UFPel na Fenadoce

A Universidade Federal de Pelotas está presente na 22ª Fenadoce, com um estande que reúne trabalhos desenvolvidos por vários cursos. O Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia e o Projeto de Vitivinicultura são os destaques.

Acompanhando pessoas nascidas em 1982, 1993 e 2004 desde seu nascimento, o Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia desenvolve estudos de coorte para associar fatores presentes no início da vida com doenças e características que possam surgir mais adiante. A próxima coorte será a de 2015, e já fará o acompanhamento do bebê desde a gravidez. O programa é coordenado por Iná dos Santos e envolve alunos da Medicina, Nutrição, Educação Física, Psicologia, Enfermagem e Odontologia, já que os dados coletados servem de material para estudos de diferentes áreas.

Através do acompanhamento periódico é possível associar fatores que não tem conexão aparente quando observados isoladamente. Já foram feitos estudos sobre a morte súbita na infância, a criação de curvas de crescimento, a importância do aleitamento materno, dos primeiros 1000 dias de vida, entre outras. A jornalista do programa, Silvia Maria Pinto, conta que são quase 15.000 pessoas nas coortes.

Aqueles que são integrantes de alguma coorte e atualizarem seus cadastros, ou as gestantes que criarem um, concorrem a quatro pares de ingressos para ir ao Cineflix, no Shopping Pelotas. O sorteio ocorrerá no dia 23 de junho e mais de 100 pessoas já procuraram o estande da UFPel para fazer a atualização, segundo a secretária da coorte de 1993, Deise Modesto.

aAgência de Desenvolvimento da Bacia da Lagoa Mirim, da UFPel, também participa do estande e reúne bolsistas das Engenharias Agrícola, Ambiental e Sanitária, de Produção, além da Química de Alimentos, Agronomia, Jornalismo etc.

Seu principal projeto é “Estratégias para o Desenvolvimento Sustentável da Vitivinicultura no Arco da Fronteira Sul”, coordenado pela professora Gizele Gadotti. Voltado aos Arranjos Produtivos Locais (APLs) de 100 municípios da região sul, visa ajudar os pequenos e médios produtores, acompanhando-os em todas as partes do processo.Para a bolsista da Química de Alimentos, Jaqueline Navarro, o projeto deve movimentar a economia local.

O bolsista do mesmo curso, Guilherme Menegazzi, cita ainda a rota turística que está sendo feita para a região. Arlindo D’Ávila, servidor da ALM, diz que no estande também estão os materiais voltados à gestão ambiental e aos resíduos sólidos.

O estande ficará aberto até o final da Fenadoce, neste domingo, dia 22.

Fonte: http://ccs2.ufpel.edu.br/

comments

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.