jul 01

Intercâmbio de Verão – Turquia

O Ministério de Cultura e Turismo da Turquia oferece oportunidade de intercâmbio para alunos e pesquisadores interessados em aprender mais sobre a cultura otomana e turca. As despesas de transportes e acomodação são custeadas pelo próprio Ministério de Cultura e Turismo turco. As atividades serão ministradas em inglês.

A duração do programa se estende entre os dias 17 de Agosto de 2015 a 25 de Agosto de 2015.

A data limite para a incrição é dia 5 de Junho.

Para mais detalhes acesse o link:

Summer Scholarships for Study Trip in Turkey- Scholarship Positions 2015 2016 
http://scholarship-positions.com 

jun 15

Curso de capacitação para professores em espanhol

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do Programa de Formação para Professores Brasileiros de Espanhol GCUB-ICC, a ser realizado na cidade de Bogotá, Colômbia.

O Programa resulta do Acordo de Cooperação assinado em 2014 entre o Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB) e o Instituto Caro y Cuervo e tem como objetivo capacitar futuros professores e professores de espanhol em exercício, por meio do fortalecimento das práticas metodológicas que norteiam o processo ensino-aprendizagem do espanhol como língua estrangeira.

A seleção de candidatos para o preenchimento de trinta (30) vagas ofertadas pelo ICC será regida pelo Edital GCUB nº 001/2015 (anexo).

O Programa será desenvolvido no período de 31 de agosto a 2 de outubro de 2015, na modalidade presencial, com duração de cinco (5) semanas e carga horária de 120 horas.

Os candidatos selecionados serão isentos das taxas do curso de Capacitação em Pedagogia e Didática para o Ensino do Espanhol como Língua Estrangeira e receberão auxílio financeiro no valor de USD 750 (setecentos e cinquenta dólares americanos).

Segue abaixo calendário síntese:

Publicação do edital: 10 de junho de 2015
Último dia para envio de inscrições: 19 de julho de 2015
Publicação dos resultados: 29 de julho de 2015
Período de realização das atividades: 31 de agosto a 2 de outubro de 2015

 

– Link com a descrição do programa: Descripcion del Programa

– Link para o edital na íntegra do programa: GCUB – Edital 001-2015 GCUB-ICC

jun 11

Convite para palestra sobre a desigualdade de gênero no esporte

kelsey lecture

jun 08

Inglês Sem Fronteiras – Inscrições Abertas

O Núcleo de Ensino de Línguas da UFPel informa que estão abertas as inscrições para novas turmas presenciais de língua inglesa do Programa Inglês sem Fronteiras.

As inscrições estarão abertas desde 2 de junho e vão até 12 de junho. Serão oferecidas aulas presenciais e gratuitas para estudantes de graduação e de pós-graduação, professores e técnicos da UFPel. Verifique as vagas disponíveis para o seu nível e faça sua inscrição pelo site http://isfaluno.mec.gov.br/.

Para participar das turmas presenciais de língua inglesa, você precisa ter feito o teste TOEFL ITP e recebido seu resultado. Não perca esta oportunidade, você pode se inscrever para o TOEFL, caso não o tenha feito ainda, no mesmo site!

Mais esclarecimentos no email isf.ufpel@gmail.com, pelo Facebook ou na secretaria do Núcleo de Ensino de Línguas da UFPEL que fica na  Rua Almirante Barroso,1734 (esquina Rua Lobo da Costa).

Colabore! Participe! Divulgue!

jun 01

Inscrições abertas para Chamada PEC-PG 2015

Estão abertas, a partir desta sexta-feira, 29/05, as inscrições para Chamada 05/2015, do  programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A Data limite para submissão das propostas é 27/07/2015.

O PEC-PG é uma parceria firmada entre o CNPq, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES  e pela Divisão de Temas Educacionais – DCE,  do Ministério das Relações Exteriores – MRE.

O objetivo do programa é constituir atividade de cooperação educacional com países em desenvolvimento que tenham acordo de Cooperação Educacional, Cultural ou de Ciência e Tecnologia, bem como, Contribuir para a formação de recursos humanos destas Nações.

Serão concedidas 100 bolsas na modalidade de Mestrado em IES brasileiras, públicas ou privadas, no valor estimado de R$ 3,6 milhões, além do auxílio deslocamento de vinda ao Brasil. As propostas devem ser encaminhadas ao CNPq, exclusivamente via Internet, por intermédio do Formulário de Propostas disponível na Plataforma Carlos Chagas, até a data limite.

Esclarecimentos e informações adicionais acerca do conteúdo desta Chamada podem ser obtidos no endereço eletrônico: pec-pg@cnpq.br.

mai 28

Programa de Mestrado e Empreendedorismo em Inovação e Tecnologia

Programa de integração e  inovação em tecnologia, promovendo a criação de novos prática baseadas em tecnologia, Universidade do Porto – Portugal.

