jan 28

Edital 01/2015 – PROMISAES

A Coordenação de Relações Internacionais – CRInter da Universidade Federal de Pelotas, no uso de suas atribuições legais, comunica aos estudantes estrangeiros do Programa de Estudantes Convênio de Graduação – PEC-G da UFPel, que estará aberta a inscrição de seleção para a bolsa do projeto Milton Santos de Acesso ao Ensino Superior – PROMISAES 2015, para o período de janeiro a dezembro de 2015, conforme o disposto no Edital nº 01/2015.

As inscrições serão realizadas entre os dias 29 de janeiro e 06 de fevereiro de 2015, das 09h às 12h, na secretaria da CRInter, situada na Rua Lobo da Costa, 859, quando os estudantes deverão entregar toda a documentação do Art. 4º do Edital, quais sejam:

I – Formulário de inscrição preenchido e assinado pelo estudante;

II – Formulário socioeconômico preenchido e assinado pelo estudante;

III – Declaração de renda preenchida e assinada pelo estudante;

IV – Termo de compromisso devidamente assinado pelo estudante;

V – Histórico escolar atualizado;

VI – Original e cópia da página do passaporte do candidato com o visto (VITEM-IV) vigente e do RNE, ou de seu protocolo atualizado;

VII – Comprovante de residência, atestando endereço de moradia;

VIII – Extrato bancário dos últimos três meses;

IX – Comprovantes do envolvimento do aluno em atividades acadêmicas relacionadas com o curso de graduação que está cursando, de ensino, pesquisa e extensão, em que pesem, preferencialmente, as contribuições do contexto social e cultural do país de origem (oficinas, eventos, seminários, monitorias, projetos de extensão, etc.).

Edital 01-2015 – PROMISAES

Ficha de Inscrição PROMISAES

Formulário Socioeconômico

Declaração de Renda

Termo de Compromisso

 

jan 28

Programa apoia projetos conjuntos de pesquisa entre Brasil e EUA

Estão abertas, até 3 de março, as inscrições para o programa Capes/Tamu, que promove o apoio a projetos conjuntos de pesquisa entre a Universidade Texas A&M e os cientistas e acadêmicos no Brasil em temas de importância mútua para o Brasil e os Estados Unidos.

Os projetos selecionados serão beneficiados com missões de trabalho, missões de estudos, que compreendem bolsas nas modalidades doutorado-sanduíche e estágio pós-doutoral, e recursos de custeio. A duração dos projetos deve ser de dois anos, improrrogáveis.

O programa Capes/Tamu segue as regras descritas no edital do Programa Geral de Cooperação Internacional (PGCI), porém as inscrições devem ser feitas até 3 de março, por exigência do parceiro neste programa.

jan 27

EAE divulga cronograma para apresentação de propostas

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulga nesta segunda-feira, 26, o edital nº 4/2015, que contém os critérios para apresentação de projetos de cooperação acadêmica internacional em nível de pós-graduação para patrocinar a vinda de docentes e pesquisadores de alto nível para o Brasil no âmbito daEscola de Altos Estudos (EAE).

As inscrições são gratuitas e efetuadas por meio de preenchimento de formulário e do envio de documentos relacionados no edital dentro dos prazos estabelecidos no calendário abaixo. Serão selecionadas até seis propostas por chamada do cronograma, totalizando até 24 propostas selecionadas por ano.

Calendário

Chamadas Inscrição Resultado Início das Atividades
1ª chamada De 1º de janeiro a 30 de abril do ano A partir de 30 de julho do ano Outubro-novembro-dezembro do ano
2ª chamada De 1º de maio a 31 de julho do ano do ano A partir de 30 de setembro do ano Janeiro-fevereiro-março do ano seguinte
3ª chamada De 1º de agosto a 30 de setembro do ano A partir de 30 de novembro do ano Abril-maio-junho do ano seguinte
4ª chamada De 1º de outubro a 31 de dezembro do ano A partir de 28 de fevereiro do ano seguinte Julho-agosto-setembro do ano seguinte

A Escola de Altos Estudos tem por objetivo apoiar os programas de pós-graduação de instituições de ensino superior federais, estaduais, confessionais e comunitárias, por meio do fomento à cooperação acadêmica e do intercâmbio acadêmico internacional. Esse apoio se dá por meio da oferta de cursos monográficos intensivos de alto nível, ministrados por docentes e pesquisadores radicados no exterior de elevado conceito internacional.

