Notícias
  • Turin School oferece bolsas para curso de verão na Itália

    A Turin School of Local Regulation está recebendo até o dia 5 de junho candidaturas para bolsas para curso de verão na Itália. Serão duas semanas de imersão total em Turin, no norte do país, entre os dias 4 e 15 de setembro.

    As bolsas são voltadas para estudantes da graduação que estejam no último ano e estudantes de pós-graduação. Também podem se candidatar funcionários da Administração Pública (de municípios, estados ou órgãos regionais) e de agências reguladoras.

    O curso propõe um estudo aprofundado sobre alguns dos temas mais relevantes no âmbito de regulação, tarifas e administração de serviços públicos locais, relacionados ou não ao meio ambiente. Ele é organizado em três partes:

    • Parte 1: Dedicada à teoria, aos modelos econômicos e aos instrumentos analíticos para a regulação local;
    • Parte 2: Inclui a análise setorial dos principais serviços públicos locais (por exemplo, ciclo da água e o lixo urbano), estudos de casos e aulas com professores convidados;
    • Parte 3: Oferece visitas de campo e experiências práticas; elaboração de um relatório final por parte dos estudantes.

    Como são as bolsas para curso de verão na Itália

    O programa oferece o curso, além da isenção da taxa de inscrição e de acomodação gratuita para brasileiros. A bolsa isenta o candidato do pagamento da taxa de inscrição, porém, em caso de aprovação, essa taxa (no valor de 150 euros) deverá ser depositada e, ao final do curso, será totalmente restituída.

    A acomodação oferecida pela instituição é um quarto individual no Colégio Einaudi, localizado no centro de Turim. As dependências do Colégio foram reformadas em 2014 e todos os quartos possuem banheiro privado com chuveiro, internet grátis, lençóis e toalhas. Serviços para lavanderia são oferecidos no jardim e cada andar possui a sua própria cozinha coletiva.

    A bolsa não inclui outras despesas, como passagem aérea, transporte e alimentação, mas o estudante terá acesso à Cantina do Colégio Einaudi, que oferece refeições a preços reduzidos.

    Inscrições e processo seletivo

    As inscrições são feitas no site do curso. O candidato deverá preencher um formulário em inglês com suas informações pessoais e acadêmicas e/ou profissionais, declarando, entre outras coisas, o seu nível de conhecimento da língua inglesa e do Microsoft Excel.

    Além disso, ele terá de produzir um pequeno texto de no máximo 100 palavras respondendo à pergunta: “Por que o Comitê de Seleção deveria selecionar você para a Escola de Verão?”. Deve ser anexado à candidatura o currículo em inglês atualizado.

    A seleção se dará com base em três critérios principais:

    • Relevância da área de estudos e da experiência profissional (ou do atual emprego) do candidato para os temas tratados no programa;
    • Distribuição geográfica balanceada dos candidatos selecionados (entre membros e não membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico; distribuição por continente; inclusão de candidatos oriundos de países não representados nas edições anteriores do curso);
      Distribuição balanceada quanto às areas de estudo dos candidatos (exemplo, Economia, Engenharia Ambiental, Direito, Administração Pública, etc)
    • Como critério de desempate para currículos similares se dará maior atenção àqueles que apresentem expertise nos diferentes setores relevantes para a regulação dos Serviços Públicos Locais – como ciclo da água, lixo, energia, entre outros.

    As inscrições estão abertas até o dia 5 de junho. Os candidatos aprovados serão contatados por email até o dia 16 de junho.

    Saiba tudo sobre a International Summer School on Regulation of Local Public Services

    Acesse  a página de inscrição para as bolsas

    FONTE: http://partiuintercambio.org/bolsas-de-estudo/bolsas-para-curso-de-verao-na-italia-turim/

  • Concurso de monografia dá viagem para a Bélgica

    Você está escrevendo sua monografia e por isso não tem tempo de procurar um intercâmbio? Pois bem, saiba que concurso de monografia dá viagem para a Bélgica com tudo pago! É isso mesmo a Delegação da União Europeia no Brasil recebe inscrições até 30 de março para a sétima edição do seu concurso de monografias. Podem se candidatar estudantes de ensino superior no Brasil e recém-formados de todas as áreas que tenham como objeto de estudo da sua monografia a União Europeia.

