Notícias
  • Cátedra Rio Branco – Universidade de Oxford

    O Programa Cátedra Rio Branco – Universidade de Oxford – Reino Unido 2017/2018, por meio da concessão de bolsa a notável pesquisador e professor sênior do Brasil, especialista nas seguintes áreas de conhecimento prioritárias do Programa: Relações Internacionais, Sociologia, Economia, Ciência Política e outras áreas relacionadas, tratará nesta edição da temática “Projeção internacional do Brasil no século XXI” e tem por objetivos:

    • Aprofundar a cooperação acadêmica entre instituições de ensino superior e centros de pesquisa brasileiros e estrangeiros;
    • Aprofundar a cooperação entre pesquisadores e educadores de instituições de pesquisa e ensino superior no Brasil e seus pares da Instituição Anfitriã;
    • Contribuir para a mobilidade de professores e pesquisadores entre a Instituição Anfitriã e as instituições de ensino superior brasileiras; e
    • Aumentar o conhecimento na Instituição Anfitriã sobre as contribuições de notáveis pesquisadores e educadores do Brasil, especialistas nas áreas de conhecimento prioritárias do Programa.

    Mais informações em http://www.capes.gov.br/cooperacao-internacional/catedras/catedra-rio-branco-oxford

  • Edital Santander 2017

    A UFPEL está aguardando manifestação do Banco Santander para firmar convênio para regulamentar os Programas de bolsas internacionais para 2017.

    Tão logo o convênio seja firmado, a CRInter divulgará edital de seleção em todos os seus meios de comunicação.

     

  • Resultado ELAP Edital nº. 02/2017

    A CRInter divulga os resultados dos alunos selecionados para indicação ao Programa ELAP.

    King’s College: Taísa Gabriela Soares

    Olds College: Marcela da Silva Afonso

     

  • Edital de Seleção para alunos estrangeiros – PPG Ciência e Tecnologia de Alimentos

    The Postgraduate Program in Food Science and Technology (PPGCTA) offers vacancies for foreign students who want to apply for Masters or Doctoral courses, being offered 6 vacancies for each modality. Applications are accepted throughout the year.

    The PPGCTA has three lines of research (Fruits and Vegetables Science and Technology, Grain Science and Technology and Food Microbiology) and has a high impact scientific and technical production, a great opportunity for students who want a successful scientific career.

    More information about the selecting process for foreign students can be found at the PPGCTA website, which is also available in English language.

     

    O Programa de Pós Graduação em Ciência e Tecnologia Alimentos (PPGCTA) oferece vagas para alunos estrangeiros que queiram ingressar nos cursos de Mestrado ou Doutorado, sendo oferecidas 6 vagas para cada modalidade. As inscrições ocorrem em fluxo contínuo sendo aceitas ao longo do ano.

    O PPGCTA conta com três linhas de pesquisa (Ciência e Tecnologia de Frutos e Hortaliças, Ciência e Tecnologia de Grãos e Microbiologia de Alimentos) e possui uma produção técnica e científica de alto impacto, uma ótima oportunidade para alunos que desejam uma carreira científica de sucesso.

    Mais informações sobre o processo de seleção de alunos estrangeiros podem ser encontradas no site do PPGCTA, o qual também é disponibilizado na língua inglesa.

     

     

  • Inscrições abertas para o Seminário “A Política Linguística como estrutura para a internacionalização do Ensino Superior”

    Com o intuito de formular e consolidar as políticas de internacionalização da UFPEL, a CRInter promoverá ao longo do ano de 2017 seminários acerca dessa temática.

    Como primeiro evento, realizaremos no dia 06 de abril (quinta-feira) no Auditório da Reitoria no Anglo às 14h, palestra com a Coordenadora Nacional do Programa Idiomas sem Fronteiras, Profª. Drª. Denise de Abreu e Lima com o tema “A Política Linguística como estrutura para internacionalização do Ensino Superior”.

    Esse seminário será realizado pela Coordenação de Relações Internacionais (CRInter) e pelo Idiomas sem Fronteiras (ISF).

