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    Notícias
  • Colação interna 11/08/2022

    Informamos aos alunos que tenham interesse em colar grau internamente, que haverá formatura no dia 11 de agosto de 2022, as 10hs.

    Caso o aluno já tenha cumprido todos os requisitos para colar grau e possua interesse nesta data, solicitamos que entre em contato através do email: formaturafaem@gmail.com até dia 28 de julho de 2022.

    Att.

    CCA-FAEM

  • Novo calendário de matrículas

    Prezados,

    O novo calendário de matrículas está disponível no calendário acadêmico. Serão estas as novas datas:

    15 – Sexta – INÍCIO: Período de solicitação de matrícula online 2022/1
    19 – Terça – FIM: Período de solicitação de matrícula online 2022/1
    20 – Quarta – Processamento das solicitações de matrícula on-line 2022/1
    Início do período para os alunos consultarem o processo de matrícula on-line 2022/1
    21- Quinta – INÍCIO: Período para solicitação de correção de matrícula – Cobalto
    24 – Domingo – FIM: Período para solicitação de correção de matrícula – Cobalto
    25 – Segunda – INÍCIO: Período para homologação das solicitações de correção de matrícula 2022/1
    28 – Quinta – FIM: Período para homologação das solicitações de correção de matrícula 2022/1

    Att

    CCA-FAEM

  • Recurso Quebra de Pré requisito

    Prezados alunos,

    caso queiram interpor recurso ao COCEPE, para a negativa do pedido de quebra de pré-requisito, o procedimento a ser seguido está especificado abaixo:

    Enviar em ARQUIVO ÚNICO, FORMATO PDF, para o email recursocolegiado21@gmail.com os seguintes documentos:

    • Formulário de recurso de pedido de quebra de pré requisito (disponível nesta página: https://wp.ufpel.edu.br/agronomia/formularios/);
    • Histórico;
    • Integralização curricular.

    O prazo para envio, de acordo com o calendário acadêmico é ATÉ dia 20/07/2022. Qualquer documento recebido depois desta data será desconsiderado.

    Att

    CCA-FAEM

  • Quebra de pré requisito 2022/2

    Prezados,

    As quebras de pré requisito foram analisadas pelo Colegiado do  Curso de Agronomia de forma individual, levando em consideração os seguintes quesitos:

    • Integralização curricular do aluno: neste caso analisou-se se o aluno é provável formando;
    • se o aluno tem tempo hábil para fazer a disciplina nos semestres que lhe faltam;
    • se a quebra solicitada prejudicaria o desempenho acadêmico do aluno em relação a conhecimentos necessários.
    • disciplinas que não são mais pré requisitos, mas não foram registradas no PPC ainda.

    Diante de tais critérios foram aprovados alguns pedidos dos seguintes alunos (as) com o número da matricula:

    • 18100135;
    • 16100502.

    Os demais foram negados, pois não atendiam aos critérios expostos.

    Att.

    CCA-FAEM

  • Informações sobre o Diploma de Graduação

    Qual o prazo de entrega do diploma?

    O prazo para entrega do documento vai de 60 até 120 dias após a colação de grau, conforme Portaria MEC nº 1.095, de 25 de outubro de 2018.

    Onde retiro meu diploma?

    Para aqueles que se formaram até 31/12/2021 o diploma é impresso e deve ser retirado na Secretaria da Direção da Unidade Acadêmica ao qual seu curso está vinculado. Para os formados a partir de 01/01/2022 o diploma é digital.

    A UFPEL aderiu ao serviço de diploma digital da RNP. O seu diploma digital pode ser acessado através do Sistema Cobalto (Menu “Aluno -> Consulta -> Diploma Digital”), você terá acesso a dois documentos: o arquivo XML do Diploma Digital e a Representação Visual do Diploma Digital – RVDD.

    É importante salientar que a Representação Visual do Diploma Digital – RVDD não substitui o arquivo XML do Diploma Digital, em termos jurídicos. A RVDD apresenta os dados contidos no arquivo XML em uma forma mais fácil de ser compreendida. Sendo assim, se necessário apresentar uma versão física/impressa do seu Diploma, sugerimos que a Representação Visual impressa por você seja apresentada junto com o arquivo XML do Diploma Digital.

    Discentes vinculados ao programa PEC-G continuarão recebendo seus documentos na autoridade consular brasileira no seu país de origem.

    Preciso verificar a autenticidade de um diploma emitido pela UFPel. Como proceder?

    Para diplomas de Graduação expedidos até maio de 2019 e diplomas de Pós-Graduação, veja Verificação de Autenticidade de Diploma.