    O prêmio

    O prêmio possui duas categorias: graduação e pós-graduação. Os quatro autores dos melhores trabalhos (dois na categoria graduação e dois na categoria pós) serão convidados para um evento a ser realizado durante as comemorações do mês da Europa, em maio de 2017, em Brasília, com deslocamento e estadia pagos.  Destes, dois trabalhos serão escolhidos vencedores e serão premiados  com uma ma viagem de sete dias à Europa para visitar e conhecer o funcionamento das instituições da União Européia em Bruxelas, na Bélgica.

    Como participar

    Para se inscrever é necessário preencher a ficha de inscrição e enviar o trabalho cujo tema deve relacionado ao tema do concurso deste ano que é “Dez anos de parceria estratégica da União Europeia e Brasil”.  Podem participar estudantes universitários brasileiros. As monografias inscritas deverão ser obrigatoriamente inéditas, ou seja, o trabalho não pode ter sido publicado (parcialmente ou em sua totalidade) em antologias, coletâneas, suplementos literários, jornais, revistas ou por qualquer outro meio de comunicação. Mais especificações técnicas sobre o envio dos trabalhos vocês encontram no fim do post.

    A inscrição deve ser feita por e-mail para delegation-brazil-doc@eeas.europa.eu até dia 30 de março com indicação no assunto do e-mail de: “7º Concurso de Monografias da União Europeia”.  Os trabalhos serão avaliados considerando qualidade técnica, inovação e adequação à formatação descrita no edital. Nos sete anos de realização do Concurso de Monografias, 12 estudantes brasileiros já foram premiados com a visita à sede da instituição, na Bélgica.

    Veja os requisitos técnicos para o envio de trabalhos

    • Resumo de, no máximo 500 palavras, com três palavras-chave.
    • Estrutura com: Resumo, Índice, Introdução, Desenvolvimento, Conclusão e Bibliografia.
    • Máximo de 20 e mínimo de 10 laudas em espaço 1,5 com fonte, tamanho 12 em papel A4, com margens superior e inferior de 2,5cm e margens laterais de 3 cm.
    • Escritos na língua portuguesa ou inglesa.
    • Comprovante apresentação do trabalho na universidade

    Veja mais informações sobre o concurso de monografias da UE
    Leia o edital completo do concurso
    Baixe a ficha de inscrição

    FONTE: http://partiuintercambio.org/bolsas-de-estudo/concurso-de-monografia-da-viagem-gratis-ue/

  • Programa oferece curso no MIT com bolsa e estágio no New York Times

    Até 11 de abril estão abertas inscrições para a bolsa de estudos Elizabeth Neuffer. O programa oferece sete meses de curso no MIT (Massachusetts Institute of Technology) e a possibilidade de estagiar em dois grandes jornais norte-americanos: Boston Globe e The New York Times.

    Para concorrer é necessário ser mulher, jornalista e ter pelo menos três anos de experiência profissional com coberturas sobre direitos humanos e justiça social. Ser fluente em inglês também é indispensável. O programa não indica idade mínima ou máxima para participar. As inscrições podem ser feitas até 11 de abril online.

    O que a bolsa cobre

    As despesas de passagem, visto, seguro saúde, moradia, alimentação e transporte estão cobertas pelo programa. A bolsa não oferece salário. Há a possibilidade de levar a família para os EUA durante a bolsa, os custos, contudo, não estão cobertos pela bolsa. A candidata selecionada fica do outono (do hemisfério norte) até a primavera nos Estados Unidos, realizando pesquisas no Centro de Estudos Internacionais do MIT e atuando nas publicações.

    FONTE: http://partiuintercambio.org/bolsas-de-estudo/bolsa-oferece-estagio-no-new-york-times/

  • Instituto dá bolsas para curso com foco em business nos Estados Unidos

    O Latin America Institute of Business (LAIOB) está oferecendo bolsas de estudo para jovens latino-americanos estudarem na Universidade de Ohio. São bolsas para cursos com foco em business com duração de duas semanas. O instituto vai dar uma bolsa integral (100%) e duas parciais (70%) sobre o valor total do curso para cada um dos seguintes cursos: Marketing, Administração, Finanças e Projetos. As inscrições vão até o dia 30 de abril.

