Início do conteúdo
Grupos de Pesquisa

GPCIE – Grupo de Pesquisa Cultura, Imaginário e Educação
Início das atividades: 2016
A proposta é que seja ampla em estudos de manifestações culturais no passado e no presente, no seu processo de difusão através da educação, e tendo como enfoque teórico os estudos do imaginário, na sua amplitude maior, que compreende os pensamentos humanos como fruto das construções culturais de cada grupo.

GEPAC – Grupo de Estudos e Pesquisas em Alimentação, Consumo e Cultura
Início das atividades: 2006
O grupo desenvolve suas atividades desde 2006, ainda que apenas em 2013 tenha sido registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. A agenda de pesquisas do GEPAC é perpassada por um conjunto de temas, que tomam a alimentação e o consumo: 1. como expressões de um imaginário sobre o rural, constituído especialmente por moradores de centros urbanos em suas práticas; 2. como reveladores de diluições e redefinições das fronteiras entre rural e urbano, tal como manifestam as ambiguidades presentes nas práticas produtivas e de consumo de variados segmentos de agricultores; 3. como sinais diacríticos de identidades que congregam o rural como atributo; 4. intervindo no debate sobre as dinâmicas de desenvolvimento do rural e correspondentes processos e práticas de produção de alimentos; 5. enquanto aglutinadores de significados, posicionamentos políticos e processos constitutivos de novas redes.

GEEUR – Grupo de Estudos Etnográficos Urbanos 
Início das atividades: 2011
O trabalho desenvolvido pelo grupo auxilia a formação de discentes junto ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia e do Bacharelado em Antropologia da UFPel, e sustenta a pesquisa e a extensão dos projetos liderados por seus participantes. Além disso, promove a interação com outros grupos de pesquisa da UFPel.