Projeto de Vitivinicultura finaliza preparo de solo em Candiota

O Projeto Estratégias para o Desenvolvimento Sustentável da Vitivinicultura realizou desde outubro deste ano o preparo de solo em 30 propriedades da cidade de Candiota, esse processo foi finalizado no início de dezembro e possibilitará o plantio de 700 mudas em cada localidade, sendo estas das variedades Niagra, Isabel e Bordô.

Em Candiota, o preparo de solo foi realizado pelos técnicos do projeto de Vitivinicultura com o auxilio do trator adquirido pelo projeto e da Prefeitura Municipal de Candiota. Além disso, foram realizadas visitas às localidades para avaliar o andamento do processo, conversar com os produtores e fazer o georreferenciamento de algumas das propriedades beneficiadas.

O mesmo processo foi realizado este ano pelo Projeto na cidade de Hulha Negra, onde 21 loteamentos receberam o preparo de solo com auxilio do trator do projeto e, inclusive, já realizaram o plantio das mudas de uva.

A partir do plantio das uvas nessas localidades, o projeto possibilitará que os agricultores e assentados tenham uma nova fonte de renda, oriunda, principalmente, a partir da venda das uvas e derivados para a merenda escolar. Nas localidades, também já foram realizados cursos de boas práticas agrícolas e boas práticas de elaboração de vinho, que auxiliarão para o cuidado das uvas e seus subprodutos nas propriedades.

 

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados em Projeto de Vitivinicultura finaliza preparo de solo em Candiota

Projeto de Vitivinicultura realiza visita técnica à Candiota

                              Na quinta-feira, 08 de outubro, o Projeto Estratégias para o Desenvolvimento Sustentável da Vitivinicultura da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) realizou uma visita técnica ao município de Candiota. Além de verificar o andamento do cultivo das mudas de uva na cidade, também foi realizado o georreferenciamento de três áreas beneficiadas.

A visita teve início na Prefeitura Municipal de Candiota, onde o grupo formado por bolsistas e pelo Professor Valdecir Carlos Ferri, foram recebidos pelo vice-prefeito da cidade, Paulo Renan Vaz Brum. Na ocasião se discutiu o andamento do projeto na região e o impacto que este gera para as famílias beneficiadas.

Após realizou-se a visita técnica em três localidades, cada uma estando em um estágio do processo de cultivo. Em cada propriedade, o Professor Ferri buscou dialogar a respeito das dúvidas dos assentados, visando auxiliá-los no processo de plantio, além de dar dicas sobre os cuidados da videira.

O georeferenciamento dos locais tem como objetivo o conhecimento exato das áreas de cultivo, o que possibilitará que sejam realizadas estimativas a respeito da quantidade de frutos que será gerada nas propriedades.

Na cidade o projeto irá beneficiar mais de trinta famílias, de diversos assentamentos rurais, possibilitando uma nova fonte de renda para estas. Cada beneficiado vem recebendo auxílio técnico para o preparo de solo e plantio, sendo que serão distribuídas 700 mudas, das variedades Niagra, Isabel e Bordô, para cada produtor.

A visita técnica também possibilita o conhecimento das necessidades de cada assentado, para que assim, seja possível suprir essas dúvidas em novas visitas, e até mesmo, em cursos de qualificação a serem oferecidos pelo Projeto.

Confira as fotos:

 

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados em Projeto de Vitivinicultura realiza visita técnica à Candiota

Professor do Projeto de Vitivinicultura participa de Seminário na Expofeira

Além do professor Valdecir Ferri o evento contou com a presença da Professora do IFSul – Campus Maria da Graça, Angélica Bender e do Professor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Vagner Costa.

A Expofeira de Pelotas sediou na segunda-feira, 05 de outubro, o Seminário de Vitivinicultura e Olivicultura que possuía como objetivo comentar a situação dessas culturas no Rio Grande do Sul. Entre os palestrantes estava o professor Valdecir Ferri, membro do Projeto Estratégias para o Desenvolvimento Sustentável da Vitivinicultura no Arco da Fronteira Sul.