    Inscrições limitadas pelo link: https://goo.gl/forms/lhCb920xEZy4iu372

  • Museu Quai Branly Jacques Chirac oferece bolsas de doutorado e pós-doutorado

    O Museu Quai Branly – Jacques Chirac oferece bolsas de doutorado e pós-doutorado para estudantes de todas as instituições. As áreas contempladas são Antropologia, Etnomusicologia, História da Arte e Arqueologia.

    De doutorado, são oferecidas três bolsas, que têm duração de 12 meses, de outubro a setembro, e valor de 1300 euros líquido.

    No pós-doutorado, são cinco vagas para o desenvolvimento de um programa de pesquisa conjunto, também com 12 meses de duração, e o auxílio é de 2111,09 euros bruto.

    Mais informações sobre o programa e inscrições estão no site do museu.

    FONTE: http://site.ufsm.br/noticias/exibir/museu-quai-branly-jacques-chirac-oferece-bolsas-de

  • Turin School oferece bolsas para curso de verão na Itália

    A Turin School of Local Regulation está recebendo até o dia 5 de junho candidaturas para bolsas para curso de verão na Itália. Serão duas semanas de imersão total em Turin, no norte do país, entre os dias 4 e 15 de setembro.

    As bolsas são voltadas para estudantes da graduação que estejam no último ano e estudantes de pós-graduação. Também podem se candidatar funcionários da Administração Pública (de municípios, estados ou órgãos regionais) e de agências reguladoras.

    O curso propõe um estudo aprofundado sobre alguns dos temas mais relevantes no âmbito de regulação, tarifas e administração de serviços públicos locais, relacionados ou não ao meio ambiente. Ele é organizado em três partes:

    • Parte 1: Dedicada à teoria, aos modelos econômicos e aos instrumentos analíticos para a regulação local;
    • Parte 2: Inclui a análise setorial dos principais serviços públicos locais (por exemplo, ciclo da água e o lixo urbano), estudos de casos e aulas com professores convidados;
    • Parte 3: Oferece visitas de campo e experiências práticas; elaboração de um relatório final por parte dos estudantes.

    Como são as bolsas para curso de verão na Itália

    O programa oferece o curso, além da isenção da taxa de inscrição e de acomodação gratuita para brasileiros. A bolsa isenta o candidato do pagamento da taxa de inscrição, porém, em caso de aprovação, essa taxa (no valor de 150 euros) deverá ser depositada e, ao final do curso, será totalmente restituída.

    A acomodação oferecida pela instituição é um quarto individual no Colégio Einaudi, localizado no centro de Turim. As dependências do Colégio foram reformadas em 2014 e todos os quartos possuem banheiro privado com chuveiro, internet grátis, lençóis e toalhas. Serviços para lavanderia são oferecidos no jardim e cada andar possui a sua própria cozinha coletiva.

    A bolsa não inclui outras despesas, como passagem aérea, transporte e alimentação, mas o estudante terá acesso à Cantina do Colégio Einaudi, que oferece refeições a preços reduzidos.

    Inscrições e processo seletivo

    As inscrições são feitas no site do curso. O candidato deverá preencher um formulário em inglês com suas informações pessoais e acadêmicas e/ou profissionais, declarando, entre outras coisas, o seu nível de conhecimento da língua inglesa e do Microsoft Excel.

    Além disso, ele terá de produzir um pequeno texto de no máximo 100 palavras respondendo à pergunta: “Por que o Comitê de Seleção deveria selecionar você para a Escola de Verão?”. Deve ser anexado à candidatura o currículo em inglês atualizado.

    A seleção se dará com base em três critérios principais:

    • Relevância da área de estudos e da experiência profissional (ou do atual emprego) do candidato para os temas tratados no programa;
    • Distribuição geográfica balanceada dos candidatos selecionados (entre membros e não membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico; distribuição por continente; inclusão de candidatos oriundos de países não representados nas edições anteriores do curso);
      Distribuição balanceada quanto às areas de estudo dos candidatos (exemplo, Economia, Engenharia Ambiental, Direito, Administração Pública, etc)
    • Como critério de desempate para currículos similares se dará maior atenção àqueles que apresentem expertise nos diferentes setores relevantes para a regulação dos Serviços Públicos Locais – como ciclo da água, lixo, energia, entre outros.

