Início do conteúdo
Mestrado

A estrutura curricular do curso de Mestrado em Antropologia da UFPel compõe-se de disciplinas obrigatórias e eletivas, além do Seminário de Orientação. Em função de suas duas áreas de concentração, o curso prevê que o/a aluno/a que optar por integrar a área de concentração em Antropologia deverá cursar, como obrigatórias, as seguintes disciplinas: Teoria Antropológica I, Teoria Antropológica II e Metodologia em Antropologia. O/a aluno/a que optar pela área de concentração em Arqueologia deverá cursar como obrigatórias as seguintes disciplinas: Teoria Arqueológica I, Teoria Arqueológica II e Metodologia em Arqueologia. Em função da proposta interdisciplinar do curso, as disciplinas de Teoria Antropológica I e II e Teoria Arqueológica I e II poderão ser cursadas como optativas para o/a aluno/a que não as tenha como obrigatórias para sua área de concentração. Essas disciplinas são de 4 créditos e serão oferecidas pelo Colegiado do Curso.

As disciplinas eletivas são aquelas das Linhas de Pesquisa, são de 4 créditos, oferecidas pelos/as professores/as permanentes e colaboradores/as do curso e os Seminários Especiais I, II e III, de 2 créditos, oferecidos preferencialmente por professores/as visitantes.
O/a aluno/a deverá integralizar obrigatoriamente 12 créditos de disciplinas obrigatórias, 12 créditos entre disciplinas eletivas e seminários (sendo que pelo menos uma das disciplinas optativas deverá ser cursada na Linha de Pesquisa a que o/a aluno/a faz parte), 4 créditos do Seminário de Orientação e 2 créditos de Defesa de Dissertação, totalizando 30 créditos no Curso.
Como a UFPel possui outros Mestrados na área das Humanidades (Ciências Sociais, Memória Social e Patrimônio Cultural, Economia, Educação, História, Letras, entre outros), é possível o/a aluno/a cursar outras disciplinas ou seminários nesses programas, ampliando seus créditos optativos.