O que é Engenharia de Biossistemas?

É uma forma moderna de estudo dentro da Engenharia que engloba todos os aspectos biológicos e as estruturas relacionadas ao beneficiamento, processamento ou tratamento dos produtos agrícolas. Portanto, nesta grande área estão incluídos os estudos de grãos, outros produtos de origem biológica, microorganismos responsáveis por fermentações e tratamentos de efluentes. Para que este sistema biológico seja estudado é necessário um suporte em outras áreas da Engenharia como energia, estruturas, eletricidade, automação e agricultura de precisão.

    Notícias
  • Lista dos alunos especiais 2016

    Bruna Flores Batistella

    Douglas Corso

    Éder Luís Gaboardi

    Luciano Leopoldo Lichtfeld Belas da Silva

    Ludmyla de Oliveira Almeida

    Nereu Carpes Meus

    Rodner Bianchini Pedroso

    Rogério Vaz Ribeiro

    Vanderleia Sinhor

  • Curso de Engenharia de Biossistemas à Distância

    Informações sobre o curso:

    A Engenharia de Biossistemas é uma forma moderna de estudo dentro da Engenharia que engloba todos os aspectos biológicos e as estruturas relacionadas ao beneficiamento, processamento ou tratamento dos produtos agrícolas. Portanto, nesta grande área estão incluídos os estudos de grãos, sementes, outros produtos de origem biológica e aspectos correlatos à Engenharia de Processamento de Produtos Agrícolas. Para que este sistema biológico seja estudado é necessário, muitas vezes, um suporte em outras áreas da Engenharia como energia, estruturas, eletricidade, automação e agricultura de precisão, dentre outras.

    O Curso de Especialização em Engenharia de Biossistemas – modalidade Educação à Distância, constitui-se de 9 módulos  de estudos (disciplinas) que apresentam conteúdos atualizados em Engenharia de Processamento de Produtos Agroindustriais, com foco em grãos e sementes e seus assuntos correlatos. Todos os módulos, elaborados por profissionais especializados da área, contêm texto técnico-científico com a respectiva bibliografia. Cada módulo contempla a carga horária necessária para o seu aprendizado. O término do curso efetiva-se através de um encontro presencial onde ocorrerá a apresentação de um trabalho de conclusão e uma prova, cuja data será estabelecida pela comissão coordenadora.

    Duração do curso: 1 ano

    Aulas: início em 28 de abril de 2015 (veja Edital aqui

    Número de vagas: 15 vagas

    Funcionamento: curso desenvolvido via internet (Ava institucional) e um encontro presencial

    Número de módulos: 9

    Local: Centro de Engenharias – UFPel

    Requisitos para a conclusão:

    • Cursar os nove módulos propostos

    • Enviar os pré-testes até as datas indicadas nos módulos

    • Participar do encontro presencial

    • Realizar e apresentar um trabalho de conclusão de curso sob orientação de um professor do curso