nov 21

Núcleo de Tradução altera prazo de entrega para documentos que precisam ser revisados, validados e traduzidos.

Atenção alunos da UFPel interessados no programa Ciência sem Fronteiras: O Núcleo de Tradução da CRINTER informa que, a partir de 01/12/2014, o prazo para a revisão técnica e validação de quaisquer documentos traduzidos (históricos, em sua maioria) passa a ser de 10 dias úteis a contar da data do recebimento da cópia física do documento original em nossa secretaria.

Casos excepcionais só serão atendidos mediante comprovação, por parte do aluno, de que a universidade destino está exigindo os documentos traduzidos num prazo inferior ao estabelecido por nosso departamento. Organizem-se e programem-se.  A responsabilidade com sua documentação faz parte do processo seletivo para o intercâmbio

Mais informações: clique aqui.

nov 18

Universidades holandesas vêem ao Brasil. Tire suas dúvidas diretamente com elas online!

unnamed

Em novembro, as universidades holandesas virão ao Brasil participar junto com oNuffic Neso Brazil de diversas atividades para mostrar a Holanda como destino de estudo de alta qualidade aos brasileiros interessados. Além de informar sobre as possibilidades de estudo (da graduação ao pós-doutorado) e como acessá-las, trateremos também do Ciência sem Fronteiras (graduação e pós-graduação) e abordaremos o programa de bolsas exclusivo para brasileiros Orange Tulip Scholarship – OTS Brazil

19 de Novembro de 2014 – Online

Webinar – OTS Brazil e Euro-Pós
Horário: 12h (horário de Brasília) – http://bit.ly/1zwrMEL
A lista das universidades holandesas participantes já está disponível no link acima.

nov 18

Ciência sem Fronteiras lança chamada para Doutorado Pleno

O Consórcio de universidades canadenses, CALDO, formado pelas mais conceituadas universidades nas áreas de Tecnologia e Inovação: University of Alberta, Université Laval,  Dalhousie University, Universidade de Calgary, University of Ottawa, Queens University, University of Saskatchewan, Western University e University of Waterloo está oferecendo centenas de vagas para os estudantes que desejam ser bolsistas do Ciência sem Fronteiras – CsF. Em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Técnológico – CNPq, a chamada será lançada hoje, 07/11/14, e já está com o formulário de inscrições aberto, bastando clicar aqui. Para ter acesso ao formulário, o candidato precisa estar com o Currículo Lattes atualizado. 

O CsF oferecerá, além da bolsa de CAN$ 1470,00 por até 48 meses, o seguro saúde, as passagens, o auxílio instalação e as taxas escolares. É uma grande oportunidade para os alunos que estão finalizando ou já concluiram o mestrado nas áreas de exatas, biológicas, saúde e engenharias submeterem seu Currículo, sua carta de intenções (Statement of Purpose) em inglês ou francês, a carta de referência em inglês ou francês e o diploma ou certificado de conclusão do mestrado juntamente com o histórico escolar . Não é necessário para inscrição ter projeto e contato com o supervisor no Canadá, pois o CALDO fará a alocação, suporte e acompanhamento dos interessados.

As universidades do CALDO são flexíveis quanto a exigência do nível do idioma, aceitando vários testes de proficiência em inglês e francês, podendo estes serem ainda realizados após a aprovação da alocação pelo CALDO. É possível conhecer todas as linhas de pesquisa e detalhes sobre as universidades no portal oficial do CALDO. 

nov 10

Edital de Colaboradores – CRInter

A Coordenação de Relações Internacionais (CRInter) do Gabinete do Reitor da Universidade Federal de Pelotas torna público que realizará concurso Seletivo para o seleção de colaboradores para atividades entre Dezembro de 2014 e Abril de 2015.

As inscrições estão abertas até o dia 21 de novembro.

Mais informações no edital: Edital colaboradores 18_2014.

nov 10

Capes divulga edital em parceria com a Holanda

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulga nesta sexta-feira, 7, o edital nº 63/2014 referente aos programas Capes/Nuffic em parceria com a Holanda. As inscrições vão até o dia 5 de dezembro.

