Obrigatórias

Disciplinas Obrigatórias (Mestrado e Doutorado)

CÓDIGO NOME DA DISCIPLINA CRÉDITOS
1658057 Elaboração de Dissertação de Mestrado 20
12000405 Elaboração de Tese de Doutorado 20
1658063 Estágio de Docência I (Mestrado) 2
1658064 Estágio de Docência II (Doutorado) 2
1658065 Estágio de Docência III (Doutorado) 2
12000388 Físico-Química Avançada 4
1650107 Pesquisa Avançada em Ensino de Química 4
1658079 Química Analítica Avançada 4
1658080 Química Inorgânica Avançada 4
1650117 Química Orgânica Avançada 4
1650118 Química Orgânica Avançada 2 4
1658082 Seminários I 4
1658083 Seminários II 4

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ELABORAÇÃO DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

Ementa

Corresponde à atividade de elaboração da pesquisa referente ao trabalho de dissertação de mestrado sob orientação do professor orientador. Estabelece um vínculo formal e institucional entre o aluno e seu orientador durante o processo de elaboração da dissertação de mestrado.

Créditos: 20.0   Carga Horária: 340

Bibliografia

A ser definida pelo professor orientador com base no tema da dissertação do mestrando.

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ELABORAÇÃO DE TESE DE DOUTORADO

Ementa

Corresponde à atividade de elaboração da pesquisa referente ao trabalho de tese de doutorado sob orientação do professor orientador. Estabelece um vínculo formal e institucional entre o aluno e seu orientador durante o processo de elaboração da tese de doutorado.

Créditos: 20.0   Carga Horária: 340

Bibliografia

A ser definida pelo professor orientador com base no tema da tese do doutorando.

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ESTÁGIO DE DOCÊNCIA I

Ementa

O Estágio de Docência I é destinado aos alunos em nível de Mestrado e envolve a participação do pós-graduando em atividades de ensino da graduação, sendo supervisionado pelo seu orientador. Será desenvolvido em forma de atividades didáticas, visando dar ao aluno, experiência na área de ensino, capacitando-o para atuar como profissional após concluir o curso.  As atividades que serão realizadas pelo aluno devem estar em consonância com as normas estabelecidas pela Câmara de Ensino do CCQFA.

Créditos: 2.0   Carga Horária: 34

Bibliografia

Resolução 47 de 21/12/2017 – COCEPE.
Estabelece normas para exercício do Estágio de Docência Orientada em componentes curriculares por alunos de Pós-Graduação Stricto Sensu no âmbito da UFPel.

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ESTÁGIO DE DOCÊNCIA II

Ementa

O Estágio de Docência II é destinado aos alunos em nível de Doutorado e envolve a participação do pós-graduando em atividades de ensino da graduação, sendo supervisionado pelo seu orientador. Será desenvolvido em forma de atividades didáticas, visando dar ao aluno, experiência na área de ensino, capacitando-o para atuar como profissional após concluir o curso.  As atividades que serão realizadas pelo aluno devem estar em consonância com as normas estabelecidas pela Câmara de Ensino do CCQFA.

Créditos: 2.0   Carga Horária: 34

Bibliografia

Resolução 47 de 21/12/2017 – COCEPE.
Estabelece normas para exercício do Estágio de Docência Orientada em componentes curriculares por alunos de Pós-Graduação Stricto Sensu no âmbito da UFPel.

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ESTÁGIO DE DOCÊNCIA III

O Estágio de Docência III é destinado aos alunos em nível de Doutorado e envolve a participação do pós-graduando em atividades de ensino da graduação, sendo supervisionado pelo seu orientador. Será desenvolvido em forma de atividades didáticas, visando ampliar a experiência do aluno na área de ensino, capacitando-o para atuar como profissional após concluir o curso.  As atividades que serão realizadas pelo aluno devem estar em consonância com as normas estabelecidas pela Câmara de Ensino do CCQFA.

Créditos: 2.0   Carga Horária: 34

Bibliografia

Resolução 47 de 21/12/2017 – COCEPE.
Estabelece normas para exercício do Estágio de Docência Orientada em componentes curriculares por alunos de Pós-Graduação Stricto Sensu no âmbito da UFPel.

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FÍSICO-QUÍMICA AVANÇADA

Ementa

Abordagem molecular da Físico-Química. Fundamentos de Mecânica Quântica. Equação de Schrödinger para sistemas simples, átomos e moléculas. Fundamentos de Mecânica Estatística. Funções de partição e leis de distribuição. Mecânica estatística e termodinâmica.

Créditos: 4.0   Carga Horária: 68

Bibliografia

– Mc QUARRIE, D.A.; SIMON, J.T. Physical chemistry: A molecular approach, University Science Books: Sausalito, 1997.
– McQUARRIE, D.A. Statistical Mechanics. Harper Collins: New York, 1976.
– LEVINE, I.N. Quantum Chemistry, Pearson Prentice Hall, New York, 2009.
– CHANDLER, D. Introduction to Modern Statistical Mechanics. Oxford University
Press: New York, 1987.
– TOLMAN, R. C. The Principles of Statistical Mechanics. Dover: New York, 1979.
– WIDOM,   B. Statistical Mechanics: A Concise Introduction for Chemists, Cambridge University Press, Cambridge, 2002.
– ATKINS, P; FRIEDMAN, R. Molecular Quantum Mechanics. Oxford University
Press: New York, 2009.
– BUNGE, A.V. Introdução à química quântica. São Paulo: Edgard Blucker, 1977.