Mais informações: http://www.capes.gov.br/sala-de-imprensa/noticias/7325-escola-de-altos-estudos-divulga-cronograma-para-apresentacao-de-propostas

jan 26

Oportunidade para licenciaturas na França

Objetivos

O programa tem como objetivo elevar a qualidade da graduação, tendo como prioridade a melhoria do ensino dos cursos de licenciatura e a formação de professores, por meio da ampliação e dinamização as ações voltadas à formação inicial e implementação de novas diretrizes curriculares para a formação de professores, com ênfase no ensino fundamental e no ensino médio.

Universidades participantes

Confira os sites das universidades participantes.

Benefícios

  • Bolsas e passagens aéreas internacionais para estudantes brasileiros nos termos vigentes na CAPES;
  • Passagens aéreas internacionais e diárias para docentes brasileiros em missão de trabalho na França;
  • Recursos de custeio para despesas relativas às atividades da parceria desenvolvidas no Brasil.

Duração dos projetos

A duração prevista é de 2 (dois) anos improrrogáveis.

Links disponíveis

Endereço eletrônico para contato: plifr@capes.gov.br

 

Mais informações em : http://www.capes.gov.br/cooperacao-internacional/multinacional/licenciaturas-internacionais/licenciaturas-internacionais-franca

jan 21

COMUNICADO IMPORTANTE

O Núcleo de Tradução da CRINTER reitera que os agendamentos de tradução de históricos e de outros documentos destinados a mobilidade acadêmica estarão suspensos no período de 03 a 19 de fevereiro em razão de gozo de férias do único servidor técnico responsável pelo setor. Informamos ainda que devido ao prazo de 10 dias úteis habitualmente solicitado para a revisão técnica desses documentos, não estão sendo aceitos novos documentos para tradução desde o dia 20/01/2015, conforme anteriormente divulgado em nosso site. Lembramos que este é um serviço de caráter excepcional e não obrigatório prestado pelo Núcleo de Tradução da UFPel e que, na eventual necessidade de tradução de documentos durante aquele período, a cidade de Pelotas conta com três tradutores juramentados de inglês habilitados a validar esses documentos. Maiores informações: http://www.jucergs.rs.gov.br/p_tradutores.asp

jan 20

Doutorado 2015 – Fundação Carolina

Fundação Carolina oferece 25 novas Bolsas de Doutoramento e 43 renovações de chamadas de bolsas anteriores.

As bolsas de Doutoramento têm uma duração de 21 meses em três anos, com renovação anual.

Características:

Os benefícios destas bolsas de estudo são:
    • 1200 euros por mês em alimentação e alojamento.
    • 3 passagem aérea em classe econômica de ida e volta a partir do país de capital de residência, uma por ano lectivo. A finalidade de cada bilhete é só permitir a chegada do companheiro para a Espanha no início da estadia e voltar ao seu país de origem após a conclusão.
    • O registro de estudos (supervisão acadêmica). Excluem taxas administrativas (abertura transcrição, cartão de estudante, etc.), que assumirá o companheiro.
  • Seguro médico não-farmacêutico.
    Requisitos

    Publicação e Data de convocatória: Fundação Carolina  – 15/01/2015

    • Ser cidadão de qualquer um dos países da Comunidade Iberoamericana de Nações.
    • Possuir um diploma ou engenheiro.
    • A posse de um grau de mestre obtido em conformidade com os sistemas de ensino fora do Espaço Europeu do Ensino Superior (EEES) atestando a um nível equivalente ao título oficial em espanhol do Mestre e que autoriza a formação país emissor para o acesso a estudos de doutoramento. Qualquer grau de mestre emitido em um país do Espaço Europeu do Ensino Superior de autorização para acesso a estudos de doutoramento também são aceitos.
    • Ser professor de uma carreira ou planta, ou pessoal administrativo de uma universidade iberoamericana, e ser apresentado ou patrocinado por ela, com a certificação de compromisso institucional para voltar, uma vez concluído estudos de doutoramento.
    • Cumprir os requisitos de excelência curricular e experiência profissional.
    • Cumprir os requisitos legais e contratuais estabelecidas pela universidade de origem e da Fundação Carolina.
    • Ter uma carta de aceitação para o programa de doutorado pela universidade espanhola.
    • Não ser residente em Espanha.
    • Não ter iniciado o PhD em Espanha antes da aplicação para a bolsa.
      Solicitação

      Prazo: 09 de abril de 2015

      Impresso:

      Os candidatos devem enviar a seguinte documentação:
      • Certificado devidamente legalizada de grau, engenheiro ou uma cópia similar.
      • Certificado devidamente legalizado o mestrado e certificado que comprove que o título permite o acesso a estudos de doutoramento no país de expedição cópias.
      • Fotocópias de documentos que comprovem as disposições do currículo.
      • Cópia da carta de admissão ao programa de doutorado por uma universidade espanhola.
      • Fotocópia do passaporte válido.
      • Certificado ou documento de domicílio ou residência.
      • Certificado original de emprego, uma vez que desempenha na sua universidade de origem.
      Para saber mais acessar na chamada

jan 19

Programa de bolsas “Robert S. McNamara” do Banco Mundial.