O Programa CAPES/NUFFIC tem como objetivo selecionar projetos conjuntos de pesquisa em todas as áreas do conhecimento, com especial foco nas áreas de Ciências Biológicas, Engenharias, Ciências Médicas (Ciências da Saúde), Ciências Agrícolas, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e Artes, com vistas ao intercâmbio científico entre Instituições de Ensino Superior (IES) do Brasil e da Holanda, visando à formação de recursos humanos de alto nível nos dois países.
Mais informações em: http://capes.gov.br/images/stories/download/editais/7112014-063-2014-CAPES-NUFFIC.pdf .

nov 03

Visita da Profª. Drª. Orquídea Coelho, da Universidade do Porto/Portugal

  Nesta semana, entre os dias 4 – 7 de novembro, teremos na UFPel a presença da Profª. Drª. Orquídea Coelho, da Universidade do Porto/Portugal.
  A professora Orquídea já esteve em nossa Universidade em 2011, convidada pelo GIPES – Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação de Surdos, do qual participam a profa. dra. Madalena Klein (FaE/UFPel) e profa. dra. Tatiana Lebedeff, profa. ms. Angela Nediane dos Santos e prof. ms. Fabiano Rosa (CLC/FaE).
  Outras ações conjuntas já se consolidaram, como a organização de um livro (COELHO, Orquidea; KLEIN, Madalena Klein. Cartografias da Surdez: comunidades, línguas, práticas e pedagogias. Porto/Portugal: Ed. LIVPSIC, 2013), bem como o atual estágio doutoral – sanduiche (bolsa CAPES) da profa. Angela Nediane, aluna do doutorado do PPGE/UFPel.
  A programação completa das atividades da professora estão em anexo.
Chamamos a atenção para a palestra: Pesquisas na Comunidade Européia: articulações interinstitucionais e financiamento, que ocorrerá no dia 5 de novembro, 18h, na sala 245 da Faculdade de Educação (Rua Col. Alberto Rosa, 154, 2ºandar).

convite_programação_Orquidea

out 31

Oportunidades: ERASMUS+ (Atividades Jean Monnet) e Bolsas de Estudo Programa Chevening – Reino Unido

ERASMUS+. Atividades Jean Monnet

Estão abertas as inscrições para as atividades Jean Monnet do ERASMUS+. O projeto tem o objetivo de estimular o ensino, a pesquisa e a reflexão no domínio dos estudos sobre a União Europeia. Também visa um aumento do diálogo entre o mundo acadêmico e os decisores políticos, em particular com o objetivo de reforçar a governança das políticas da União Europeia.

Mais informações abaixo:

Informações e Edital

 

BOLSAS DE ESTUDOS PROGRAMA CHEVENING

Estão abertas até o dia 15 de novembro as inscrições para o programa Chevening, que oferece bolsas de estudo de pós-graduação no Reino Unido. O programa tem a intenção de contribuir na formação de futuros líderes e está aberta a todas as áreas.

Mais informações no site: www.chevening.org

 

out 30

Lançados os Editais 9 e 10 Fapergs /CAPES

PROGRAMA DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO NO RS

A FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL –
FAPERGS, em parceria com a COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE
PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR – Capes, tornam público os presentes editais destinados a
pesquisadores doutores, interessados em aumentar o intercâmbio dos Programas de Pós-
Graduação reconhecidos pela Capes no Rio Grande do Sul com instituições conceituadas
no Exterior, por meio de projetos conjuntos de pesquisa entre as equipes gaúchas e
estrangeiras para a consolidação, expansão e internacionalização dos Programas de Pós-
Graduação gaúchos, de acordo com os requisitos e condições fixados nos editais à seguir.

EDITAL FAPERGS/Capes 10/2014

Edital 09/2014 – PICMEL

out 29

Chamada Proafrica aberta

Encontra-se aberto o edital de seleção que visa dar continuidade ao tradicional caráter desenvolvimentista da cooperação com a África, em especial com os países da comunidade de língua portuguesa. Além disso, objetiva fortalecer a convergência e sincronicidade nas ações de Cooperação Internacional (CI) do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) estabelecidas com o continente africano por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Inscrições:

out 27

Bolsas de estudo para estudar espanhol na Espanha.

A Fundação da Língua Espanhola abriu o prazo de solicitação para bolsas de estudo para o ano de 2015.

Este ano as modalidades de bolsas serão as seguintes:

  • Bolsas para alunos de espanhol com concessão direta.
  • Bolsas para professores de espanhol: 10 bolsas para professores para dividir entre seus alunos de espanhol.
  • Bolsas para professores de espanhol: 1 bolsa para professor para atualizar seu espanhol, níveis avançados – professores não nativos.
  • Bolsas para professor de espanhol: 1 bolsa para professor para realizar um curso sobre novas técnicas de pedagogia.

Solicitações em : http://www.fundacionlengua.com/newsletter/lt.php?id=LhkEBk0ACUhSAAAIDQ

Principais Links para informação:

Posts mais antigos «