    Quem for escolhido para uma dessas oportunidades vai estudar nas turmas de fevereiro de 2018. O LAIOB divulgou ainda que serão ofertadas algumas bolsas parciais (50%) para as turmas de julho de 2017 e também para as de fevereiro de 2018.

    Como são as bolsas de estudo

    As bolsas para cursos com foco em business na Universidade de Ohio incluem translado do aeroporto para a universidade, aulas de segunda a quinta-feira, visitas a empresas da região na sexta-feira, café da manhã, almoço nos refeitórios da universidade, acomodação, jantar de formatura e dois certificados. Não estão incluídos passagem aérea, seguro saúde e taxa de matrícula.

    O valor total dos cursos é 6.600,00 para as turmas de julho/2017 e USD 7.400,00 para as turmas de fevereiro/2018. As bolsas integrais cobrem 100% desse valor, enquanto nas outras o estudante deverá se responsabilizar por uma parte do preço do curso. O valor poderá ser parcelado desde que o total seja pago até o início do programa.

    Bolsa de 100% -> Gratuito (fevereiro/2018)
    Bolsa de 70% -> USD 2.220,00 (fevereiro/2018)
    Bolsa de 50% -> USD 3.300,00 (julho/2017)
    Bolsa de 50% -> USD 3.700,00 (fevereiro/2018)

    Além das aulas específicas de cada curso, que serão na parte da tarde (total de 32h), os alunos poderão frequentar pela manhã um curso opcional de Business English & Communication.

    A candidatura e a seleção

    Para se candidatar, é necessário preencher o Application Form em inglês até o dia 30 de abril. Na segunda fase do processo de seleção, aqueles que tiverem superado a primeira serão entrevistados por telefone ou skype. Os vencedores das bolsas para cursos com foco em business serão divulgados nas páginas oficiais do LAIOB no dia 22 de maio. O resultado relativo às bolsas de 50% será divulgado diretamente aos escolhidos.

    Para aumentar as chances de ser aprovado, é possível se inscrever tanto para a bolsa integral quanto para as bolsas parciais. No entanto, o candidato deve escolher apenas um dos cursos e um dos períodos.

    Os critérios que serão levados em conta pelo LAIOB são experiência profissional, background acadêmico e nível de inglês. Além disso, serão avaliados também as respostas às perguntas motivacionais e o desempenho na entrevista.

    >>> Dicas para fazer a carta de motivação perfeita

    >>> Confira outras bolsas para estudar nos EUA

    >>> Bolsa para doutorado em Humanas nos EUA da Fulbright

    O LAIOB tem como objetivo capacitar e desenvolver profissionais da América Latina com programas acadêmicos nas principais universidades norte-americanas. O instituto oferece cursos nas áreas de Marketing, Gestão. Finanças, Negócios, Tecnologia e Inovação. A Universidade de Ohio foi fundada em 1804 e é uma das instituições mais tradicionais dos EUA.

    Veja mais informações sobre as bolsas

    Acesse o Application Form

    Saiba mais sobre o College of Business da Universidade de Ohio

    FONTE: http://partiuintercambio.org/bolsas-de-estudo/bolsas-para-cursos-com-foco-em-business-ohio-laiob/

  • Game do Santander premia brasileiros com 20 bolsas para estudar nos EUA

    O Academicxs Game é um jogo interativo promovido pelo Santander Universidades que vai premiar os vencedores com bolsas para estudar nos EUA. Os 20 melhores jogadores vão para Boston fazer um curso de empreendedorismo de duas semanas na Basbon College com tudo pago. O período de competição vai até o dia 3 de abril.

    As bolsas de estudo incluem passagens aéreas de ida e volta para Boston, traslados, hospedagem, alimentação, seguro viagem, despesas com o visto e o curso integral. O valor total do benefício é de R$ 20 mil.

    Quem pode concorrer às bolsas para estudar nos EUA

    Para participar, é preciso ser estudante universitário e cliente do Santander no Brasil. O game está disponível no app Santander Universitário (Google Play e AppStore) e o estudante deve baixá-lo e criar um avatar para jogar.

