Notícias
  • Ex-bolsistas do CsF promovem a II Jornada de Saúde Pública Baseada em Evidências: Primeira Infância

    13925373_1250105585033536_8163574270448388119_n

    As alunas Hellen Werka e Anna Maria Garcia Cardoso do curso de Medicina – UFPel, ex-bolsistas do Ciências Sem Fronteiras, juntamente com o Jornal Acadêmico Sinapse e o Centro de Pesquisas Epidemiológicas da UFPel promovem a 2ª edição da Jornada de Saúde Pública Baseada em Evidências, que ocorre nos dias 3 e 4 de outubro, das 19h às 22h, no auditório B do Centro de Pesquisas.

    Com foco sobre a primeira infância, a jornada reúne autores de trabalhos pioneiros nas áreas de desenvolvimento infantil e impacto dos primeiros anos de vida sobre a saúde, a cognição e o capital humano na idade adulta.

    O público-alvo são acadêmicos, graduados da área da saúde e pessoas interessadas pelo tema. As inscrições podem ser realizadas na Livraria Vanguarda Técnicos (saguão do Campus I da UCPel) até o preenchimento do total de 180 vagas, com investimento de R$ 40 para o primeiro lote de 75 inscrições e de R$ 50 para o segundo lote. Os primeiros 50 inscritos têm direito a participar de visita guiada ao Centro de Pesquisas Epidemiológicas da UFPel. Pesquisadores da área da saúde, dentre eles psicólogos, fisioterapeutas, geneticistas, médicos, nutricionistas, educadores físicos e farmacêuticos apresentam a série de palestras.

    Além disso, as alunas estão editando a 17a Edição do Sinapse com foco na 1a infância. O entrevistado de honra é o Prof. Dr. Cesar Victora (o pesquisador brasileiro mais citado no Google Acadêmico e responsável pelos estudos de coortes de Pelotas, que influenciam políticas públicas na infância no mundo inteiro).

    Para mais informações sobre evento, clique aqui.

  • Concurso cultural seleciona universitários do Brasil, Chile e Uruguai para conhecer as Ilhas Falkland

    Estudantes de graduação regularmente matriculados em instituições de ensino superior do Brasil, Chile e Uruguai estão convidados a produzir um vídeo de um minuto, em inglês, respondendo à pergunta: Por que deveria conhecer meus vizinhos das Ilhas Falkland?

    Os autores dos três melhores vídeos ganharão uma viagem às Ilhas, onde ficarão, por uma semana, na casa de uma família local, aprendendo sobre a história, cultura e sociedade da região. Todos os custos da viagem (transporte, alimentação e seguro-viagem) serão financiados pelo Governo das Ilhas Falkland.

    A data limite para o envio dos vídeos é 05 de outubro de 2016, às 23h59.

    Confira detalhes e regras do concurso no regulamento. Clique aqui

  • Oportunidades de bolsas de estudo nos EUA para estudantes, professores e pesquisadores brasileiros

    A Fulbright que chegou ao Brasil em 1957 e desde então representada e administrada por uma organização internacional vinculada aos governos do Brasil e dos EUA: a Comissão Fulbright. Suas bolsas já levaram mais de 3.500 brasileiros para estudar no Estados Unidos e trouxeram quase 3.000 norte-americanos para o Brasil. A Fulbright oferece bolsas de estudos para o intercâmbio de estudantes de pós-graduação, professores e pesquisadores que queiram fazer a diferença em suas comunidades por meio da pesquisa e do conhecimento.

    Estão abertos 10 editais para bolsas em diversas áreas. Os pré-requisitos para cada programa, manuais de instruções para auxiliar no preenchimento da aplicação e o link de inscrições estão disponíveis em http://fulbright.org.br.

    0001

  • “Núcleo de Traduções da UFPel é sede do II Encontro Informal de Tradutores Institucionais de Língua Inglesa da Região Sul”

    Na última sexta feira estiveram reunidos na sede do Núcleo de Tradução da UFPel os tradutores institucionais Clarissa Gabbi (UNIPAMPA), Daniela do Canto (UFSM), Márcia Morales Klee (UFPel) e Rodrigo Rosa (FURG) para o II Encontro Informal de Tradutores Institucionais de Língua Inglesa da Região Sul. O último encontro ocorreu em dezembro de 2014, também na UFPel.
     
    A reunião teve por objetivo oferecer um espaço para troca de experiências, soluções institucionais, desafios da carreira e possibilidades de ações prospectivas. 
    Segundo Márcia, a ideia é fazer um encontro por ano em cidades diferentes até institucionalizá-lo como um evento oficial da categoria.
     
