abr 13

Funcionamento CRInter dia 15/05/15

A CRInter informa que no dia 15/05/15 todos os seus servidores irão comparecer a uma reunião geral de orientação para servidores a ser realizada no Campus Anglo, assim sendo não ocorrerá expediente no período da tarde.

abr 13

Edital de bolsas Santander Universidades

A CRInter lança hoje o edital para seleção de 10 (dez) alunos para participação no Programa de bolsas luso-brasileiras e ibero-americanas do Santander Universidades.

Abaixo, encontre o edital em pdf e os arquivos necessários para a inscrição (anexos do edital) em word, para a devida edição.

 

Edital nº. 02/2015 – Bolsas luso-brasileira e ibero-americanas

ANEXO I – Ficha de inscrição

ANEXO II – Plano de estudos

ANEXO II – Plano de estudos (para o Curso de Direito)

ANEXO III – Atestado porcentagem

ANEXO IV – Carta tutor

ANEXO V – Termo de compromisso

 

Se você tem interesse em se candidatar, a CRInter recomenda veementemente que você leia o edital por completo. Questões não contempladas pelo edital poderão ser elucidadas via email (crinter.ufpel@gmail.com) ou telefone 32253943.

 

abr 13

Vagas para estágio na CRInter

A CRInter irá selecionar seis estagiários das áreas:

  • Relações Internacionais
  • Direito
  • Inglês/Tradução
  • Espanhol/Tradução

 

As inscrições deverão ser feitas até o dia 17/04/15 através do link: http://wp.ufpel.edu.br/progep/administracao-de-pessoal/estagiarios/selecao-para-estagio-ufpel/.

abr 08

CALDO-Brasil – Programa de bolsas para Doutorado e Pós-Doutorado no Canadá

Há oportunidades disponíveis para interessados em realizar doutorado sanduíche e pós-doutorado nas universidades membros do CALDO: Dalhousie University, Université Laval, da Universidade de Alberta e da Universidade de Ottawa.

O CALDO é um consórcio de pesquisa intensiva formado por nove das principais universidades do Canadá

  • University of Alberta;
  • Université Laval;
  • Dalhousie University;
  • Universidade de Calgary;
  • University of Ottawa;
  • Queens University;
  • University of Saskatchewan;
  • Western University;
  • University of Waterloo

 

As universidades estão localizadas em diferentes regiões do Canadá e oferecem estudos acadêmicos em inglês e francês, nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Medicina.

Ofertas CALDO

  • Suporte personalizado para estudantes internacionais patrocinados, pesquisadores e as agências de financiamento que os suportam;
  • 160 centros de pesquisa, 85 institutos, e 6.000 professores reconhecidos internacionalmente que possuem mais de 500 Cadeiras de pesquisa do Canadá;
  •  Liderança em financiamento de pesquisa, com mais de um bilhão de dólares no setor privado, e detentora de 20% de todas as subvenções concedidas para as universidades canadenses oriundos de fundos do governo;
  • Consórcio verdadeiramente internacional, com 1.500 acordos de parceria com universidades de todo o mundo e 13.000 estudantes internacionais (de um total de 140.000);
  • Consórcio único de seu tipo no Canadá, tornando-os um único parceiro abrangente e orientado a serviços para estudantes e instituições.

 Vantagens CALDO

CALDO fornece um ponto único de acesso a nove das principais universidades de pesquisa do Canadá. Juntas, essas universidades oferecem programas de vanguarda mundial nas ciências naturais e engenharia; ciências da vida e da saúde; ciências sociais; negócios; direito e educação.

Encontrar o programa acadêmico num país estrangeiro é difícil. O CALDO pode ajudá-lo nessa tarefa, o secretariado do CALDO trabalhando em conjunto com uma rede de consultores experientes nas nossas universidades membros, irá proporcionar-lhe um processo simplificado de admissão no qual se inclui o suporte para encontrar o programa e supervisor de estudos.

Para saber mais sobre os programas de estudos disponíveis e critérios de admissão consulte o site CALDO (www.caldo.ca) ou envie e-mail para o Coordenador do Programa – coordinator@caldo.ca

 

O prazo de inscrição: indeterminado (será informado caso haja mudança). 

*TODOS os documentos devem estar em língua inglesa, caso contrário a proposta será recusada. Não é necessária uma tradução juramentada, neste momento.