Mais informações:

Brochure2ndCycle.Mar2015

mai 27

Resultado das bolsas de mobilidade internacional

A CRInter divulga os selecionados do edital de bolsas para mobilidade internacional:

BRACOL

– Maiara dos Santos Marinho – CORPORACIÓN UNIVERSITARIA MINUTO DE DIOS
– Nicole Angélica Schneider – UNIVERSIDAD DE MANIZALES
– Isadora Oliveira Ijano – UNIVERSIDAD AUTÓNOMA DO OCCIDENTE

Obs: Não houve interessados para a Universidad Catolica de Manizales

 

UNIVERSIDADE DE CIENCIAS APLICADAS Y AMBIENTALES (UDCA)

2015/2:

– João Alberto Aldavio Loeck

– Suzane Martinelli

 

2016/1:

– Bruna Beatriz Gabriel

– Marcus Vinicius Barboza Xavier

 

INSTITUTO POLITECNICO DE BRAGANÇA (IPB)

2016/1:

– Samira Flávia Guedes de Souza

– Paula Wiener Reisser

 

2016/2:

– Leon Mclouis Borges de Lucas

– Tarla Roveré

 

Os selecionados serão contatados pela CRInter para que dêem início ao trâmite de candidatura nas universidades estrangeiras.

mai 21

Aluna do CSF integra lista de estudantes com mais altos desempenhos

A estudante de Engenharia Hídrica da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) Michaela Barbara Neto, participante do programa Ciência Sem Fronteiras (CSF), foi selecionada para uma seleta lista. Estudando na California State University (CSU-Chico), nos Estados Unidos, ela é um dos nomes da Dean’s Honor Roll, uma lista de alunos que alcançaram os mais altos rendimentos acadêmicos de todo centro ao qual estão vinculados.

Michaela integra o College of Engineering, Computer Science, and Construction Management (ECC), no curso de Engenharia Civil.

Todos os alunos da instituição norte-americana de ensino concorrem a essa lista de igual pra igual, indiferente da nacionalidade. “Receber uma menção honrosa foi realmente uma surpresa. Jamais imaginei que existisse um prêmio desse tipo por semestre na universidade”, disse.

Michaela credita o prêmio à sua média geral, que foi acima da média comum dos alunos de Engenharia da instituição. “Também pela minha intensa dedicação às disciplinas de Capstone, que foram notadas pelos professores”, afirmou. Esse tipo de disciplina é cursado por alunos de mestrado e graduação que, em conjunto, desenvolvem projetos reais de engenharia para empresas privadas ou para o governo – são as últimas disciplinas antes de os alunos se graduarem. Segundo ela, seu desempenho possibilitou que continuasse aprimorando um projeto desenvolvido nas disciplinas por mais cinco meses, sob orientação do Dr. Stewart Oakley. O projeto em que atuou atualmente encontra-se no Peru para avaliação da aquisição por parte do governo peruano.

Compor a Dean’s Honor List Fall 2014 dá à Michaela o direito de cursar aulas de honor. Nessas disciplinas, apenas alunos que compõem a lista podem se matricular. Além disso, se quisesse permanecer na CSU-Chico pagaria menos nas mensalidades e, dependendo dos outros candidatos, poderia receber uma bolsa de estudos.

Experiência
De acordo com a estudante, nos Estados Unidos ela está tendo a oportunidade de aprofundar conhecimentos em áreas mais específicas da Engenharia Hídrica, como desenvolvimento e gerenciamento de sistemas de tratamento de águas, gerenciamento de corpos hídricos e
avaliação da poluição no meio (solo, água e atmosfera) com objetivo de restauração e alerta ambiental.

Para Michaela, o mais desafiante neste período de intercâmbio foi cursar disciplinas de final de curso, especialmente as chamadas “Capstone”. Ela cursou duas delas. “Poderíamos considerar essas disciplinas muito próximas ao desenvolvimento de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) no Brasil, só que realizado em cinco meses. Com isso elas demandam muito tempo, esforço e habilidades, como escrita formal, apresentação formal para uma razoável platéia e trabalho árduo em equipe”, contou.

Michaela estudou na California State University até este mês. Atualmente, está estagiando na University of South Florida.

Veja, abaixo, a carta recebida pela estudante.

Michaela_Menção Honrosa

Via: Coordenação de Comunicação Social – UFPel

mai 21

Bolsas para Brasileiros – Fulbright

Os programas promovem a mobilidade acadêmica e profissional de cidadãos brasileiros e norte-americanos, com vistas ao aprofundamento do entendimento entre o Brasil e os EUA. Até hoje, mais de 3.500 brasileiros puderam estudar e viver nos Estados Unidos, e mais de 2.700 norte-americanos vieram fazer o mesmo no Brasil.

Estes programas atendem, em suas diversas modalidades, estudantes de graduação , pós-graduação , professores, pesquisadores, profissionais em meio de carreira e instituições de ensino superior.

Saiba mais

FAQ – Tudo o que você precisa saber sobre as bolsas.

Mantenha-se informado sobre bolsas de estudo da Fulbright cadastrando-se  em no site.

