ago 28

Oportunidade de bolsas de estudo no Sri Lanka

O governo do Sri Lanka está ofertando 4 bolsas de estudo para cursos de graduação e pós-graduação na Universidade do Sri Lanka. As bolsas são ofertadas no âmbito do programa presidencial de bolsas do governo do Sri Lanka para alunos estrangeiros. O programa terá início em dezembro  e oferece aos selecionados os custeio de alojamento, despesas acadêmicas, médicas, dentre outras. Para mais informações e para o preenchimento do formulário de inscrições acesse  http://www.mohe.gov.lk/index.php/en/foreign-students/100-scholarships-for-foreign-students .

ago 28

Edital 14/2014 – Retificador CsF

A Coordenação de Relações Internacionais (CRInter) do Gabinete do Reitor da Universidade Federal de Pelotas torna pública a retificação do Edital CRInter Nº. 09/2014, de acordo com a Resolução 05/2013 do COCEPE.

Edital CsF 2014 14_2014 retificação

A inscrição na CRInter ocorre da seguinte maneira:

1. Preenchimento do formulário de inscrição da CRInter no link: Formulário online CsF

2. Entrega da documentação prevista no Artigo 5º do Edital (entre eles o Checklist CsF 2014).

Disponibilizamos também: modelo de atestado da porcentagem para os Colegiados (aqui) e Termo de compromisso para homologação (aqui).

Para mais informações, acesse: http://wp.ufpel.edu.br/crinter/ciencia-sem-fronteiras-csf/inscricao/

ago 28

UFPel assina convênio com a Universidade de Melbourne

Foi assinado hoje, em solenidade realizada na Universidade de Melbourne, Australia, o protocolo de intenções entre aquela universidade e a UFPel. Participaram da solenidade, pela UFPel, os professores Eder João Lenardão e, representando a Universidade de Melbourne, o Pro-Vice-Chancellor (Graduate Research), Prof. Richard Strugnell.

O convênio prevê o fortalecimento da colaboração científica entre as duas universidade e também deverá facilitar os trâmites relacionados à mobilidade de estudantes e professores entre as duas instituições. O convênio assinado hoje marca o início de uma nova fase na cooperação iniciada em 2013 entre o ARC Centre of Excellence for Free Radical Chemistry and Biotechnology, da Universidade de Melbourne, através de seu Diretor, Prof. Carl Schiesser e o Laboratório de Síntese Orgânica Limpa do CCQFA da UFPel. Com a assinatura do convênio, estudantes e professores de química e de outros cursos e áreas da UFPel terão facilitadas as possibilidades de estudar e se qualificar em uma das melhores universidades do mundo.

Com cerca de 50 mil alunos, a U. de Melbourne (http://www.unimelb.edu.au/) foi criada em 1835 e é a segunda mais antiga da Austrália. Há vários anos a U de Melbourne vem se destacando nos principais rankings como uma das principais universidades do mundo. Ela é a principal instituição de ensino superior e de pesquisa da Austrália e ocupa a posição 34 no Times Higher Education rankig (http://www.timeshighereducation.co.uk/world-university-

rankings/2013-14/world-ranking/institution/university-of-melbourne). Na área de pesquisa e ensino de química, a U. Melbourne é a 23a colocada, segundo o QS Top Universities ranking (http://www.topuniversities.com/university-rankings/university-subject-rankings/2013/chemistry>).

Os Professores Eder Lenardão e Ricardo Schumacher viajaram a Melbourne com recursos da FAPERGS, no projeto para a Internacionalização da Pós-Graduação em Química da UFPel, aprovado no Edital 12/2013, Programa de Internacionalização da Pós-Graduação no RS. Além da assinatura do convênio, eles participaram de reuniões de trabalho onde discutiram a possibilidade de novos projetos em conjunto visando a captação de recursos para a pesquisa em colaboração e a mobilidade acadêmica. Ainda em 2014, o projeto prevê a vinda do Prof. Schiesser a Pelotas no próximo mês de novembro, quando ministrará cursos no Programa de Pós-Graduação em Química e participará de reuniões de trabalho com professores e estudantes.