*Serão aceitas propostas apenas de candidatos que efetivamente estejam realizando ou já finalizaram o mestrado nas áreas de Ciências, Exatas e Tecnologia, caso contrário a proposta será recusada. 

abr 06

I CHAMADA FIOCRUZ/COC/CNPQ

A presente chamada pública tem por objetivo selecionar propostas para apoio financeiro a projetos que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico do país. As propostas devem observar as condições específicas estabelecidas na parte II – Regulamento, anexo a esta chamada pública, que determina os requisitos relativos ao proponente, cronograma, recursos financeiros a serem aplicados nas propostas aprovadas, origem dos recursos, itens financiáveis, prazo para execução dos projetos, critérios de elegibilidade, critérios e parâmetros objetivos de julgamento e demais informações necessárias.

Mais informações em: http://www.cnpq.br/web/guest/chamadas-publicas?p_p_id=resultadosportlet_WAR_resultadoscnpqportlet_INSTANCE_0ZaM&filtro=abertas

 

Inscrições:
  • 06/04/2015 a 21/05/2015

abr 06

Unisinos realiza Escola de Altos Estudos em linguística

A Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) realiza, dos dias 10 a 16 de junho, a 1ª Escola de Altos Estudos – Linguagem e Interação. O evento traz ao Brasil dois pesquisadores de renome internacional que investigam a linguagem em interação social: Professor Douglas Maynard, da University of Wisconsin, Estados Unidos eProfessor Johannes Wagner da University of Southern Denmark, Dinamarca.

O evento é voltado especialmente para pós-graduandos em linguística aplicada e áreas afins. Serão aceitas inscrições em duas modalidades de participação, alunos cursando créditos e alunos ouvintes.

A Escola de Altos Estudos Linguagem e Interação é uma realização do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e está sob a coordenação da professora Ana Cristina Ostermann.

Acesse o site do evento.

Escola de Altos Estudos
A Escola de Altos Estudos consiste em atividade de cooperação acadêmico-internacional na forma de cursos de curta duração. Trata-se de uma iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para fomentar a cooperação acadêmica e o intercâmbio internacional em cursos e programas de pós-graduação stricto sensu. O objetivo é trazer professores e pesquisadores estrangeiros de elevado conceito internacional para a realização de cursos monográficos, a fim de fortalecer, ampliar e qualificar os programas de pós-graduação de instituições brasileiras.

Parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), a EAE se desenvolve com recursos Capes, que são empregados em passagens aéreas, hospedagem e apoio operacional. Todos os cursos são documentados e passam a integrar o acervo da agência.

Os cursos ministrados pelos especialistas estrangeiros têm curta duração e somam créditos para o programa de pós-graduação dos participantes. A Capes incentiva à formação de consórcios entre universidades para ampliar o acesso aos eventos. Quando possível participar via internet ou teleconferência, o curso também deve contabilizar créditos.

(com informações Unisinos)

abr 02

Novo edital seleciona bolsistas de doutorado para atuar na Alemanha

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulga nesta quarta-feira, 1º, o novo edital do Programa Conjunto de Bolsas de Doutorado na Alemanha relativo à seleção 2015/2016. A iniciativa tem por objetivo apoiar candidatos com excelente qualificação científica e acadêmica para realização de doutorado pleno, de duplo doutorado e de doutorado sanduíche na Alemanha.

O programa é fruto de parceria entre a Capes, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD). Cada agência possui uma quota de bolsas e diferentes critérios para sua concessão. Após a seleção, o bolsista deverá se orientar pelas normas da agência que financiará sua bolsa. A quota de bolsas a serem contempladas por cada agência será de até 30 bolsas pela Capes, 35 pelo CNPq e 20 bolsas pelo DAAD.

As candidaturas devem ser apresentadas por meio do formulário eletrônico disponível na plataforma Carlos Chagas, localizada na página do CNPq. Uma versão da documentação deverá ser encaminhada por correio para o escritório do DAAD, no Rio de Janeiro.

Benefícios
O edital prevê a concessão de bolsa para realização de doutorado sanduíche no exterior; de doutorado pleno no exterior; ou de duplo doutorado no exterior. Além das mensalidades, estão previstas passagem aérea de ida e volta ou auxílio-deslocamento, auxílio-instalação, auxílio para aquisição de seguro-saúde e auxílio de adicional localidade para as cidades de alto custo. Os detalhes dos benefícios de cada uma das três agências parceiras devem ser verificados no edital.

Curso de Alemão
O programa prevê a concessão de curso de alemão pelo DAAD, antes do início da pesquisa, para todos os bolsistas selecionados. A duração do curso é estabelecida de acordo com o nível de conhecimento do idioma alemão de cada candidato, a área de pesquisa na Alemanha e as condições e os pré-requisitos da universidade anfitriã alemã.

