mar 04

Instituo Masdar de Ciência e Tecnologia oferece bolsas de Pós-Graduação

O Instituto Masdar é instituição de referência na região do Golfo em temas de energias alternativas, sustentabilidade e ciências ambientais. A universidade é direcionada exclusivamente para o ensino de pós-graduação e tem seu assessoramento acadêmico realizado pelo Massachusetts Institute of Technology

(MIT). O Instituto conta com oito programas de mestrado em Ciências e Engenharia:
– Engenharia Química;
– Ciências da Computação e da Informação;
– Engenharia Elétrica;
– Engenharia de Sistemas;
– Engenharia e Ciência dos Materiais;
– Engenharia de Microsistemas;
– Infraestrutura Crítica Sustentável;
– Engenharia Ambiental e de Águas; bem como um
programa de doutorado interdisciplinar em engenharia.

Inscrições até 30 de Abril de 2015.

 Mais informações em: http://www.masdar.ac.ae/

mar 02

Bolsa de estudo de Pós Graduação na Coreia do Sul

O governo da República da Coreia, torna público por meio da sua embaixada em Brasília, a divulgação do programa de bolsas de estudos para aluno de pós graduação. O governo sul-coreano está disponibilizando até 4 (quatro) vagas para brasileiros.

Ofício Circular nº 006.2015 – GAB-SESu-MEC – Divulgação de Bolsa de Estudos de Pós-Graduação na República da Coréia

Inscrições até 20 de março de 2015.

Mais informações em : http://www.studyinkorea.go.kr/

mar 02

Projeto PROMETEO – Equador

O Projeto Prometeo é uma iniciativa do Governo equatoriano com o qual procura envolver e vincular investigadores estrangeiros e equatorianos de elevado nível académico(PhD’s e Mestres), residentes no exterior. O objetivo é que aportem e apliquem a nível local, a sua experiência e conhecimentos, em atividades de investigação em temas especializados de modo alcançar a apropriação e geração de conhecimento científico de qualidade no território nacional, em áreas prioritárias de desenvolvimento, como:

  • CIÊNCIAS DA VIDA
  • CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
  • CIÊNCIAS DOS RECURSOS NATURAIS
  • CIÊNCIAS BÁSICAS
  • CIÊNCIAS SOCIAIS
  • CIÊNCIAS DA PRODUÇÃO E INOVAÇÃO
  • ARTE E CULTURASaiba mais em: http://prometeo.com.ec/index.php?lang=pt

fev 27

Palestra on-line às 12h do dia 27/02 sobre oportunidades de bolsa na Holanda

Mais informações em: https://www.nesobrazil.org/Eventos/web-palestra-orange-tulip-scholarship-brazil-2014
198

fev 20

Oportunidade de bolsas no Canadá – ELAP

Estão abertas as inscrições para a Bolsa de Estudos Canadense ELAP – Emerging Leaders in the Americas Program. Desde 2009, o governo Canadense oferece, anualmente, 400 bolsas ELAP somente para estudantes da América Latina. Ela tem uma importante peculiaridade: é destinada para alunos de GRADUAÇÃO e PÓS, de TODAS AS ÁREAS DO CONHECIMENTO! Esta é considerada uma das melhores oportunidades para o aluno Brasileiro que tem interesse em estudar no Canadá. Vale a pena!

Inscrições se encerram dia 30 de abril de 2015.

Informações: http://www.scholarships-bourses.gc.ca/scholarships-bourses/can/institutions/elap-pfla.aspx?lang=eng

Os integrantes da Rede Alumni Brasil-Canadá criaram um guia para auxiliar os candidatos interessados nesta bolsa: http://alumnicanadabrasil.org/elap/

fev 18

Resultado Edital 01/2015 – Bolsas PROMISAES

A Coordenação de Relações Internacionais torna público o resultado do Edital nº 01/2015 referente à seleção de alunos PEC-G para as Bolsas PROMISAES, conforme a classificação a seguir:

1- Juncris Namaya Junior

2- Nilton da Silva

3- Julio Cá

4- Edvin Walter Brito Gomes

5- Esdras Barros Cardoso

De acordo com o Art. 12 do referido Edital, “A UFPel somente poderá operacionalizar o pagamento da bolsa após receber o recurso financeiro do MEC. Uma vez concluídos os trâmites contábeis, o pagamento será feito diretamente ao estudante-convênio mediante depósito em sua conta bancária”.
A CRInter entrará em contato com os alunos selecionados para confirmar os dados bancários.

fev 18

Capes/MINCyT seleciona 15 projetos de cooperação entre Brasil e Argentina

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulga nesta sexta-feira, 13, o resultado do edital nº 22/2014, relativo ao programa de cooperação internacional Capes/MINCyT. Ao total, foram aprovados dez projetos na categoria Grupos de Pesquisa Conjuntos e cinco projetos na categoria Grupos de Pesquisa Associados em Rede.

