Programa Erasmus Mundus está com as inscrições abertas para mestrado em Direitos Humanos

O mestrado “Human Rights Policy and Practice” ( Políticas e Práticas de Direitos Humanos) está com as inscrições abertas até o dia 01 de dezembro de 2022.

O mestrado faz parte do programa de Mestrados Conjuntos Erasmus Mundus, que são organizados por uma parceria internacional de instituições de ensino superior (IES). Também oferece a possibilidade de obtenção de bolsas de estudo para custear a participação do estudante no programa, despesas de viagem e custos de vida.

Com foco na profissionalização e empregabilidade dos estudantes, o programa tem como objetivo fornecer as habilidades necessárias ( como produção de relatório, gerenciamento de projetos, criação de campanhas e oratória em público) através de vários módulos.

Sobre o mestrado “Human Rights Policy and Practice”

É organizado por quatro universidades parceiras:

• Universidade de Gotemburgo, Suécia;

• Universidade de Deusto, Bilbau/São Sebastião, Espanha;

• Universidade de Roehampton, Londres, Reino Unido;

• Universidade Ártica da Noruega (UIT), Tromsø, Noruega.

Sendo que:

• 1º semestre: na Universidade de Gotemburgo

Estabelece a base para o programa ao introduzir direitos humanos como um campo interdisciplinar e examina onde a responsabilidade dos direitos humanos deve se estabelecer.

• 2° semestre: na Universidade de Deusto

Prepara o aluno para produzir e acessar conhecimento de qualidade sobre direitos humanos e examina abordagens relativistas dos direitos humanos considerando a diversidade étnica e cultural.

• 3º semestre: na Universidade de Roehampton

Fornece ao aluno a oportunidade de praticar o que foi aprendido durante um estágio junto a uma organização de direitos humanos em Londres.

• 4° semestre: em uma das quatro universidades parceiras

Consiste na escrita da tese de mestrado em “Human Rights Policy and Practice” ( Políticas e Práticas de Direitos Humanos) supervisionada pelos professores de uma das quatro universidades parceiras

*Será ofertada mobilidade para Noruega para os estudantes que tiverem seus mestrados supervisionados pela UIT

Como se inscrever

O formulário para a inscrição pode ser encontrado no site: https://www.emhrpp.com/how-to-apply

Requerimentos para elegibilidade:

• diploma de uma instituição de ensino superior com equivalência de 180 créditos;

• mínimo de 2 anos de experiência no campo de direitos humanos (pode ser experiência de trabalho, estágio ou voluntariado);

• certificado de proficiência em língua inglesa reconhecido internacionalmente (como TOEFL e IELTS).

Além disso, os documentos abaixo devem ser anexados durante o processo de inscrição online:

• Diploma e histórico acadêmico traduzidos oficialmente para o Inglês

• Carta de motivação em inglês, bem estruturada, e escrita de forma clara e concisa (deve usar o modelo disponibilizado pelo programa)

• Curriculum Vitae (CV):

• Duas cartas de recomendação

• Caso for solicitar uma bolsa de estudo deve anexar ´também: formulário de candidatura à bolsa (que pode ser encontrado no site https://www.emhrpp.com/costs-and-scholarships)

Possibilidade de obtenção de bolsa de estudos

O programa Erasmus Mundus oferece bolsas financiadas pela União Europeia para estudantes de países de terceiro mundo.

Para se candidatar a uma bolsa, os estudantes devem preencher o formulário de solicitação de bolsa fornecido pelo programa de mestrado e anexá-lo, junto com os documentos necessários, durante o processo de inscrição online.

A bolsa cobre:

• taxa de matrícula;

• contribuição para despesas de viagem e de instalação;

• contribuição mensal, no valor de 1000 euros, para cobrir custos de subsistência durante os 24 meses do programa.

Datas importantes

• Data final para inscrição: 01 de dezembro, 2022

• Data final para envio da documentação: 15 de dezembro, 2022

• Publicação dos resultados: 21 de março, 2023