Início do conteúdo
O que é Engenharia de Biossistemas?

É uma forma moderna de estudo dentro da Engenharia que engloba todos os aspectos biológicos e as estruturas relacionadas ao beneficiamento, processamento ou tratamento dos produtos agrícolas. Portanto, nesta grande área estão incluídos os estudos de grãos, outros produtos de origem biológica, microorganismos responsáveis por fermentações e tratamentos de efluentes. Para que este sistema biológico seja estudado é necessário um suporte em outras áreas da Engenharia como energia, estruturas, eletricidade, automação e agricultura de precisão.

    Notícias
  • Curso de Engenharia de Biossistemas à Distância

    Informações sobre o curso:

    A Engenharia de Biossistemas é uma forma moderna de estudo dentro da Engenharia que engloba todos os aspectos biológicos e as estruturas relacionadas ao beneficiamento, processamento ou tratamento dos produtos agrícolas. Portanto, nesta grande área estão incluídos os estudos de grãos, sementes, outros produtos de origem biológica e aspectos correlatos à Engenharia de Processamento de Produtos Agrícolas. Para que este sistema biológico seja estudado é necessário, muitas vezes, um suporte em outras áreas da Engenharia como energia, estruturas, eletricidade, automação e agricultura de precisão, dentre outras.

    O Curso de Especialização em Engenharia de Biossistemas à Distância constitui-se de 9 módulos  de estudos (disciplinas) que apresentam conteúdos atualizados em Engenharia de Processamento de Produtos Agroindustriais, com foco em grãos e sementes e seus assuntos correlatos. Todos os módulos, elaborados por profissionais especializados da área, contêm texto técnico-científico com a respectiva bibliografia (veja livros disponíveis). Cada módulo contempla a carga horária necessária para o seu aprendizado através da plataforma AVA. O término do curso efetiva-se através de um encontro presencial onde ocorrerá a apresentação de um trabalho de conclusão e uma prova, cuja data será estabelecida pela comissão coordenadora.

    Duração do curso: 1 ano

    Aulas: ver cronograma de atividades

    Número de vagas: 15 vagas

    Funcionamento: curso desenvolvido via internet (Ava institucional) e um encontro presencial

    Número de módulos: 9

    Local: Centro de Engenharias – UFPel

    Requisitos para a conclusão:

    • Cursar os nove módulos propostos
    • Enviar os pré-testes de cada módulo até as datas indicadas no cronograma via AVA
    • Participar do encontro presencial
    • Realizar e apresentar um trabalho de conclusão de curso sob orientação de um professor do curso