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PESQUISA AVANÇADA EM ENSINO DE QUÍMICA

Ementa

A disciplina aborda leituras, estudos e discussões críticas de temas atuais da área da pesquisa em Ensino de Química, dando ênfase às questões teóricas e práticas que envolvem o processo de ensino e de aprendizagem de Química, a história e epistemologia da Química, assim como metodologias de ensino e produção de materiais didáticos vinculados ao Ensino Básico e Superior.

Créditos: 4.0   Carga Horária: 68

Bibliografia

– SANTOS, W.L.P.; MALDANER, O.A (Orgs). Ensino de Química em Foco. Ijuí: UNIJUÍ, 2010.
– LOPES, Alice R. C. Currículo e epistemologia. Ijuí: Unijuí, 2007.
– ZANON, Lenir B.; MALDANER, Otavio A. (Orgs.) Fundamentos e propostas de Ensino de Química para a Educação Básica do Brasil. Ijuí: Unijuí, 2007.
– SANTOS, Flávia M. T.; GRECA, Ileana, M (Orgs.). A pesquisa em ensino de Ciências no Brasil e suas metodologias. Ijuí: Unijuí, 2007.
– BRASIL. Parecer CNE/CES nº 1.303/2001 – Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Química. Brasília: MEC: Brasília, 2001.
– BRASIL. Resolução nº 4, de 13 de julho de 2010 – Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Brasília: MEC, 2010.
– Revista “Química Nova na Escola” (http://qnesc.sbq.org.br/).
– Revista “Química Nova” (http://quimicanova.sbq.org.br).
– Revista “Enseñanza de las Ciencias” (http://ensciencias.uab.es).
– Revista “Educación Química” (http://www.educacionquimica.info).
– Journal of Chemical Education http://pubs.acs.org/journal/jceda8).

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QUÍMICA ANALÍTICA AVANÇADA

Ementa

Conceitos básicos e aspectos metodológicos em análise química; eletrólitos; não eletrólitos; equilíbrio químico (reações ácido-base, complexação, precipitação e oxi-redução); gravimetria; teoria e curvas de titulação; introdução ao preparo de amostras para análise química; introdução a análise de traço; estatística aplicada a Química Analítica e validação de metodologia.

Créditos: 4.0   Carga Horária: 68

Bibliografia

– F.B. MARTI, S.A. JIMENO, F.L. CONDE, J.H. MENDEZ, Química analítica cualitativa. 18ª Ed. 5ª Reimp., Madrid, Thonson Paraninfo, 2008.
– L. MEITES, An introduction to chemical equilibrium and kinetics. Oxford – Pergamon Press, 1981.
– K. DANZER, Analytical Chemistry Theoretical and Metrological Fundamentals, Berlin, Springer Verlag, 2007.
– J.N. Butler, Ionic Equilibrium: Solubility and pH Calculations by James Newton Butler, Wiley Interscience, 1998.
– J. D. WINEFORDNER (Editor), Sample Preparation Techniques in Analytical Chemistry, New Jersey – John Wiley & Sons, 2003.
– F.J. KRUG (Editor), Métodos de Preparo de Amostras, Piracicaba – CENA/USP, 2008.

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QUÍMICA INORGÂNICA AVANÇADA

Ementa

Teoria quântica do átomo de hidrogênio e de átomos polieletrônicos;
Teoria do orbital molecular;
Orbitais moleculares de moléculas poliatômicas;
Química de materiais e do estado sólido;
Estrutura de sólidos cristalinos;
Química dos compostos de coordenação;
Química dos compostos organometálicos.

Créditos: 4.0   Carga Horária: 68

Bibliografia

– M. Weller, T. Overton, J. Rourke, F. Armstrong, Química Inorgânica, 6a edição,  Bookman, Porto Alegre, 2017.
– G.L Miessler, P.J. Fischer, D.A. Tarr, Química Inorgânica, 5a edição, Pearson, São Paulo,  2014.
– H.E. Toma, Química de Coordenação, Organometálica e Catálise, Blucher, São Paulo, 2013.
– A.F. Holleman, E. Wiberg, N. Wiberg, Inorganic Chemistry, Academic Press, New
York, 2001.
– F.A. Cotton, G. Wilkinson, C.A. Murillo, M. Bochmann, Advanced Inorganic
Chemistry, 6th ed, Wiley-Interscience, New York, 1999.
– J.E. Huheey, Inorganic Chemistry, Addison-Wesely, London, 2009.
– J. Dupont, Química Organometálica – Elementos do bloco d, Bookman, Porto
Alegre, 2005.
-E.V. Benvenutti, Química Inorgânica – Átomos, Moléculas, Líquidos e
Sólidos, Editora da UFRGS, Porto Alegre, 2003.
– Artigos científicos atuais.