Os grupos de pesquisa LASOL (CCQFA) e GPN (CDTec) da UFPel participam também do projeto Selenium (Redox) Therapeutics, financiado pelo programa International Research & Research Training Fund (IRRTF), da U de Melbourne, que é uma contra-partida ao projeto aprovado na FAPERGS e que permitirá a vinda ao Brasil de estudantes e pesquisadores da U Melbourne, bem como a ida de estudantes brasileiros à Austrália entre os anos de 2015 e 2018. Além da UFPel e da U. Melbourne, este projeto envolve também a Università degli Studi di Perugia,  Itália (Prof. Claudio Santi) e a University of Copenhagen, Dinamarca (Prof Michael J. Davies).

 

foto-assinaturafoto-cumprimento

 

 

ago 27

Oportunidade de bolsas de estágio para o Canadá

Edital da CAPES seleciona estudantes de graduação para estágio no Canadá. O edital nº 50/2014, Capes/MITACS – Globalink, irá selecionar bolsistas na modalidade de graduação-sanduíche pelo período de até três meses. As inscrições vão até 17 de setembro.

 

Para saber mais, visite o site da CAPES e baixe o Globalink Ultimate Guide em http://alumnicanadabrasil.org/globalink/

 

http://www.capes.gov.br/component/content/article/36-salaimprensa/noticias/7136-edital-seleciona-estudantes-de-graduacao-para-estagio-no-canada

ago 26

EDITAL INTERNO CsF – Chamadas 179-203

A Coordenação de Relações Internacionais da Universidade Federal de Pelotas torna público o Edital CRInter-UFPel nº. 09/2014 complementar às chamadas 179 a 203 do Programa Ciência sem Fronteiras.

Edital CsF 2014 09_2014

Fique atento aos prazos do cronograma.

A CRInter receberá inscrições entre os dias 08/09/2014 a 26/09/2014 às 12h.

Leia atentamente o edital, a CRInter somente responderá questões não contempladas no mesmo.

ago 26

Estágio no Canadá pela CAPES

Edital da CAPES seleciona estudantes de graduação para estágio no Canadá. O edital nº 50/2014, Capes/MITACS – Globalink, irá selecionar bolsistas na modalidade de graduação-sanduíche pelo período de até três meses. As inscrições vão até 17 de setembro.

Para saber mais, visite o site da CAPES e baixe o Globalink Ultimate Guide em http://alumnicanadabrasil.org/globalink/

http://www.capes.gov.br/component/content/article/36-salaimprensa/noticias/7136-edital-seleciona-estudantes-de-graduacao-para-estagio-no-canada

ago 26

Edital de Colaboradores – CRInter

A Coordenação de Relações Internacionais (CRInter) do Gabinete do Reitor da Universidade Federal de Pelotas torna público que realizará Concurso Seletivo para o seleção de colaboradores para atividades entre setembro e dezembro de 2014.

As inscrições estão abertas até o dia 1º de setembro.

Mais informações no edital:

Edital colaboradores 10_2014

ago 26

Embaixada da Alemanha lança Programa Bolsa Chanceler

A Embaixada da Alemanha no Brasil lançou o Programa Bolsa Chanceler Alemão com oportunidades para acadêmicos de excelência( até 35 anos) das áreas de Politica, Economia e Cultura. O programa visa promover uma qualificação na respectiva área e ao mesmo tempo construir uma rede internacional de contatos. Esse programa prevê a oportunidade do acadêmico realizar projetos e pesquisas de forma independente em Universidades ou outras instituições de sua escolha.
Mais informações no link:  http://www.brasil.diplo.de/Vertretung/brasilien/pt/__pr/Nachrichten_20Archiv/28.07.14_20Programa_20Chanceler_20Alemao.html

ago 26

Ministério da Cultura lança Programa Conexão Cultural Brasil

O Ministério da Cultura torna público os editais referentes ao Programa Conexão Cultural Brasil, onde são oferecidas diversas oportunidades para estudantes, pesquisadores e professores da área das Ciências Humanas.
Mais informações no link: http://www.cultura.gov.br/noticias-destaques/-/asset_publisher/OiKX3xlR9iTn/content/id/1199262

ago 26

Província de Québec anuncia bolsas de graduação e pós-graduação

A Província de Québec anunciou oportunidades de bolsas para graduação e pós-graduação com prazo para fim de setembro e início de outubro.

Mais informações no link: http://www.frqnt.gouv.qc.ca/en/bourses/index.htm

Posts mais antigos «