 

mai 18

OEA-Fondo Verde – Becas del Programa de Alianzas para la Educación y la Capacitación (PAEC)

Departamento de Desarrollo Humano, Educación y Cultura de la OEA
Programa de Becas de Desarrollo Profesional

OEA –  FONDO VERDE Becas de Desarrollo Profesional bajo el
Programa de Alianzas para la Educación y la Capacitación (PAEC)

La Secretaría General de la Organización de los Estados Americanos (SG/OEA) y Fondo Verde, ofrecen becas a candidatos calificados de las Américas para enriquecer su desarrollo profesional a través de los siguientes programas:

Nombre del Programa Fechas del Curso
Diploma en Gestión del Turismo Sostenible
(Descargar folleto)
15 de julio 2015 al 17 de febrero de 2016
Diploma en Gestión Ambiental Urbana
(Descargar folleto)
15 de julio 2015 al 17 de febrero de 2016
Diploma en Ingeniería para el Tratamiento de Aguas Especiales
(Descargar folleto)
22 de julio 2015 al 24 de febrero de 2016
Diploma en Evaluación de Impacto Ambiental
(Descargar folleto)
22 de julio 2015 al 24 de febrero de 2016
Diploma en Creación de Modelos de Simulación Ambiental
(Descargar folleto)
22 de julio 2015 al 24 de febrero de 2016
Diploma en Gestión del Riesgo de Desastres y Adaptación al Cambio Climático
(Descargar folleto)
05 de agosto 2015 al 09 de marzo de 2016
Diploma en Cambio Climático y la era Post Kioto: mitigación, adaptación, tecnologías y financiación.
(Descargar folleto)                        
05 de agosto 2015 al 09 de marzo de 2016
Diploma en Ecoturismo
(Descargar folleto)
05 de agosto 2015 al 09 de marzo de 2016

I. ACERCA DE LAS BECAS

1.1. Becas parciales

Fondo Verde, cubrirá el 50% del costo total de la beca y el becario será responsable del pago del 50% restante, ascendente a US$ 700. El becario hará directamente este pago a Fondo Verde mediante Transferencia Bancaria Internacional, Giro Postal [Western Union] o tarjetas de crédito a través de PayPal hasta 1 día antes del inicio del curso.

Ni la SG/OEA ni Fondo Verde cubrirán el restante 50% del costo total del programa de las becas parciales, que será exclusiva responsabilidad de los becarios OEA-Fondo Verde.
               
Importante:
Los precios incluyen diploma, certificado y gastos de envío de los mismos a su país de residencia.

1.2. Requisitos de Elegibilidad:

1.3. Restricciones de Postulación a la Beca:

  • Ciudadanos o residentes permanentes del país de estudio, en este caso Perú, no pueden postular a esta beca;
  • Si usted ha sido favorecido con una Beca del Programa de Desarrollo Profesional en los últimos doce (12)  meses, o si usted actualmente tiene una Beca de Estudios Académicos, no es elegible para esta beca.

1.4. Documentos Requeridos:

Los candidatos deben completar y presentar el Formulario de solicitud de beca que se encuentra en el siguiente enlace:   http://www.oas.org/es/becas/desprofesional.asp a la Oficina Nacional de enlace-ONE- de su país:  http://www.oas.org/es/becas/programaregular/one.asp

La fecha límite para la presentación de solicitudes al ONE difiere de un país a otro y, por lo tanto, debe ser confirmada con el ONE correspondiente en el país de origen o de residencia permanente. Es responsabilidad del candidato averiguar la fecha establecida por la ONE en su país de residencia.

Cualquier duda sobre el proceso de postulación a becas de este curso debe ser dirigida a: PDSP@oas.org

Contacto del coordinador en Fondo Verde:
Teófila Egoavil Benito
Directora de División de Educación Internacional (DEI)
DEI América – Fondo Verde
Teléfono: ++51-64-601240
Móvil: ++51-964466907
Correos electrónicos:
teo.egoavil@fondoverde.org
formacion@fondoverde.org

ESTE BOLETÍN SE PRODUCE POR ENCARGO DE FONDO VERDE

Base de datos de profesionales:
Si desea formar parte de esa base de datos y ser considerado prioritariamente cuando se presenten oportunidades, regístrese en el siguiente ENLACE. El acceso a la base es restringido por lo cual se requerirá acceso para la misma.
REDESMA es una iniciativa de CEBEM, la emisión de un boletín EXTRA es un servicio que REDESMA ofrece y  que solamente se encarga de difundir la información que nos hacen llegar nuestros ocasionales clientes, REDESMA  ofrece  este servicio a todo público que esté interesado en difundir algo específico y en extenso, para mayor información:redesma@cebem.org
La información que compartimos es elaborada y distribuida gratuitamente por REDESMA con noticias que ustedes nos envían, o que nosotros recopilamos. Todos los miembros de nuestra lista han aceptado recibirla o solicitado su inclusión en la misma. Si no desean recibir el boletín por favor edite o darse de baja de nuestras listas en esta direcciónhttp://listas.cebem.org/paginas/editab/index.php

Posts mais antigos «