Os candidatos ao doutorado sanduíche e ao duplo doutorado terão direito ao curso de alemão apenas se a duração dos estudos de doutorado na Alemanha for igual ou superior a seis meses.

Acesse o edital.

Inscrições até 15/05/15.

 

mar 30

Brasil e Canadá reeditam parceria e abrem inscrições para projetos conjuntos de pesquisa

Os pesquisadores brasileiros já podem se inscrever no programa CAPES-DFATD: Projetos Conjuntos de Pesquisa, oferecido pela parceria de intercâmbio científico entre a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e o DFATD (Ministério de Relações Exteriores, Comércio e Desenvolvimento do Canadá). Os interessados têm até o dia 30 de abril para submeter os projetos para análise.

O Programa CAPES-DFATD: Projetos Conjuntos de Pesquisa tem por objetivo promover as parcerias universitárias entre o Canadá e o Brasil, o intercâmbio científico entre instituições de ensino superior e intensificar a formação de recursos humanos de alto nível nos dois países em todas as áreas do conhecimento.

O programa oferece subsídios para a realização de missões de trabalho pelos líderes de projeto e bolsas de estudo para doutorandos, fomentando a cooperação universitária e a mobilidade acadêmica de estudantes brasileiros no Canadá e de estudantes canadenses no Brasil.

Os pesquisadores selecionados pelo Programa CAPES-DFATD deverão iniciar suas atividades a partir de outubro deste ano, sendo que cada projeto tem duração de dois anos, podendo ser prorrogado por mais dois anos.

Os pesquisadores brasileiros encontrarão no Canadá um ambiente estimulante e ideal para o desenvolvimento da pesquisa, um dos principais fatores da formação pós-secundária canadense. Além disso, o Canadá realiza mais investimentos em educação do que qualquer outro país do G8 per capita. Segundo dados da OECD (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), somente em 2012, 38% das atividades de Pesquisa & Desenvolvimento ocorreram nas universidades.

A educação é um dos pilares da política externa canadense no Brasil. Segundo o Embaixador do Canadá no Brasil, Jamal Khokhar, os projetos conjuntos de pesquisa têm contribuído fortemente para estreitar as relações bilaterais. “Apoiar nossos pesquisadores e instituições, bem como a mobilidade de brasileiros e canadenses, está abrindo portas para crescente aproximação entre os dois países”, afirma o Embaixador.

Informações sobre o processo de inscrição no Programa CAPES-DFATD:

No Brasil:

http://www.capes.gov.br/cooperacao-internacional/canada/programa-capes-dfait

mar 30

Nova sede do Idiomas sem Fronteiras na UFPel

Informamos que o Programa Idiomas sem Fronteiras da Universidade Federal de Pelotas encontra-se agora sediado no antigo Centro de Engenharias na Rua Almirante Barroso, nº 1734,CEP 96010-280, atendendo pelo telefone (53) – 32227981. A secretaria do programa funciona das 9h00-12h00 e das 14h00-18h00.

O e-mail do programa para contato é isf.ufpel@gmail.com

mar 25

Programa Bragecrim

O programa Bragecrim (Iniciativa Brasil-Alemanha para Pesquisa Colaborativa em Tecnologia de Manufatura) tem o objetivo de apoiar e financiar projetos conjuntos de pesquisa entre grupos de pesquisa brasileiros e alemães na área de tecnologia de manufatura avançada.

A principal meta dos projetos aprovados no âmbito do programa é gerar conhecimento tecnológico fundamental, possibilitando o desenvolvimento de soluções inovadoras para o aprimoramento da produtividade, qualidade e sustentabilidade das companhias industriais tanto brasileiras quanto alemãs. Outro importante objetivo é a troca de conhecimento por meio de missões de trabalho e de estudos de pesquisadores/docentes e estudantes de ambos os países.

Benefícios

  • Passagens aéreas, seguro saúde e diárias para docentes brasileiros em missão de trabalho na Alemanha;
  • Até 10 (dez) bolsas de estudos (em todas as modalidades) por projeto nos termos vigentes da CAPES;
  • Recursos de custeio e de capital (aquisição de equipamentos) relacionados às atividades do projeto.

Duração dos projetos

  • A duração prevista é de 2 (dois) anos, com possibilidade de prorrogação por igual período a critério das agências financiadoras.

Mais informações e inscrições em: http://www.capes.gov.br/cooperacao-internacional/alemanha/bragecrim

Posts mais antigos «