O seminário teve iníciocom o Professor Valdecir Ferri, que falou a respeito da produção de uva, consumo ea imagem do vinho na sociedade. Segundo Ferri, existem 93mil hectares de uva no Brasil, destes resultam 1,3 milhões de uvas produzidas, 450 milhões de litros de vinho e 900 vinícolas. Esses dados situam o Brasil no 15º lugar no ranking de produção mundial de vinho, sendo que o Rio Grande do Sul ocupa a posição de maior produtor nacional.

Após o comentário sobre a situação brasileira de produção de uva, Ferri buscou falar sobre a Vitivinicultura na região de Pelotas. Explicandoo início da colonização francesa até os avanços que a área obteve a partir de projetos da EMBRAPA e Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Segundo o professor, o município de Pelotas conta com 23 hectares de cultivo de uva, sendo destes quinze em plantação e oito em implantação, resultando em 180 toneladas de uvas para consumo in natura e 120 toneladas para a produção de sucos, vinhos e doces. Além disso, o Professor ressaltou o fortalecimento da Vitivinicultura na região.

Finalizando a sua fala, Valdecir Ferri, comentou sobre estratégias para o fortalecimento do consumo de vinho, entre estas, ganhou destaque a Rota Turística elaborada pelo Projeto de Vitivinicultura.

Dando continuidade ao evento, Angélica Bender, trouxe aos presentes o suco de uva como uma alternativa de produção. Segundo a palestrante esta área está em expansão, fato que pode ser observado através das estáticas que mostram que em 2014 foram produzidos 507,8 milhões de litros de suco no Rio Grande do Sul, sendo que a produção da iguaria subiu 10,85% em relação ao ano passado.

Além disso, Angélica falou sobre algumas vantagens da produção de suco de uva. De acordo com a professora, o produto pode ser produzido em pequena e grande escala, mantém as características do vinho e é uma alternativa para a sustentabilidade e pequenos produtos. Em relação as vantagens para o consumidor, Angélica citou o auxílio do suco de uva para o bem estar, emagrecimento e estimulação do bom colesterol.

Encerrando a noite, o professor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Vagner Costa, falou sobre a cultura de Oliveira. Costa trouxe dados a respeito da importação de produtos derivados da Oliveira, como azeitona e azeite, destacando o Brasil como segundo maior importador destes produtos a nível mundial.

Costa também ressaltou o aumento na importação dos produtos derivados da Oliveira, sendo este de 169% em cinco (5) anos e no consumo de azeitona, de 150g em 2005 para 350g por pessoa em 2015.

O professor também destacou que o Rio Grande do Sul possui boas condições para o cultivo de Oliveira, dando-se destaque ao clima ideal e o índice pluviométrico da região. Além disso, Costa também falou sobre o manejo de solo e a colheita da oliveira.

Ao final, o seminário possibilitou aos presentes um aprimoramento no conhecimento sobre as culturas de Uva e Oliveira, além de um ter sido um espaço para dúvidas e curiosidades a respeito do assunto.

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados em Professor do Projeto de Vitivinicultura participa de Seminário na Expofeira

Projeto de Vitivinicultura participa de Dia de Campo

No dia 28 de Setembro, foi realizado um dia de campo, com a atividade de poda em videiras no vinhedo do Centro Agropecuário da Palma, unidade da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) voltada para atividades de Pesquisa, Ensino e Extensão.

O Dia de Campo foi desenvolvido com o intuito de reunir os pequenos produtores e as famílias do entorno da localidade, para que estas possam se familiarizar com a prática e, desta forma, tenham menos dúvidas relativas ao cultivo da videira. Além disso, este é um manejo fundamental para a formação e produção das videiras.

Na oportunidade o integrante do Projeto Estratégias para o Desenvolvimento Sustentável da Vitivinicultura no Arco da Fronteira Sul, Professor Valdecir Carlos Ferri, desenvolveu a prática da poda em Videira.