    Diplomas de graduação registrados de maio de 2019 até 31/12/2021 podem ser verificados através da Consulta ao registro de diplomas de graduação

    A conformidade do diploma digital poderá ser verificada através da página do Ministério da Educação (https://validadordiplomadigital.mec.gov.br/diploma), mas para isso será necessário ter arquivo XML referente ao diploma e fazer o upload deste arquivo no site do MEC. Somente o egresso tem acesso ao arquivo XML do seu diploma através do sistema acadêmico. Não fornecemos nem damos acesso ao arquivo XML ou à RVDD para terceiros.

    Preciso reconhecer a firma das autoridades que assinaram meu diploma. Como proceder?

    A UFPel não faz o reconhecimento das firmas. A maioria das autoridades que assinam diplomas, incluindo ex-Reitores e funcionários da CRA, têm cartão de assinatura no Cartório Lorenzi ou no Cartório Zulmira, na cidade de Pelotas. Procure o cartório para maiores informações.

    Perguntas e respostas sobre o diploma digital

    Para maiores informações sobre o diploma digital, acesse o FAQ do Ministério da Educação: http://portal.mec.gov.br/diplomadigital/index.php#faq

  • Notícias sobre a disciplina de Estatística Básica

    “Em resposta a deliberação do COCEPE (protocolo n.º 1737291), em reunião realizada no dia 9 de junho de 2022, seguem abaixo os planos concentrados de estudos das turmas da Profa. Elísia Rodrigues Corrêa.

    • Turmas T1, T2 e T7 de Estatística Básica (código: 11100026): necessário agrupar todos os alunos na turma T1.

    Período: 01/07/22 – 31/07/22;

    Professor(es): Ana Rita de Assumpção Mazzini, Giselda Maria Pereira, Marco André Paldês da Costa e Rogério Costa Campos;

    Carga horária em atividades síncronas: 18 horas;

    Carga horária em atividades assíncronas: 54 horas;

    Atividades assíncronas: videoaulas, leituras e exercícios;

    Avaliações: 1ª Avaliação Parcial (a ser corrigida), Segunda chamada da 1ª Avaliação Parcial (08/07/22 – 09/07/22), 2ª Avaliação Parcial (14/07/22 – 15/07/22), 3ª Avaliação Parcial (28/07/22 – 29/07/22) e Exame final (30/07/22 – 31/07/22).

    • Turma T1 de Métodos Estatísticos 1 (código: 11100057)

    Período: 01/07/22 – 15/07/22;

    Professor(es): Gustavo Sessa Fialho;

    Carga horária em atividades síncronas: 4 horas;

    Carga horária em atividades assíncronas: 32 horas;

    Atividades assíncronas: videoaulas, leituras e exercícios;

    Avaliações: 1ª Avaliação Parcial (04/07/22), 2ª Avaliação Parcial (14/07/22) e Exame final (15/07/22).

    Todos os alunos serão notificados sobre o início das aulas, bem como metodologia, critérios e métodos de avaliação, através da plataforma e-AULA UFPel. Porém também é tarefa dos colegiados comunicarem seus alunos do retorno das atividades das disciplinas.”

     

    Att.

    CCA-FAEM

  • Vacinação

    Prezados discentes do curso de Agronomia
    Conforme Portaria 942 , artigo terceiro (conforme abaixo), para frequentar as aulas é necessária a apresentação das 3 doses de vacinação.
    Art. 3º É obrigatória a comprovação de vacinação contra a COVID-19, com vistas à circulação de pessoas e ingresso nas dependências da UFPel.
    § 1º Esta disposição é válida para estudantes, servidores docentes e técnico-administrativos, trabalhadores terceirizados e público em geral.
    § 2º A vacinação a ser comprovada na UFPel corresponderá ao esquema vacinal completo, ou seja, as duas primeiras doses (ou dose única) mais a dose de reforço.
    § 3º O ingresso de pessoas com contraindicação da vacina contra a COVID-19 dar-se-á somente mediante apresentação de atestado médico, justificando a contraindicação.
    Antonio Costa de Oliveira
    Coordenador do Colegiado de Curso de Agronomia
  • Quebra de pré requisito

    O Colegiado de curso da Agronomia informa que, o prazo para solicitações para quebra de pré requisito referentes ao semestre de 2022/1, ocorrerá até o dia 11 de julho.

    Para realizar a solicitação, o aluno deverá preencher o formulário e enviar para o e-mail colegiadofaem@gmail.com. Lembramos que o formulário em questão está disponível nesta página. (https://wp.ufpel.edu.br/agronomia/formularios/).

    Att.

    CCA-FAEM