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QUÍMICA ORGÂNICA AVANÇADA

Ementa

Esta disciplina visa aprofundar os conhecimentos no estudo das principais Reações dos Compostos Orgânicos, enfocando os conceitos de ligação química e teoria estrutural; Teoria dos orbitais moleculares, as regras de Woodward-Hoffman, as reações pericíclicas e Aromaticidade. A relação entre reatividade, estrutura, parâmetros cinéticos e termodinâmicos como base para o estudo dos mecanismos das reações orgânicas. Ácidos, bases e catálise em química orgânica; Intermediários reativos. Mecanismos limites e intermediários das reações de substituição nucleofílica.

Créditos: 4.0   Carga Horária: 68

Bibliografia

– CAREY, F. A.; SUNDBERG, R. J., Advanced Organic Chemistry, Part A: Structure and Mechanisms. Part B: Reactions and Synthesis, 4rd ed.,Plenum Press, New York, 2004.
– CARRUTHERS, W., Some modern methods of organic synthesis, 3th ed., Cambridge, New York, 1987.
– CLAYDEN, GREEVES, WARREN & WOTHERS, Organic Chemistry, Oxford University Press, Oxford, 2001.
– HOUSE, H.O. Modern synthetic reactions, W. A. Benjamin Inc., London, 1972.
– LOWRY, T. H.; RICHARDSON, K. S. Mechanism and Theory in Organic Chemistry, 3rd ed., Harper & Row, New York, 1987.
– MARCH, J. Advanced Organic Chemistry: Reactions, Mechanisms and Structure, 4th ed., McGraw-Hill, New York, 1992.
– MILLER, B. Advanced Organic Chemistry – reactions and mechanisms, Prentice-Hall, Upper Saddle River, 1998.
– WADE, Jr. L. G. Organic Chemistry, 4rd ed., Prentice-Hall, New Jersey, 1999.
– VOLLHARDT & SCHORE, Organic Chemistry, Structure and Function, third ed., W.H. Freeman and Company, New York, 2000.

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QUÍMICA ORGÂNICA AVANÇADA 2

Ementa

Esta disciplina visa dar continuidade aos estudos das principais Reações dos Compostos Orgânicos, aprofundando os conhecimentos nos mecanismos envolvidos: Reações de Substituição Nucleofílica utilizando carbânions como nucleófilos; Reações de Adição e Eliminação; Reações de adição, condensação e substituição de compostos carbonílicos; Reações de substituição aromática; Reações Radicalares.

Créditos: 4.0   Carga Horária: 68

Bibliografia

– CAREY, F. A.; SUNDBERG, R. J., Advanced Organic Chemistry, Part A: Structure and Mechanisms. Part B: Reactions and Synthesis, 4rd ed.,Plenum Press, New York, 2004.
– CARRUTHERS, W., Some modern methods of organic synthesis, 3th ed., Cambridge, New York, 1987.
– CLAYDEN, GREEVES, WARREN & WOTHERS, Organic Chemistry, Oxford University Press, Oxford, 2001.
– HOUSE, H.O. Modern synthetic reactions, W. A. Benjamin Inc., London, 1972.
– LOWRY, T. H.; RICHARDSON, K. S. Mechanism and Theory in Organic Chemistry, 3rd ed., Harper & Row, New York, 1987.
– MARCH, J. Advanced Organic Chemistry: Reactions, Mechanisms and Structure, 4th ed., McGraw-Hill, New York, 1992.
– MILLER, B. Advanced Organic Chemistry – reactions and mechanisms, Prentice-Hall, Upper Saddle River, 1998.
– WADE, Jr. L. G. Organic Chemistry, 4rd ed., Prentice-Hall, New Jersey, 1999.
– VOLLHARDT & SCHORE, Organic Chemistry, Structure and Function, third ed., W.H. Freeman and Company, New York, 2000.

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SEMINÁRIOS I

Ementa

O aluno deve assistir como ouvinte aos seminários apresentados no Programa, sendo obrigatória a freqüência de, no mínimo, 75%.

Créditos: 4.0   Carga Horária: 68

Bibliografia

Bibliografia atual referente ao assunto a ser apresentado no seminário.

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SEMINÁRIOS II

Ementa

Nesta disciplina os alunos deverão participar como apresentadores e ouvintes de seminários semanais ministrados por professores da UFPel e de outras Instituições, conforme consta no regimento interno do Curso. Cada aluno deverá apresentar pelo menos um seminário que deverá versar sobre temas atuais e relevantes da área da qual trata o projeto de dissertação ou tese, com enfoque interdisciplinar. Cada seminário deverá ter a duração de 40 a 60 minutos e sua avaliação será por uma banca examinadora composta pelo Coordenador da Disciplina de Seminários e mais dois docentes. O aluno deverá apresentar o plano para a banca pelo menos 15 dias antes da apresentação. Além disto, nesta disciplina serão abordados tópicos referentes à ética, que serão ministrados por profissionais na área a serem convidados.

Créditos: 4      Carga Horária: 68

Bibliografia

Bibliografia atual referente ao assunto a ser apresentado no Seminário.