Confira as fotos:

ssss

ip0naatb21x22fh

57s0zy8v7u366j7

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados em Projeto de Vitivinicultura participa de Dia de Campo

Projeto de Vitivinicultura apresenta produção acadêmica na Semana Integrada da UFPel

As atividades desenvolvidas pelos bolsistas ao longo do período de atuação no Projeto de Vitivinicultura foram tema para quatro produções acadêmicas apresentadas na Semana Integrada da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), no Congresso de Extensão e Cultura (CEC).

A Comunicação no Projeto de Vitivinicultura foi o tema principal do trabalho realizado pelas bolsistas Jéssica Gebhardt e Manoela Nogueira. Na produção as estratégias utilizadas pela Assessoria de Comunicação durante os anos de 2014 e 2015 ganharam destaque. A apresentação foi no dia 21 de setembro.

Guilherme Menegazzi apresentou, no dia 21 de setembro, um relato sobre a capacitação de agricultores de baixa renda para a produção de suco de uva e inserção deste na merenda escolar.

No dia 23 de setembro, foi apresentado dois artigos: A inclusão de Famílias do Programa Brasil Sem Miséria no Projeto Estratégias para o Desenvolvimento Sustentável da Vitivinicultura, pela bolsista Aline Gomes e Estratégias para  Desenvolvimento Sustentável Da Vitivinicultura-Projeto Piloto, pelo bolsista Gabriel Almeida.

Todos os trabalhos foram orientados pelos professores Amauri Barcelos, Maurizio Quadro e Gizele Gadotti.

SEMANA INTEGRADA

Durante a Semana Integrada  ocorrem os principais eventos das áreas de ensino, extensão e pesquisa, que são o 24º Congresso de Iniciação Científica (CIC), 17º Encontro da Pós-Graduação (Enpos), 2º Congresso de Extensão e Cultura (CEC) e o 1º Congresso de Ensino de Graduação (CEG).

 CEC

O Congresso de Extensão e Cultura (CEC) é promovido pela Pró Reitoria de Extensão e Cultura (PREC) e em 2015 realiza a sua segunda edição, o seu principal objetivo é contribuir para a reflexão sobre a extensão universitária. Para isso, conta durante a sua realização com três eventos: Colóquio de Integração Cultural Brasil-Uruguai; Encontro de Estudantes Extensionistas; Forum de Extensão, Arte e Cultura Popular. O Congresso foi realizado de 21 à 25 de Setembro do corrente ano.

Mais informações em: https://wp.ufpel.edu.br/congressoextensao/

 

 

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados em Projeto de Vitivinicultura apresenta produção acadêmica na Semana Integrada da UFPel

Projeto de Vitivinicultura recebe visita de representante do Ministério da Integração Nacional

O Projeto Estratégias para o Desenvolvimento Sustentável da Vitivinicultura recebeu durante os dias 14 e 18 de Setembro a visita do assessor técnico do Ministério da Integração Nacional, José Joaquim Carneiro Filho. Foram quatro dias reservados para o conhecimento das ações desenvolvidas pelo projeto. Durante o período em que esteve na cidade, o secretário teve o acompanhamento da equipe de Vitivinicultura.

Juntamente com o grupo de Vitivinicultura, Joaquim Carneiro, visitou algumas cidades contempladas pela iniciativa para observar como estas vem sendo beneficiadas pelas ações realizadas. Candiota foi o primeiro município a receber a presença do representante, juntamente com os professores do Projeto, Maurizo Quadro, Valdecir Carlos Ferri e do bolsista, Gabriel Almeida, que se reuniram junto ao Prefeito e secretário de Agricultura da cidade.

O Assentamento Abrindo Fronteiras, em Hulha Negra, foi o segundo local a ser visitado, onde se presenciou o plantio das uvas americanas, fato que só foi possível devido ao preparo de solo realizado pelo Projeto de Vitivinicultura nos últimos meses. Além de observar o plantio, uma reunião com Secretário de Agricultura da cidade e um representante da EMATER/RS foi realizada.