    As inscrições estão abertas até o dia 5 de junho. Os candidatos aprovados serão contatados por email até o dia 16 de junho.

    Saiba tudo sobre a International Summer School on Regulation of Local Public Services

    Acesse  a página de inscrição para as bolsas

    FONTE: http://partiuintercambio.org/bolsas-de-estudo/bolsas-para-curso-de-verao-na-italia-turim/

  • Concurso de monografia dá viagem para a Bélgica

    Você está escrevendo sua monografia e por isso não tem tempo de procurar um intercâmbio? Pois bem, saiba que concurso de monografia dá viagem para a Bélgica com tudo pago! É isso mesmo a Delegação da União Europeia no Brasil recebe inscrições até 30 de março para a sétima edição do seu concurso de monografias. Podem se candidatar estudantes de ensino superior no Brasil e recém-formados de todas as áreas que tenham como objeto de estudo da sua monografia a União Europeia.

    O prêmio

    O prêmio possui duas categorias: graduação e pós-graduação. Os quatro autores dos melhores trabalhos (dois na categoria graduação e dois na categoria pós) serão convidados para um evento a ser realizado durante as comemorações do mês da Europa, em maio de 2017, em Brasília, com deslocamento e estadia pagos.  Destes, dois trabalhos serão escolhidos vencedores e serão premiados  com uma ma viagem de sete dias à Europa para visitar e conhecer o funcionamento das instituições da União Européia em Bruxelas, na Bélgica.

    Como participar

    Para se inscrever é necessário preencher a ficha de inscrição e enviar o trabalho cujo tema deve relacionado ao tema do concurso deste ano que é “Dez anos de parceria estratégica da União Europeia e Brasil”.  Podem participar estudantes universitários brasileiros. As monografias inscritas deverão ser obrigatoriamente inéditas, ou seja, o trabalho não pode ter sido publicado (parcialmente ou em sua totalidade) em antologias, coletâneas, suplementos literários, jornais, revistas ou por qualquer outro meio de comunicação. Mais especificações técnicas sobre o envio dos trabalhos vocês encontram no fim do post.

    A inscrição deve ser feita por e-mail para delegation-brazil-doc@eeas.europa.eu até dia 30 de março com indicação no assunto do e-mail de: “7º Concurso de Monografias da União Europeia”.  Os trabalhos serão avaliados considerando qualidade técnica, inovação e adequação à formatação descrita no edital. Nos sete anos de realização do Concurso de Monografias, 12 estudantes brasileiros já foram premiados com a visita à sede da instituição, na Bélgica.

    Veja os requisitos técnicos para o envio de trabalhos

    • Resumo de, no máximo 500 palavras, com três palavras-chave.
    • Estrutura com: Resumo, Índice, Introdução, Desenvolvimento, Conclusão e Bibliografia.
    • Máximo de 20 e mínimo de 10 laudas em espaço 1,5 com fonte, tamanho 12 em papel A4, com margens superior e inferior de 2,5cm e margens laterais de 3 cm.
    • Escritos na língua portuguesa ou inglesa.
    • Comprovante apresentação do trabalho na universidade

    Veja mais informações sobre o concurso de monografias da UE
    Leia o edital completo do concurso
    Baixe a ficha de inscrição

    FONTE: http://partiuintercambio.org/bolsas-de-estudo/concurso-de-monografia-da-viagem-gratis-ue/

  • Programa oferece curso no MIT com bolsa e estágio no New York Times

    Até 11 de abril estão abertas inscrições para a bolsa de estudos Elizabeth Neuffer. O programa oferece sete meses de curso no MIT (Massachusetts Institute of Technology) e a possibilidade de estagiar em dois grandes jornais norte-americanos: Boston Globe e The New York Times.

    Para concorrer é necessário ser mulher, jornalista e ter pelo menos três anos de experiência profissional com coberturas sobre direitos humanos e justiça social. Ser fluente em inglês também é indispensável. O programa não indica idade mínima ou máxima para participar. As inscrições podem ser feitas até 11 de abril online.