Fruto de parceria entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo da República Argentina, o programa Capes/MINCyT tem como objetivo estimular, por meio de projetos conjuntos de pesquisa, o intercâmbio de docentes e de pesquisadores brasileiros e argentinos vinculados a programas de pós-graduação de instituições de ensino superior (IES) e promover a formação de recursos humanos de alto nível no Brasil e na Argentina nas diversas áreas do conhecimento.

Os s grupos para pesquisa selecionados nas categorias Grupos de Pesquisa Conjuntos são projetos de pesquisa desenvolvidos por uma equipe brasileira e uma equipe argentina, ambas vinculadas a instituições de ensino superior em seus países. Os selecionados em Grupos de Pesquisa Associados em Rede são projetos de pesquisa desenvolvidos por duas ou três instituições de ensino superior de cada país. Os projetos aprovados receberão recursos para missões de trabalho e missões de estudo.

fev 12

Bolsas para Pós-graduação no México

As bolsas, a serem distribuídas em 5 anos, são voltadas para as áreas de ciência e tecnologia, engenharia, biologia, física e matemática. A partir deste ano, será também contemplada a área de saúde, resultado da recente assinatura de memorando de entendimento entre a OEA e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Os estudantes interessados deverão, antes de se inscreverem no referido Programa de Bolsas, buscar aprovação em um dos 1.300 programas de pós-graduação reconhecidos pela CONACYT.

Mais informações em: http://www.oas.org/es/becas/

Edital: ManualdeProcedimientos

fev 03

Internacionalização das sociedades científicas brasileiras

A presente Chamada tem por objetivo selecionar propostas para apoio financeiro a projetos que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação do País.
São objetivos desta chamada apoiar e intensificar a internacionalização de sociedades científicas brasileiras por meio do pagamento de taxa anual à entidade internacional que congregue sociedades de todo o mundo em áreas de conhecimento específicas.
Mais informações em: http://www.cnpq.br/web/guest/chamadas-publicas?p_p_id=resultadosportlet_WAR_resultadoscnpqportlet_INSTANCE_0ZaM&p_p_lifecycle=0&p_p_state=normal&p_p_mode=view&p_p_col_id=column-4&p_p_col_pos=1&p_p_col_count=3&filtro=abertas&detalha=chamadaDivulgada&desc=chamadas&idDivulgacao=5582

Chamada 45_2014

fev 03

Bolsas de Intercâmbio para a França

O Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) concederá a estudantes brasileiros de mestrado ou doutoradobolsas de intercâmbio para a França, durante o qual participarão do Seminário Internacional de Verão de Museologia durante duas semanas. Esta parceria com a Escola do Louvre também dará a oportunidade para os selecionados estagiarem em museus franceses, incluindo o lar da mais famosa pintura de Leonardo Da Vinci.

Serão três bolsas, uma para um servidor do IBRAM e outras duas para o público em geral. De 31 de agosto a 30 de novembro, os estudantes morarão em Paris e receberão auxílio instalação, seguro saúde e auxílio deslocamento.

Nº Bolsas: 3

Tipo: Programas de Intercâmbio / Bolsas

Local: Europa  –  FRANCIA

Características:

Os selecionados receberão auxílio para os três meses de estadia na França, sendo:
    • Mensalidades para os três meses de intercâmbio
    • Auxílio instalação (pago somente uma vez)
    • Seguro saúde
    • Auxílio deslocamento ou passagem aérea de ida e de volta em classe econômica para o trecho Brasil-França-Brasil.
  • O auxílio deslocamento destina-se ao custeio de todas as despesas referentes à aquisição de passagens aéreas ou terrestres no trecho Brasil-França-Brasil, entre a cidade de residência no Brasil e a de estudos na França. O IBRAM não concederá recursos adicionais para esta finalidade.
    Requisitos

    Publicação e Data de convocatoria: Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM)  – 13/01/2015

    Para participar, os candidatos devem ser brasileiros fazendo cursos nas áreas de Museologia, História da Arte, Arqueologia ou Etnologia. Estudantes de áreas referentes a Humanidades ou Ciências Sociais também serão contemplados, desde que seus projetos tenham relação com Museologia ou História da Arte. São também considerados requisitos: certificados de proficiência na língua francesa, residir no Brasil durante todo o processo de seleção e não ter recebido bolsas de pós-graduação do governo. Estudantes estrangeiros ou com nacionalidade francesa acumulada não poderão participar.

    Prazo: 16 de março de 2015

    Impresso:

    As inscrições podem ser enviadas para o e-mail asint.selecao@museus.gov.br a partir do início de fevereiro deste ano e terão como prazo final o dia 16 de março.
    Confira quais os documentos necessários para participar e outras informações sobre o intercâmbio na chamada 

Posts mais antigos «