    De acordo com o edital do programa, os requisitos para participar são:

    •  Ter no mínimo 18 anos completos no momento do cadastro;
    • Fazer o cadastro no concurso;
    • Ser correntista titular de conta corrente individual ou titular de conta conjunta solidária Santander ativa e/ou possuir cartão de débito, crédito ou múltiplo das bandeiras Visa ou Mastercard;
    • Estar cursando ou ter concluído a graduação no ano de 2016, em qualquer curso universitário de graduação em instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.

    Sobre o game

    O desafio consiste em participar das atividades nas trilhas liberadas semanalmente e fazer testes de inglês, de conhecimentos gerais e de empreendedorismo. Nas atividades e competições, o candidato terá de responder a perguntas, encontrar a resposta certa entre as alternativas, participar de quiz, entre outras.

    Os jogadores também obtêm pontos adicionais através do uso de produtos e serviços oferecidos pelo banco. Os 20 melhores colocados na disputa ganham as bolsas para estudar nos EUA com tudo pago.

    Como é o curso da Babson College

    O curso de empreendedorismo na Babson College é presencial e será em julho, durante as férias de inverno aqui no Brasil. Serão 12 dias de atividades, que incluem aulas e discussões de casos.

    O resultado do desafio será divulgado no dia 25 de abril. Em caso de empate no ranking, o primeiro critério de desempate será o desempenho nas atividades propostas em língua inglesa.

    Com o Academicxs Game, o Santander Universidades tem o objetivo de promover a internacionalização dos universitários de modo inovador. A ideia é possibilitar que os participantes vivenciem novas experiências, de modo a fortalecer o seu espírito empreendedor.

    Saiba mais sobre o Academicxs Game

    Baixe o jogo para Android

    Baixe o jogo para IOS

    FONTE: http://partiuintercambio.org/bolsas-de-estudo/game-santander-bolsas-para-estudar-nos-eua/

  • Concurso cultural dá bolsa para estudar na Holanda nas férias

    Um concurso promovido pelo Nuffic Neso Brazil, instituição de representação oficial do ensino superior holandês no país, premiará um projeto de transformação social com uma bolsa para estudar na Holanda. Os interessados podem enviar as suas iniciativas até o dia 14 de abril.

    A competição intitulada “De Malas Prontas para a Holanda – Transformadores, Educadores & Inspiradores” tem o apoio da KLM. O objetivo do concurso cultural é premiar pessoas que se dedicam a iniciativas que contribuem diretamente para melhorar a sociedade.

    Sobre o concurso e a bolsa

    Com a bolsa para estudar na Holanda, o selecionado terá a oportunidade de aprimorar os seus conhecimentos e criar um networking para continuar a gerar impacto positivo de forma inspiradora e ainda mais presente na sociedade.

    A bolsa é integral e custeia um curso de curta duração em uma universidade do país europeu. Além disso, o benefício inclui as despesas com passagens aéreas e hospedagem.

    O autor da iniciativa selecionada poderá escolher entre vários cursos oferecidos durante o verão europeu por seis universidades holandesas:

    Requisitos e inscrições para concorrer à bolsa para estudar na Holanda

    O concurso é aberto a todos os interessados, que devem estar disponíveis para viajar na data do curso escolhido e atender aos requisitos de admissão na universidade. Como as aulas são em inglês, é necessário que o candidato tenha domínio do idioma.

    Para participar, é preciso inscrever um projeto que já tenha sido realizado ou implementado. Serão priorizadas iniciativas no âmbito da educação, da cultura e da tecnologia. O inscrito deve ser o desenvolvedor do projeto ou ser indicado pelo seu autor.

    A inscrição deve ser feita através do preenchimento de um formulário online até o dia 14 de abril. É possível enviar informações sobre o projeto através de links, vídeos, menções na mídia, etc.

    Os critérios de seleção dos projetos serão baseados nos seguintes itens:

    • Replicabilidade: facilidade de implementação do projeto em outros contextos;
    • Continuidade: duração e possibilidade de continuação;
    • Alcance: número de pessoas impactadas direta e indiretamente pela ação.

    O resultado da seleção será divulgado pela Neso Brazil no dia 24 de abril.