   Este programa concede apoios financeiros de até $25,000 dólares a candidatos a Doutorado de países em desenvolvimento que estejam  desenvolvendo pesquisa de inovação relacionadas com temas del desenvolvimento.
Se dará preferencia a acadêmicos e investigadores que estejam vinculados a instituições de educação superior ou pesquisa que estejam inscritos atualmente em  programas de doutorado.
   Mais informações em: Portuguese Flyer_Convite a candidatos 2015

jan 16

Inscrições para Francês sem Fronteiras abrem na próxima semana

Surgido com a finalidade de oferecer cursos de inglês para os estudantes envolvidos no Ciência sem Fronteiras, o programa Idiomas sem Fronteiras foi ampliado e reposicionado de forma a aumentar as opções de línguas oferecidas ao público alvo. A partir de 2015, ele passará a possuir cursos das línguas alemã, espanhola e portuguesa, neste último caso para estrangeiros, que se unem ao inglês e ao francês, já oferecidos desde o último ano.

O curso Français sans Frontières¸ de língua francesa, oferecido online gratuitamente, estará com inscrições abertas a partir da próxima semana, sexta-feira (23), até às 12h do dia 4 de fevereiro. Serão 1,5 mil vagas senhas de acesso ao curso online, que serão distribuídas entre os alunos das universidades federais, universidades estaduais e institutos federais credenciados ao programa. As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet, por meio do site do Programa IsF, no endereço  isf.mec.gov.br/frances.

Somente poderão se inscrever no processo seletivo alunos que atendam cumulativamente aos seguintes critérios:

– alunos de graduação, de mestrado ou de doutorado, com matrículas ativas nas universidades federais, universidades estaduais e institutos federais credenciados ao Programa IsF;

–  alunos que tenham concluído até 90% do total de créditos de seu curso.

A divulgação dos resultados será realizada pelo site do programa e por meio do e-mail informado pelo inscrito.

Français sans Frontières

O Programa Idiomas sem Fronteiras é ofertado pela Embaixada da França, em parceria com a Aliança Francesa, com o suporte de professores de língua francesa de diversas universidades, e organizado para desenvolver habilidades linguísticas, fomentar o desenvolvimento acadêmico e promover a mobilidade estudantil a países francófonos. (FONTE: http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2015/01/15/inscricoes-para-frances-sem-fronteiras-abrem-na-proxima-semana/)

jan 16

Núcleo de Tradução da CRINTER não funcionará entre 3 e 19 de fevereiro

Informamos que o NÚCLEO DE TRADUÇÃO DA CRINTER fechará de 03 à 19 de fevereiro de 2015 por motivo de férias da servidora responsável. Neste período nenhum documento estudantil será traduzido, revisado ou validado. Pedimos aos interessados no Ciência Sem Fronteiras e em outros convênios de mobilidade acadêmica que organizem-se com seus pedidos de tradução até o dia 20 de janeiro de 2015. (FONTE: http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2015/01/14/nucleo-de-traducao-da-crinter-nao-funcionara-entre-3-e-19-de-fevereiro/)

jan 13

Programa financiará até 60 projetos em 2015

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulga nesta sexta-feira, 9, o edital do Programa Geral de Cooperação Internacional (PGCI), que selecionará projetos conjuntos de pesquisa, parcerias universitárias e candidaturas individuais em qualquer área do conhecimento durante o ano de 2015.

O programa pretende assim fomentar o intercâmbio entre instituições de ensino superior e institutos ou centros de pesquisa e desenvolvimento brasileiros e estrangeiros, selecionar projetos com instituições com as quais a Capes não possui editais específicos de seleção e selecionar candidaturas individuais, para casos de candidatos academicamente excepcionais que não possam ser contemplados por editais específicos da Capes para bolsas no exterior.

O programa seguirá cronogramas de inscrição em fluxo contínuo, com a previsão de seleção de até 15 projetos por cronograma, totalizando até 60 projetos selecionados por ano. A seleção de candidaturas individuais está estimada em uma por cronograma, até quatro por ano.

Posts mais antigos «