Na cidade de Candiota o representante do projeto de Vitivinicultura, Gabriel Almeida, e o secretário do Ministério da Integração Nacional Joaquim Carneiro, foram recebidos pelo Prefeito e Secretário de Agricultura do município. O principal tópico discutido foi a participação da cidade no projeto.

O último município visitado foi São Sepé, onde foi realizada uma reunião também com o Prefeito e seu Secretário da Agricultura. Na ocasião, foram tratados assuntos a respeito da Vitivinicultura no local, assim como, a Associação de Produtores criada em 2014, que teve como um dos incentivadores, o Projeto de Vitivinicultura.

Além dos encontros nos municípios contemplados pelo projeto, foi realizada uma visita técnica a Vinícola de Guatambu, localizada em Dom Pedrito, possibilitando o contato com o processo de produção de vinhos e espumantes.

O projeto tem como objetivo promover o desenvolvimento sustentável da Vitivinicultura no arco Sul da faixa de Fronteira dos Estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. As visitas servem para o intercâmbio de conhecimento, visto que durante o desenvolvimento do projeto são selecionadas propriedades com práticas de excelência que sirvam de modelo para a qualificação do processo produtivo.

Confira as fotos das visitas:

BwvvbBZmNq9eJI_w8JI3QfbRmqa6Mh91WMZJiQriNkU ECnJyPk85J0hQcYlKGNAHuZwTmotXzIggHIJMrQ0PLM hTyPO3zZIdou6bfl8fhr7YGf5Nek-avqlM0I6UuCp_Q,XS9cDegSTNd185LP85KhwGwcqC7t8NoPrmgswNR-HwI  jPKUijFT230_hJka3GGT6lAw0zDmD6RGdaNGCSMQs4k,nMMdcq3GQND-Hnse6htIonuLa_hoygYzACJdeevVyZg_kIDvgLYnWE3nJxmLcwEsfisV-p59IezM2gv2JLgsRg,GZOQnc4WkbZBGeRptY6Cu-K849lyJkf7OaYalj6kD-w 0jYCd1PPofF79U-GZnGq2a-VMtorFjLljAEYdMg4o5E,dfn0tLTBcsfcMZeTw4vZbw9SJfL8zq-yY-JFmq-mjgw  hzdMkzjnAtna1AyRgCxdkety9MpmCLPe1IT9E1KZx1I,OyvlZOsxvbcj3tXFeLcH6u4ZV5UBLYUV3zg4c8mfP8I jPKUijFT230_hJka3GGT6lAw0zDmD6RGdaNGCSMQs4k,nMMdcq3GQND-Hnse6htIonuLa_hoygYzACJdeevVyZg  uTGZJncGg8DP2yu_uq8j9aCg3ejGkjbukRJc6hUbeIsXv-3ALmV2430D_Ql8qPptLFexi_0d7nhO_tN2PPmExg

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados em Projeto de Vitivinicultura recebe visita de representante do Ministério da Integração Nacional

Projeto de Vitivinicultura participa de oficina em Hulha Negra

Os bolsistas do Projeto de Vitivinicultura, Gabriel Almeida e Vinicius Chagas, participaram da 1° oficina de Viticultura Agroecológica realizada pelo agrônomo da EMATER/ASCAR Santana do Livramento, Leonardo Alonso Guimarães. Realizada na sexta-feira, 29 de maio, em Hulha Negra.

Na ocasião foram abordados os conceitos, contextos, variedades, legalização da produção Agroecológica e alternativas comerciais.

O encontro foi importante, pois além de oportunizar um maior conhecimento sobre o assunto, também foi uma forma de integração com os moradores do assentamento no qual  o grupo de vitivinicultura vem trabalhando nos últimos meses.