    Saiba mais sobre o concurso

    Confira a lista completa de cursos

    FONTE: http://partiuintercambio.org/bolsas-de-estudo/concurso-bolsa-para-estudar-na-holanda-nas-ferias/

  • [EDITADO] Programa ELAP – Canadá

    A partir do dia 15/03 próximo, estarão abertas as inscrições do Edital de nº 02/2017 para a seleção de candidatura dos  acadêmicos em  graduação a ser encaminhada à King’s University College, instituição de ensino superior do Canadá, para que sejam submetidas ao Programa Futuros Líderes nas Américas (ELAP). A bolsa prevê mobilidade de quatro a seis meses.

    Todas as informações quanto ao período de inscrições e documentação que deverá ser apresentada pelo aluno encontram-se no edital.

    Edital ELAP nº. 02/2017

    Anexos editáveis

     

    ATUALIZAÇÃO:

    O Edital nº. 02/2017 foi retificado para incluir 2 (duas) vagas para a Olds College.

    O edital retificador, com apenas os itens que sofreram modificação: Edital retificador nº. 03/2017 – ELAP

    Os anexos também foram atualizados: Anexos editáveis atualizados: Anexos editáveis – retificado

  • Universidade de Westminster oferece bolsa para fazer mestrado em Londres

    A Universidade de Westminster oferece uma bolsa para fazer mestrado em Londres. A bolsa cobre todos os custos: curso, passagens, acomodação e voos para e de Londres. As inscrições vão até 4 de maio. Para poder concorrer é necessário ser da América Latina, ter oferta de uma vaga de mestrado full-time da Universidade de Westminster, ter graduação com nota excelente (de 8 para cima) e mostrar potencial de desenvolvimento e necessidade financiamento.

    A oferta vale para estudantes de qualquer área em que a Universidade de Westminster tenha cursos. Estudantes que já tenham mestrado não podem concorrer para as bolsas, assim como quem já estudou no exterior para educação superior sem bolsas de estudos.

    Documentos para bolsa para fazer mestrado em Londres:

    – formulário de inscrição
    –  cópia da carta / e-mail da Universidade de Westminster confirmando a sua oferta condicional ou incondicional de uma vaga no curso que você escolheu.
    – cópia oficial do seu histórico escolar recente / atual.
    – carta de referência escrita especificamente em apoio do seu pedido de bolsa. A carta deve ser escrita por um tutor anterior, professor, acadêmico ou empregador e não pode ser a mesma referência fornecida como parte do seu pedido de admissão.

    A documentação completa deve ser enviada pelo correio para:

    Scholarships Office
    University of Westminster
    Cavendish House
    101 New Cavendish Street
    London W1W 6XH
    United Kingdom

    Vale lembrar que a data que vale é a do recebimento e não a da postagem. O escritório de bolsas de estudos da universidade comunica os interessados após o recebimento do material pelo correio. Todos os pedidos de bolsas de estudantes que não atenderem os critérios de seleção receberão um comunicado por email.

    A Universidade de Westminster oferece cursos de mestrado nas áreas mais diversas: de medicina a cinema. Então, vale a pena dar uma olhada na oferta de mestrados da universidade. Outro detalhe importante é que essa bolsa abre todos os anos, então, mesmo que você não consiga aplicar para este ano, você pode ir se preparando para aplicar no ano que vem.

    Veja as respostas para perguntas mais frequentes sobre a bolsa
    Leia o edital da seleção de bolsa para mestrado em Londres
    Faça sua inscrição para bolsa para mestrado em Londres
    Confira os critérios para a seleção para a bolsa

    FONTE: http://partiuintercambio.org/bolsas-de-estudo/bolsa-para-fazer-mestrado-em-londres-westminster/

  • Universidade de La Rioja: bolsa para curso de espanhol na Espanha

    Estão abertas as inscrições para as bolsas da Universidade de La Rioja. A oportunidade oferece bolsa para curso de espanhol na Espanha e tem inscrições abertas até as 14h do dia 29 de março.  O programa de  Cursos de Língua e Cultura Espanholas 2017-2018 é voltado para estudantes de Universidades Brasileiras que buscam aprender espanhol ou aperfeiçoar seus conhecimentos no idioma em cursos de três meses oferecidos pela universidade.

    São oferecidas 8 (oito) bolsas para a realização de um curso trimestral de língua e cultura espanhola para o ano acadêmico 2017-20178. As inscrições podem ser feitas – somente pelo formulário online – até o dia 29 de março.

