Início do conteúdo
PPGANT

O Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGANT) oferece os cursos de Mestrado e Doutorado em Antropologia, com áreas de concentração em Antropologia e em Arqueologia. O Programa segue as propostas desenvolvidas tanto no Bacharelado em Antropologia como no Bacharelado em Arqueologia da UFPel.

cestos

O PPGAnt propõe o fortalecimento das relações entre Antropologia e Arqueologia, incentivando abordagens que enfatizem tanto os aspectos sincrônicos, quanto diacrônicos no estudo da cultura. Comungando o interesse pelos conceitos de etnografia e interculturalidade, as áreas de concentração buscam fomentar estudos sobre realidades fronteiriças, estimulados pela própria localização geográfica da UFPel, nos limites sul do Brasil. No PPGAnt, a etnografia é vista como a possibilidade de uma composição entre o reconhecimento da natureza simbólica da cultura e uma metodologia capaz de produzir caminhos para reconhecer essa realidade nas suas variadas dimensões, agregando seus elementos antropológicos, arqueológicos e áreas afins.

O Mestrado do PPGAnt foi aprovado pela CAPES em dezembro de 2011 e o início das atividades se deu em abril de 2012, com ingresso anual em suas linhas de pesquisa.

O Doutorado do PPGAnt foi aprovado pela CAPES em dezembro de 2015 e o início das atividades se deu em março de 2016.

O PPGAnt estrutura-se a partir de quatro Linhas de Pesquisa, nomeadas a seguir, as quais foram atualizadas no ano de 2016, quando da abertura do nível de doutorado e são, portanto, bastante atualizadas, adequadas e recentes.

1) Antropologia e Arqueologia dos Objetos

Esta linha de pesquisa transversal agrega estudos sobre processos relacionados à formação de fronteiras e comunidades, considerando as relações entre grupos humanos e objetos, bem como as coleções particulares e museológicas e as investigações referentes à ativação e representação relativas ao patrimônio cultural. Incluem-se, ainda, pesquisas a respeito de processos de territorialização, etnicidade e identidades culturais, atentando-se para as formas pelas quais as comunidades constroem suas vidas sociais e simbólicas no tempo e espaço, por meio dos objetos e contatos interétnicos e diaspóricos.

2) Arqueologia e Etnologia de Povos e Comunidades Tradicionais

Esta linha de pesquisa transversal abrange estudos sobre povos e comunidades tradicionais pretéritos e contemporâneos, tais como populações indígenas, quilombolas e ribeirinhas, as quais constituem temáticas clássicas para a Antropologia e a Arqueologia no Brasil e em outros países do continente americano. Atém-se a uma gama considerável de assuntos, tais como: cultura material, organização social, cosmologia, religião, relações interétnicas, história, indigenismo, educação escolar, etnicidade, colonialismo, urbanização, territórios e processos de territorialização.

3) Comunidade, Rede e Performance

Dedica-se ao estudo das relações entre os corpos humanos, os objetos, os espaços, as oralidades e os discursos sistematizados no campo social,na produção de imagens ou pelas ciências. Analisa e interpreta as interações entre estes e considera os modos segundo os quais se dão suas interações. Comunidades, redes, performances são compostas por conexões, fluxos, limites que se apresentam e/ou são constituídas na sociedade e na cultura, e que precisam ser entendidas a partir da dinâmica entre sentido e realidade, com seus elementos significativos sendo apreendidos na perspectiva tanto diacrônica quanto sincrônica.

4) Sociedade, Ambiente e Territorialização

Estudo da relação sociedade-cultura-natureza com enfoque nas representações e práticas coletivas, envolvendo processos de (des/re) territorialização no âmbito de contextos políticos,históricos e sociais singulares. Análise e interpretação das expressões culturais dos diferentes grupos que produzem sociabilidades articuladas à apropriação/subjetivação do espaço e aos ritmos e tempos da duração em situações de conflito socioambiental.

Enfim, todas as linhas de pesquisa são transversais e refletem a forma de trabalho coletivo de muitos docentes do Programa, que buscam articulações entre si em seus projetos, bem como na formação dos núcleos, laboratórios e grupos de pesquisa, ensino e extensão.

O PPGAnt oferece infra-estrutura de pesquisa com seus diversos núcleos e laboratórios de pesquisa. Conta também com um veículo de publicações científicas, o periódico Tessituras – Revista de Antropologia e Arqueologia além de diversos projetos de ensino, pesquisa e extensão que conectam a Universidade com o público externo. Atualmente, o Programa conta com 22 professores/as e orientadores/as conceituados nas suas áreas e com ampla experiência em ensino e pesquisa.

O PPGANT é um espaço também para realização de Pós-doutoramento com bolsa e voluntário. Estimula-se a vinculação de pesquisadores/as junto aos núcleos, laboratórios e projetos desenvolvidos pelos professores e professoras do Programa.