Fotos:

Z4FYX_nQYn9g0hOlZ2m9AfYxZGrRHc9u_4_YwSq6V4c ZlxpDoSlmD7dKDm0nBkzDPxf-KEiBc0A78qcAfstvWE

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados em Projeto de Vitivinicultura participa de oficina em Hulha Negra

O Projeto de Vitivinicultura realiza curso em Hulha Negra

Na sexta-feira, seis de março, foi realizado em Hulha Negra um dia de cursos,os quais tinham como tema principal a Vitivinicultura, os temas abordados foram a comercialização da uva, o associativismo, as  técnicas de preparo de solo, calagem e adubação base. O público-alvo foram os produtores rurais assentados na região, especialmente, aqueles ligados ao assentamento rural Abrindo Fronteiras. A atividade realizada é referente à meta três do Projeto de Vitivinicultura, que diz respeito tanto a qualificação como a capacitação de produtores para implantar um vinhedo piloto no município.

Na parte da manhã o Coordenador do Projeto de Vitivinicultura, Professor Amauri Barcelos, detalhou aos presentes os objetivos e as metas do Projeto. Logo em seguida, falou o Secretário de Agricultura de Hulha Negra, Carlos Manske. Na sequencia dos trabalhos, o evento contou com a presença do empresário, RossanoLazzarotto, que contribuiu falando sobre as perspectivas de mercado para a uva e sobre o cenário da vitivinicultura na fronteira sul. Logo em seguida, a palavra foi disponibilizada para os representantes da EMATER, os técnicos Raul e Taylor Garcia.

A importância do associativismo e do cooperativismo, além do Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse do Governo Federal (SINCOV) foram parte dos temas abordados na períododa tarde, pelo técnico-administrativo da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Elias Lisboa dos Santos. Logo em seguida, foi a vez da abordagem,para os produtores, a respeito das Boas Práticas Agrícolas, ministrado pelo bolsista do Projeto de Vitivinicultura, Gabriel Almeida. Encerrando o dia de trabalho, Guilherme Menegazzi, bolsista do projeto, abordou o assunto Boas Práticas para a elaboração de suco de uva.

Confira as fotos do evento:

11005670_395826787256168_1893006618_nsite (5)

site (4)

site (2)

site

 

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados em O Projeto de Vitivinicultura realiza curso em Hulha Negra

Grupo de Vitivinicultura dá continuidade a Preparo de Solo em Hulha Negra

Na segunda-feira, 26 de Janeiro, o bolsista do Projeto  Estratégias para o Desenvolvimento Sustentável da Vitivinicultura, Gabriel Almeida retornou a Hulha Negra para dar continuidade ao preparo de Solo na cidade e permaneceu até quarta-feira, 28 de Janeiro. Após outro bolsista do projeto, Vinícius Chagas continuou trabalho desenvolvido até sexta-feira, 30 de janeiro.  Desde outubro de 2014 o grupo realiza o trabalho em 21 loteamentos do município.

O processo diz respeito a uma das etapas do projeto, como apoio a assentamento. O preparo de solo está sendo realizado com o auxílio do trator adquirido pelo projeto  e posteriormente será feito o plantio de uvas viníferas.

Confira as fotos:

10859411_817771104980459_1680714236_n10952002_817771068313796_554512664_n  10962076_817771071647129_1705631380_n (1)

 

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados em Grupo de Vitivinicultura dá continuidade a Preparo de Solo em Hulha Negra

Projeto de Vitivinicultura promoverá cursos em Hulha Negra

No Quarta-feira, 04 de fevereiro, o Projeto Estratégias para o Desenvolvimento Sustentável da Vitivinicultura promoverá na cidade de Hulha Negra os cursos de Associativismo e Cooperativismo, SICONV e Boas Práticas Agrícolas para produtores

Os interessados deverão entrar em contato através do e-mail aplvitivinicultura@gmail.com ou pelo telefone (53)3227-3677, conforme consta no convite. Os cursos serão realizados no Câmara de Vereadores,  Avenida Getúlio Vargas, 1562 – Hulha Negra/RS.

A atividade faz parte da meta três do projeto de Vitivinicultura que diz respeito a qualificação e capacitação de produtores, visando que estes tenham qualificação técnica da atividade, e por consequência, dos seus produtos.

 

 

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados em Projeto de Vitivinicultura promoverá cursos em Hulha Negra