    Ainda no sentido da capacitação, Márcia e a Clarissa participarão da XXXVI Semana do Tradutor em São José do Rio Preto, São Paulo, de 26 a 30 de setembro.
     
    ii_encontro_tradutores
    Da esquerda para direita: Márcia (UFPel). Em pé: Clarissa Gabbi (UNIPAMPA), Daniela do Canto (UFSM) e Rodrigo Rosa (FURG).

  • Bolsa de Pós-Graduação nos Estados Unidos

    A EducationUSA estará com inscrições abertas para bolsas na modalidade pós-graduação do dia 25 de janeiro 2017 a 5 de março 2017. A pré-inscrição já está disponível para os alunos que tem interesse.

    O Oportunidades Acadêmicas é um programa do Departamento de Estado dos EUA, oferecido há 10 anos através da rede  EducationUSA, que busca apoiar estudantes qualificados, mas sem condições financeiras, no processo de candidatura para programas de Graduação e Pós-Graduação, com o objetivo de buscar admissões com bolsas de estudos em universidades nos Estados Unidos.

    Mais informações acesse o site: http://educationusa.org.br/site/oa/

  • Professora da Universidad Castilla-La Mancha (UCLM) – Espanha visita a UFPel

    A Professora Dra. Maria Segarra Cañamares, da Escola Politécnica de Cuenca, (UCLM), Espanha, esteve, à convite do Prof. Dr. Luis Antonio dos Santos Franz, (Engenharia de Produção), em visita à Universidade Federal de Pelotas na quarta-feira 17.08.
    Como parte do itinerário de sua visita à Ufpel, houve uma reunião com a Coordenação de Relações Internacionais, a qual possibilitou o primeiro contato para dar início aos trâmites de um projeto de cooperação entre Pelotas e Cuenca, que  será estabelecido inicialmente entre os cursos da área de engenharia, prevendo a ampliação do mesmo programa para outros cursos.

    160817_reuniao_crinter_001

    Na foto, da esquerda para direita, o Coordenador de Relações Internacionais UFPel, Prof. Robinson dos Santos, a Prof. Maria Cañamares (UCLM), Prof. Liliane Ferreira Gomes (FURG) e Prof. Luis Antonio Franz (UFPEL)

  • Núcleo de Tradução recebe tradutores

    O Núcleo de Tradução da Coordenação de Relações Internacionais da UFPel  será sede, no próximo dia 09/09, do segundo encontro de tradutores intérpretes de língua inglesa de instituições federais da região sul.  Seguindo os mesmos moldes e objetivos da primeira reunião, ocorrida em dezembro de 2014, o objetivo é buscar, através do diálogo com estes parceiros, refletir sobre as práticas e rotinas tradutórias no âmbito das universidades federais, compartilhando experiências, projetos e soluções.

  • Núcleo de Tradução em novo horário

    De modo a oferecer ao público pelo menos um turno vespertino de atendimento externo, informamos que a partir da próxima sexta-feira passaremos a funcionar das 12h às 18h.

    O horário de atendimento de segunda à quinta permanece das 8h30 às 14h.

  • Webinar gratuito sobre oportunidades de mestrado, doutorado e pós-doutorado no Canadá

    O consórcio de universidades CALDO vai oferecer no dia 26 de Julho, às 7:00 horário de Brasília, um Webinar gratuito, no qual serão abordados tópicos importantes para interessados em cursar mestrado, doutorado e pós-doutorado no Canadá.

    O Webinar abordará os seguintes temas:

    • Por quê estudar no Canadá
    • Que serviços oferece o CALDO
    • Características das universidades CALDO
    • Fontes de financiamentos para os estudos

    Registro e mais informações no link: http://us13.campaign-archive1.com/?u=c444fa0ff13631c6e81f04cf0&id=fac6f10760

  • Capes anuncia mais de 2 mil bolsas de doutorado-sanduíche no exterior

    A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) divulga nesta terça-feira, 12 de julho, nova oportunidade para bolsas no exterior. Estão abertas as inscrições para bolsas do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE). Nesta modalidade, alunos regularmente matriculados em cursos de doutorado no Brasil realizam parte do curso em instituição no exterior, retornando e devendo permanecer no Brasil para a integralização de créditos e defesa de tese.

    As bolsas são destinadas aos alunos regularmente matriculados em curso de doutorado no Brasil e que comprovem qualificação para usufruir, no exterior, da oportunidade de aprofundamento teórico, coleta, tratamento de dados e desenvolvimento parcial da parte experimental da tese a ser defendida no Brasil. Todas as áreas do conhecimento estão contempladas.

    Mais informações no link: http://www.capes.gov.br/component/content/article/36-salaimprensa/noticias/7971-capes-anuncia-mais-de-2-mil-bolsas-de-doutorado-sanduiche-no-exterior–