Professor do Projeto de Vitivinicultura participa de Seminário na Expofeira

Além do professor Valdecir Ferri o evento contou com a presença da Professora do IFSul – Campus Maria da Graça, Angélica Bender e do Professor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Vagner Costa.

A Expofeira de Pelotas sediou na segunda-feira, 05 de outubro, o Seminário de Vitivinicultura e Olivicultura que possuía como objetivo comentar a situação dessas culturas no Rio Grande do Sul. Entre os palestrantes estava o professor Valdecir Ferri, membro do Projeto Estratégias para o Desenvolvimento Sustentável da Vitivinicultura no Arco da Fronteira Sul.

O seminário teve iníciocom o Professor Valdecir Ferri, que falou a respeito da produção de uva, consumo ea imagem do vinho na sociedade. Segundo Ferri, existem 93mil hectares de uva no Brasil, destes resultam 1,3 milhões de uvas produzidas, 450 milhões de litros de vinho e 900 vinícolas. Esses dados situam o Brasil no 15º lugar no ranking de produção mundial de vinho, sendo que o Rio Grande do Sul ocupa a posição de maior produtor nacional.

Após o comentário sobre a situação brasileira de produção de uva, Ferri buscou falar sobre a Vitivinicultura na região de Pelotas. Explicandoo início da colonização francesa até os avanços que a área obteve a partir de projetos da EMBRAPA e Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Segundo o professor, o município de Pelotas conta com 23 hectares de cultivo de uva, sendo destes quinze em plantação e oito em implantação, resultando em 180 toneladas de uvas para consumo in natura e 120 toneladas para a produção de sucos, vinhos e doces. Além disso, o Professor ressaltou o fortalecimento da Vitivinicultura na região.

Finalizando a sua fala, Valdecir Ferri, comentou sobre estratégias para o fortalecimento do consumo de vinho, entre estas, ganhou destaque a Rota Turística elaborada pelo Projeto de Vitivinicultura.

Dando continuidade ao evento, Angélica Bender, trouxe aos presentes o suco de uva como uma alternativa de produção. Segundo a palestrante esta área está em expansão, fato que pode ser observado através das estáticas que mostram que em 2014 foram produzidos 507,8 milhões de litros de suco no Rio Grande do Sul, sendo que a produção da iguaria subiu 10,85% em relação ao ano passado.

Além disso, Angélica falou sobre algumas vantagens da produção de suco de uva. De acordo com a professora, o produto pode ser produzido em pequena e grande escala, mantém as características do vinho e é uma alternativa para a sustentabilidade e pequenos produtos. Em relação as vantagens para o consumidor, Angélica citou o auxílio do suco de uva para o bem estar, emagrecimento e estimulação do bom colesterol.

Encerrando a noite, o professor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Vagner Costa, falou sobre a cultura de Oliveira. Costa trouxe dados a respeito da importação de produtos derivados da Oliveira, como azeitona e azeite, destacando o Brasil como segundo maior importador destes produtos a nível mundial.

Costa também ressaltou o aumento na importação dos produtos derivados da Oliveira, sendo este de 169% em cinco (5) anos e no consumo de azeitona, de 150g em 2005 para 350g por pessoa em 2015.

O professor também destacou que o Rio Grande do Sul possui boas condições para o cultivo de Oliveira, dando-se destaque ao clima ideal e o índice pluviométrico da região. Além disso, Costa também falou sobre o manejo de solo e a colheita da oliveira.

Ao final, o seminário possibilitou aos presentes um aprimoramento no conhecimento sobre as culturas de Uva e Oliveira, além de um ter sido um espaço para dúvidas e curiosidades a respeito do assunto.

comments

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.