PPGAnt

O Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFPel, vinculado ao Departamento de Antropologia e Arqueologia, oferece os cursos de Mestrado e Doutorado em Antropologia com áreas de concentração em Antropologia e em Arqueologia. O Programa segue a proposta desenvolvida no Bacharelado em Antropologia da UFPel, com linha de formação em Antropologia Social e Cultural e linha de formação em Arqueologia.

cestos

O PPGAnt propõe o fortalecimento das relações entre Antropologia e Arqueologia, incentivando abordagens que enfatizem tanto os aspectos sincrônicos, quanto diacrônicos no estudo da cultura. Comungando o interesse pelos conceitos de etnografia e interculturalidade, as áreas de concentração buscam fomentar estudos sobre realidades fronteiriças, estimulados pela própria localização geográfica da UFPel, nos limites sul do Brasil. No PPGAnt, etnografia é vista como a possibilidade de uma composição entre o reconhecimento da natureza simbólica da cultura e uma metodologia capaz de produzir caminhos para reconhecer essa realidade nas suas variadas dimensões, agregando seus elementos antropológicos, arqueológicos e históricos. Concentramos nossos esforços reflexivos na problematização da descontinuidade e da interconexão, da dinâmica entre limite e fluxo, da agregação das diferenças entre os lados da fronteira. Seja no passado das populações ameríndias, seja no presente desses e outros grupos colonizados, as fronteiras sociais ou políticas não marcam limites intransponíveis entre culturas, grupos sociais e formas de pensamento – marcam, pelo contrário, lugares de encontro, de conflito e de negociação.

O Mestrado do PPGAnt foi aprovado pela CAPES em dezembro de 2011 e o início das atividades se deu em abril de 2012, com ingresso anual em duas linhas de pesquisa, totalizando 24 vagas.

O Doutorado do PPGAnt foi aprovado pela CAPES em dezembro de 2015 e o início das atividades se deu em março de 2016, com ingresso anual totalizando 6 vagas.

O PPGAnt/UFPel oferece infra-estrutura de pesquisa e conta com 16 professores e orientadores conceituados nas suas áreas e com ampla experiência em ensino e pesquisa.

Regimento do PPGAnt