jul 10

Nota de esclarecimento

Informamos que desde o dia 02/07/2014 tivemos atrasos nos serviços que necessitam de internet devido a um problema no equipamento que fornece o acesso. Segue abaixo o link com a nota de esclarecimento da Universidade:

http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2014/07/09/problema-em-equipamento-deixa-unidades-sem-internet/

jul 10

Programa de Bolsas de Apoio à Investigação para estudantes de Doutoramento da Fundação Calouste Gulbenkian.

Estão abertas as candidaturas para o Programa de Bolsas de Apoio à Investigação para estudantes de Doutoramento da Fundação Calouste Gulbenkian (observador consultivo da CPLP), as inscrições vão até o dia 30 de setembro.

Estas bolsas destinam-se a apoiar a elaboração de projetos de investigação no âmbito de doutoramento de estudantes do PALOP, em universidades fora de seus países. As bolsas serão atribuídas a estudantes que realizem o trabalho de campo nos seus países de origem nas áreas de Ciências da Saúde, Engenharia do Ambiente, Engenharia Agrária, Geologia e Minas e Economia.

O formulário de candidatura está disponível no site www.gulbenkian.pt e acompanha a lista de documentos necessários para inscrição.

 

jul 10

Resultado do Edital “Programa de mobilidade internacional com bolsa”

A CRInter divulga o resultado do Edital do “Programa de mobilidade internacional com bolsa”:

 

Instituto Politécnico de Bragança

1 – Flávia Demke Rossi – Artes Visuais (2014/2)

2 – Marina Berton – Turismo (2014/2)

3 – Valquíria Lopes Stephan – Jornalismo (2015/1)

4 – Milena Paula Sonda – Turismo (2015/1)

 

EMUAL 

1 – Mariana Leite Pasinato – Jornalismo (2015/1)

 

Os alunos selecionados serão contactados por email para entregarem documentação adicional.

 

 

jul 04

Nota de esclarecimento da Capes: o Enem como critério de seleção para Ciência sem Fronteiras.

O programa Ciência sem Fronteiras já concedeu 83,2 mil bolsas de estudos para alunos de graduação e pós-graduação se aperfeiçoarem em 43 países nas áreas de engenharia, tecnologia, ciências biológicas e saúde, desde dezembro de 2011. Dentre vários critérios de seleção, um deles é a obtenção de nota mínima de 600 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Apenas um exame com as características do Enem, de alcance nacional, acessível a qualquer estudante que tenha concluído o ensino médio, independente de classe social, com parâmetros transparentes e objetivos, pode servir de critério seletivo para um programa da magnitude do Ciência sem Fronteiras.

O Enem tem se consolidado ano a ano, com adesão crescente de estudantes – para a edição de novembro deste ano há 8,7 milhões de inscritos, 21% a mais do que em 2013. Além disso, é um indicador de qualidade do ensino médio e porta de acesso à educação superior, pública e privada, por meio de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Programa Universidade para Todos (ProUni).

Convicta de que o Enem é o instrumento mais adequado para selecionar os universitários que irão se aprimorar no exterior por meio do Ciência sem Fronteiras, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) recorrerá das decisões judiciais contrárias até a última instância. É importante destacar que a Capes tem obtido resultado favorável na maioria das demandas judiciais intentadas até o momento.

http://www.capes.gov.br/sala-de-imprensa/noticias/7054-o-enem-como-criterio-de-selecao-para-o-ciencia-sem-fronteiras

jul 03

Concurso – The voice of the Youth of the Americas

Concurso “The voice of the Youth of the Americas” promovido pela OAS (Organização dos Estados Americanos) e pelo Governo da Guatemala está com inscrições abertas até 15 de julho.

Mais informações: http://www.oas.org/en/ser/dia/civil_society/Juventud-Americas/index.shtml

 

jul 01

Abertura da 3ª Convocatória de Bolsas do projeto Babel

Está aberta a convocatória de Bolsas de Intercâmbio do Projeto Babel, vinculado ao Erasmus Mundus. Os candidatos devem possuir situação de vulnerabilidade social e/ou política que incluem:

• ter estatuto de refugiado/a ou é beneficiário/a de asilo, ou
• ter sido objeto de expulsão injustificada da universidade por questões raciais, étnicas, religiosas, políticas, de gênero
ou de orientação sexual, ou
• pertencer a uma população indígena ou é uma pessoa internamente deslocada

Está aberta a análise de outros caso, que podem também ser contemplados.

Mais informações no link: http://babel.up.pt.

É possível fazer download da apresentação e do flyer do projeto no link: http://we.tl/qm9SHWf8Sq

jul 01

Oportunidades de Trabalho na cidade de Quebec/Canadá

A cidade de Quebec está fazendo uma seleção on-line de candidatos para trabalhar nas áreas de TI, Engenharias, Eletrônica, dentre outros. Mais informações abaixo:

image001

jun 27

Oportunidade de Bolsas para mobilidade Internacional [update]

A CRInter torna público o edital da seleção de estudantes de graduação interessados em estudar um semestre acadêmico em Portugal ou em universidades da América Latina através do programa EMUAL.

Serão oferecidas dez (10) bolsas de mobilidade, a ser realizadas duas (02) no semestre de 2014/2 e oito (08) no semestre de 2015/1, conforme o calendário acadêmico da universidade de destino.

As bolsas se destinam exclusivamente para alunos dos cursos não contemplados pelo Programa Ciência Sem Fronteiras.

Abaixo, o arquivo do edital e os arquivos dos anexos em Word para edição.

 

Edital CRInter nº. 07/2014 – Programa de mobilidade internacional com bolsa

Formulário de inscrição – ANEXO I

Plano de estudos – ANEXO II

Plano de estudos – ANEXO II (para o Curso de Direito)

Declaração porcentagem – ANEXO III

Carta anuência tutor – ANEXO IV

Termo de compromisso – ANEXO V

Sugestão de modelo para Carta de Motivaçao

-Apresentar as razões ,de ordem fundamentalmente acadêmica, que justificam a escolha do o (a) aluno(a) pela instituição no estrangeiro, identificando as áreas de interesse e as atividades que poderá desenvolver.
-Identificar os benefícios, de ordem fundamentalmente acadêmica, que o estágio na instituição estrangeira poderá trazer ao aluno (a). Nesse sentido apontar quais áreas da formação do aluno (a) poderão ser efetivamente beneficiadas e de que forma isso poderá ocorrer.
(atualizado em 02/07/2014)

jun 27

Governo anuncia mais 100 mil bolsas de estudo na segunda fase do programa Ciência sem Fronteiras

A segunda fase do programa Ciência sem Fronteiras terá mais 100 mil bolsas a partir de 2015. O anúncio foi feito nesta quarta-feira, 25, pela presidenta Dilma Rousseff, em cerimônia realizada no Palácio do Planalto.

Mais informações em:

http://www.capes.gov.br/36-noticias/7002-governo-anuncia-mais-100-mil-bolsas-de-estudo-na-segunda-fase-do-programa-ciencia-sem-fronteiras

jun 25

CsF prorroga chamadas para atração de pesquisadores

Foram prorrogadas até sexta-feira (27) as inscrições para o segundo cronograma das chamadas Atração de Jovens Talentos (BJT) e Pesquisador Visitante Especial (PVE) do programa Ciência sem Fronteiras (CsF). 

Mais informações em:  http://www.cnpq.br/web/guest/noticiasviews/-/journal_content/56_INSTANCE_a6MO/10157/1975253 .

Posts mais antigos «