    As bolsas para os cursos de espanhol na Espanha incluem:

    Um pagamento 1500 euros para cobrir os gastos com a passagem aérea e os custos de manutenção durante a participação no curso.  O custo total das taxas acadêmicas dos Cursos de Língua Espanhola da Universidade de La Rioja para o curso trimestral. O alojamento em residência universitária e seguro saúde. O pagamento em dinheiro será feito quando o estudante chegar na Espanha.

    Requisitos para concorrer à bolsa para curso de espanhol na Espanha:

    – Ter nacionalidade brasileira

    – Ser estudante de uma Universidade brasileira (bacharel, licenciatura, pós-graduação, especilização, mestrado, doutorado o pós-doutorado).
    – Ter nota e currículo acima da média
    –  Não residir na Espanha.

    Todo o processo será feito online. Somente os alunos pré-selecionados deverão enviar documentos para universidade.

    A duração das bolsas concedidas será de um trimestre. Os períodos em que os cursos acontecem são:
    – Outubro 2017 – Dezembro 2017
    – Janeiro 2018 – Março 2018
    – Abril 2018 – Junho 2018

    Os candidatos podem indicar no formulário de inscrição qual o período de preferência para o curso. A escolha, no entanto, fica a critério da comissão de seleção. Somente os pré-selecionados receberão comunicado sobre o processo. No 11 de abril, estudantes pré-selecionados serão informados sobre a documentação que deverão encaminhar pelo correio para continuar na seleção.

    Veja o edital da seleção
    Faça sua inscrição

    FONTE: http://partiuintercambio.org/bolsas-de-estudo/bolsa-curso-de-espanhol-na-espanha-la-rioja/

  • Bolsa Gabriel García Márquez de jornalismo cultural

    Estão abertas até 21 de março as inscrições para uma nova edição da bolsa Gabriel García Márquez de Jornalismo Cultural. O programa da Fundación Gabriel García Márquez para el Nuevo Periodismo Iberoamericano (FNPI) vai levar 15 jornalistas de todo o mundo por oito dias para Cartagena das Índias, na Colômbia.  A oportunidade tem o objetivo de estabelecer um programa de treinamento internacional de criação jornalística para que os profissionais possam compartilhar experiências, reforçar capacidades para o jornalismo cultural, conhecer a Colômbia e narrar as histórias da cultura local.

    O workshop desta edição vai de 26 de abril a 3 de maio. O foco da oficina será a relação entre jornalismo e ficção, tendo como guia a obra Cem anos de solidão, escrita por García Marquez e publicada há exatos 50 anos. Durante o evento haverá também a oportunidade para pensar sobre a questão dos gêneros com os quais se constrói quotidianamente o jornalismo cultural. Além disso, os participantes também serão convidados a refletir sobre o papel do jornalismo cultural em uma época em que o criador e o público tem um contato cada vez mais direto por conta das ferramentas digitais.

    Os focos principais do workshop serão as cidades de Cartagena das Índias, Barranquilla e Aracataca. Os bolsistas serão incentivados a participar das práticas e dinâmicas culturais nesses três locais para conhecer suas realidades, suas histórias e seus protagonistas e escrever sobre eles.

    A bolsa cobre o curso, passagem, acomodação, alimentação, seguro-saúde e materiais de trabalho.

    Como se inscrever para a Bolsa Gabriel García Márquez de jornalismo cultural

    Para se inscrever, é necessário ter bom domínio do inglês, fazer um cadastro no site da FNPI e enviar online os seguintes materiais:

    •  Autobiografia com no máximo 800 palavras (em inglês , espanhol ou português ), que enfatiza a experiência jornalística no campo cultural e as motivações para participar da bolsa de estudos;
    •  Carta de recomendação do veículo em que o jornalista trabalha atestando a relação de trabalho. No caso de freelancers, é necessária uma comprovação de que o jornalista recomendado publicou no veículo em questão nos últimos seis meses.  A carta deve especificar como o meio pretende publicar matérias realizadas durante a bolsa quando for o caso;
    • Matéria de autoria do candidato publicada no ano passado.

    Leia o edital do programa
    Faça sua inscrição

    FONTE: http://partiuintercambio.org/bolsas-de-estudo/bolsa-gabriel-garcia-marquez-de-jornalismo-cultural/