    O que a bolsa cobre

    As despesas de passagem, visto, seguro saúde, moradia, alimentação e transporte estão cobertas pelo programa. A bolsa não oferece salário. Há a possibilidade de levar a família para os EUA durante a bolsa, os custos, contudo, não estão cobertos pela bolsa. A candidata selecionada fica do outono (do hemisfério norte) até a primavera nos Estados Unidos, realizando pesquisas no Centro de Estudos Internacionais do MIT e atuando nas publicações.

    FONTE: http://partiuintercambio.org/bolsas-de-estudo/bolsa-oferece-estagio-no-new-york-times/

  • Instituto dá bolsas para curso com foco em business nos Estados Unidos

    O Latin America Institute of Business (LAIOB) está oferecendo bolsas de estudo para jovens latino-americanos estudarem na Universidade de Ohio. São bolsas para cursos com foco em business com duração de duas semanas. O instituto vai dar uma bolsa integral (100%) e duas parciais (70%) sobre o valor total do curso para cada um dos seguintes cursos: Marketing, Administração, Finanças e Projetos. As inscrições vão até o dia 30 de abril.

    Quem for escolhido para uma dessas oportunidades vai estudar nas turmas de fevereiro de 2018. O LAIOB divulgou ainda que serão ofertadas algumas bolsas parciais (50%) para as turmas de julho de 2017 e também para as de fevereiro de 2018.

    Como são as bolsas de estudo

    As bolsas para cursos com foco em business na Universidade de Ohio incluem translado do aeroporto para a universidade, aulas de segunda a quinta-feira, visitas a empresas da região na sexta-feira, café da manhã, almoço nos refeitórios da universidade, acomodação, jantar de formatura e dois certificados. Não estão incluídos passagem aérea, seguro saúde e taxa de matrícula.

    O valor total dos cursos é 6.600,00 para as turmas de julho/2017 e USD 7.400,00 para as turmas de fevereiro/2018. As bolsas integrais cobrem 100% desse valor, enquanto nas outras o estudante deverá se responsabilizar por uma parte do preço do curso. O valor poderá ser parcelado desde que o total seja pago até o início do programa.

    Bolsa de 100% -> Gratuito (fevereiro/2018)
    Bolsa de 70% -> USD 2.220,00 (fevereiro/2018)
    Bolsa de 50% -> USD 3.300,00 (julho/2017)
    Bolsa de 50% -> USD 3.700,00 (fevereiro/2018)

    Além das aulas específicas de cada curso, que serão na parte da tarde (total de 32h), os alunos poderão frequentar pela manhã um curso opcional de Business English & Communication.

    A candidatura e a seleção

    Para se candidatar, é necessário preencher o Application Form em inglês até o dia 30 de abril. Na segunda fase do processo de seleção, aqueles que tiverem superado a primeira serão entrevistados por telefone ou skype. Os vencedores das bolsas para cursos com foco em business serão divulgados nas páginas oficiais do LAIOB no dia 22 de maio. O resultado relativo às bolsas de 50% será divulgado diretamente aos escolhidos.

    Para aumentar as chances de ser aprovado, é possível se inscrever tanto para a bolsa integral quanto para as bolsas parciais. No entanto, o candidato deve escolher apenas um dos cursos e um dos períodos.

    Os critérios que serão levados em conta pelo LAIOB são experiência profissional, background acadêmico e nível de inglês. Além disso, serão avaliados também as respostas às perguntas motivacionais e o desempenho na entrevista.

    >>> Dicas para fazer a carta de motivação perfeita

    >>> Confira outras bolsas para estudar nos EUA

    >>> Bolsa para doutorado em Humanas nos EUA da Fulbright

    O LAIOB tem como objetivo capacitar e desenvolver profissionais da América Latina com programas acadêmicos nas principais universidades norte-americanas. O instituto oferece cursos nas áreas de Marketing, Gestão. Finanças, Negócios, Tecnologia e Inovação. A Universidade de Ohio foi fundada em 1804 e é uma das instituições mais tradicionais dos EUA.

    Veja mais informações sobre as bolsas

    Acesse o Application Form

    Saiba mais sobre o College of Business da Universidade de Ohio

    FONTE: http://partiuintercambio.org/bolsas-de-estudo/bolsas-para-cursos-com-foco-em-business-ohio-laiob/