossa Rede: Sul, Sudeste e Nordeste. Com tamanha diversidade, o evento que é consolidado como um espaço organizativo/ deliberativo, propiciou um grande espaço de diálogo, troca de experiências e acúmulos acerca das práticas em Economia Solidária.

    As discussões nas plenárias giraram em torno da conjuntura nacional pós eleições e do papel que as Incubadoras Universitárias devem assumir frente às políticas públicas. Bem como criar maiores espaços de inserção na comunidade acadêmica, para também assim, fortalecer a Economia Solidária.

    Os principais encaminhamentos do encontro foram:
    – Aprovação das datas do Congresso da Rede de ITCP’s e a junção do Simpósio Internacional, ligado à AUGM/ PROCOAS (Associação das Universidades do Grupo Montevidéu/Comitê Acadêmico de Processos Cooperativos e Associativos) visando a internacionalização da Rede. Os dois eventos ocorrerão simultaneamente, de 15 à 18, na Universidade Federal da Bahia, em abril do próximo ano;
    – Criação de uma associação de apoio à rede, principalmente no que concerne a criação de um CNPJ, para assim facilitar a sua organização interna, pois há enormes dificuldades encontradas pelas incubadoras em pagar a sua anuidade. Assim, ficou acordado que uma equipe organizara uma minuta de estatuto para levá-la ao congresso em Salvador, para lá ser aprimorada e aprovada;
    – Sistematização da carta, tirada na plenária final, a ser levada à reunião da Coordenação Nacional da Rede com o CNPq/Proninc, no começo de dezembro de 2014.

  • Multiplicam-se os consumidores e Feira Virtual está próxima de iniciar

    feiravirtual_reuniao291014

     

    A Feira Virtual está cada dia mais próxima de começar suas atividades. Em reunião realizada no final da tarde de quarta-feira, 29, os articuladores dos 14 núcleos de consumo responsável discutiram ideias para o início da comercialização dos produtos da economia solidária. Aproximadamente 130 consumidores já estão cadastrados e há outros núcleos em processo de articulação.

    Wagner Vitória, articulador do núcleo União do Vegetal, destaca benefícios da Feira Virtual e a importância do consumo consciente e responsável. “Uma das grandes vantagens da feira é fazer as compras pela internet e nisso ganhamos tempo. A forma organizada do comércio e conhecer a procedência dos alimentos são importantes, além do ganho na qualidade de vida”, conta.

    Um dos motivos que levou a articuladora Fernanda Mello – do Núcleo IFSUL Reitoria – a participar é o caráter inclusivo da proposta da feira e o trabalho por uma outra organização social. “Acredito que com ações como esta todos podem se estabelecer. Podemos contribuir para um mundo diferente, melhor e mais justo”, finaliza.

    A Feira Virtual Bem da Terra tem a finalidade de manter uma forma de comércio justo, solidário e sustentável. Existem núcleos de consumo responsável se constituindo em vários pontos de Pelotas. Entre em contato conosco e participe.

  • Edital de seleção de bolsistas – 2014 II

    O Núcleo Interdisciplinar de Tecnologias Sociais e Economia Solidária (TECSOL) da UFPEL torna público que estão abertas inscrições para SELEÇÃO INTERDISCIPLINAR de bolsas de extensão, com financiamento do Programa Nacional de Extensão (PROEXT) do Ministério da Educação, para vigência entre outubro de 2014 a fevereiro de 2015, de acordo com a legislação federal vigente e a Resolução 01/2011 – COCEPE.

    As inscrições ocorrerão de 15 a 23 de setembro de 2014, na sede do Tecsol (Rua Lobo da Costa, 859 – Sala 1). São disponibilizadas 3 (três) vagas de bolsistas para as seguintes áreas: gestão tecnológica (área: ciências agrárias), assessoria jurídica, e assessoria de comunicação.

    Para acessar o edital completo e  o formulário de inscrição, acesse: Edital de Seleção de Bolsistas – 2014 II